Gêneros textuais: veja os tipos de gêneros textuais e prepare-se para os concursos!

Preparamos esse artigo especial para que você possa entender o que são gêneros textuais e quais são seus tipos. Confira!

Avatar


15 de junho1 min. de leitura

O conhecimento da língua portuguesa, por ser a nossa língua materna, é essencial para diversos âmbitos da vida em sociedade. Por isso, ao prestar um concurso público, por exemplo, você verá que grande parte da prova é composta por questões relacionadas a ela, envolvendo assuntos como os gêneros textuais, geralmente com um peso maior que as demais disciplinas, ou seja, ao obter uma boa pontuação nessas questões, sua colocação acaba subindo consideravelmente.

Além de dominar ortografia, o conhecimento acerca dos gêneros textuais se faz mais do que necessário para conseguir uma vaga no concurso público que você tanto almeja.

O que são gêneros textuais?

Os gêneros textuais estão expressos em uma função social específica, ou seja, eles expressam algumas ações que acontecem em nosso cotidiano durante o processo de comunicação e, dessa maneira, significam uma intenção comunicativa entre os falantes.

Tipos de gêneros textuais

Os tipos de gêneros textuais que podem ser estudados são o narrativo, responsável por narrar os fatos em uma ordem específica, de maneira descritiva, sendo rico em adjetivos e expressões cheias de detalhamento; o dissertativo-argumentativo, no qual é necessário se posicionar e apresentar fatos; o expositivo, no qual você precisa expor alguma informação de maneira mais direta; e o injuntivo, no qual você dá ordens.

Todos os gêneros textuais merecem atenção, principalmente porque podem surgir em provas de concurso para serem identificados dentro de algum texto específico. Portanto, temos como exemplo de cada um desses gêneros textuais:

  • Narrativo: contos de fadas.
  • Descritivo: resumos.
  • Dissertativo-argumentativo: redação do Enem.
  • Expositivo: notícia do jornal.
  • Injuntivo: bula do remédio.

Agora que você tem em mãos um conteúdo introdutório sobre os gêneros textuais, fica muito mais fácil entender sobre como eles podem aparecer nas provas de concurso. Por isso, fique atento a todos os detalhes para não perder nenhuma questão.

Se você quer dicas para concurso e português para concurso, ou saber sobre os concursos 2020 e os concursos abertos, conheça a plataforma do Gran Cursos Online.

Avatar


15 de junho1 min. de leitura