Pós-graduação para dar aula no ensino médio: entenda!

Tire as principais dúvidas sobre fazer uma pós-graduação para dar aula no ensino médio

Avatar


15 de Maio4 min. de leitura

Você tem vontade de ser professor? Fazer uma pós-graduação para dar aula no ensino médio pode ser uma opção. Dar aula na educação básica é uma excelente oportunidade, afinal, as oportunidades no ensino privado e, principalmente no setor público são muitas. Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo indice:

Como dar aula para ensino médio?

Existem diversas formas de ingressar na carreira docente e tudo depende do nível que você deseja atuar. Existem vários tipos de pós-graduação para dar aula no ensino médio, mas só isso pode não bastar.

Quem busca dar aula para o ensino médio, o caminho mais comum é fazer um curso superior do tipo licenciatura. Você deve buscar uma graduação em alguma das áreas que são oferecidas no currículo das escolas.

Todavia, existem algumas situações, principalmente no ensino básico privado, que permitem que profissionais de algumas áreas relacionadas possam ministrar aulas para o ensino médio. Ou seja, profissionais que sejam graduados em cursos de exatas que podem dar aula de matemática, profissionais de ciências biológicas que podem das aulas de biologia ou química e assim por diante.

Confira as principais disciplinas ofertadas no ensino médio:

  • Artes
  • Biologia
  • Sociologia
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Informática
  • Letras (língua estrangeira ou português)
  • Matemática
  • Música
  • Química

Dessa forma, o ideal é que a pessoa procure se especializar na carreira docente através de experiências profissionais (voluntárias ou não), cursos livres ou algum tipo de pós-graduação para dar aula no ensino médio.

Quem tem pós-graduação pode dar aula no ensino médio?

Depende. Se você já é graduado em um curso de licenciatura pode dar aula para diversos níveis do ensino básico. Uma pós-graduação para dar aula no ensino médio será uma complementação dos seus conhecimentos teóricos, técnicos e práticos.

Todavia, se você é graduado em um curso de bacharelado ou tecnológico não pode dar aula no ensino médio mesmo com pós-graduação. Todavia, nem tudo está perdido e existe uma outra opção: a complementação pedagógica.

Trata-se de um tipo de formação que não é uma pós-graduação para dar aula no ensino médio, mas uma formação que visa instruir os profissionais bacharéis e tecnólogos sobre práticas docentes. Essa regra é estabelecida pela Resolução CNE/CEB Nº 02/97:

Art. 1º – A formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, será feita em cursos regulares de licenciatura, em cursos regulares para portadores de diplomas de educação superior e, bem assim, em programas especiais de formação pedagógica estabelecidos por esta Resolução.

A resolução também determina que esses cursos deverão possuir uma carga horária mínima de 540 horas, sendo 300 horas de atividades práticas. Além disso, os cursos também precisam respeitar tópicos sobre escola, currículo e docência em diferentes aspectos da relação entre escola, docente e alunos.

Quem pode dar aula para o ensino médio?

Em resumo, quem pode dar aula no ensino médio são profissionais graduados em cursos de licenciatura ou portadores de diplomas em geral que completem algum tipo regular de programa especial de formação pedagógica.

É importante lembrar que no caso da complementação pedagógica, o curso bacharelado ou tecnológico precisa estar relacionado a alguma área do currículo básico do ensino médio.

Dessa forma, quem tem pós-graduação para dar aula no ensino médio precisa também estar de acordo com as regras estabelecidas pela Resolução CNE/CEB Nº 02/97.

Licenciatura pode dar aula no ensino médio?

Sim, em geral os profissionais graduados em licenciatura são habilitados para dar aula no ensino médio e fundamental.

De acordo com a Lei 12.014 e a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, às regras para dar aula no ensino médio são as mesmas que para o ensino fundamental II: o profissional deve possuir diploma de graduação de licenciatura.

Além disso, muitos profissionais buscam algum tipo de pós-graduação para dar aula no ensino médio como uma forma de complementar sua formação.

A partir de qual semestre de licenciatura posso dar aula?

Em geral, o aluno só está apto a dar aulas no ensino médio ou básico em geral depois que se forma. Antes de se formar, o estudante pode apenas realizar prática docente sob supervisão, ou seja, estágios. Cada instituição tem as suas próprias orientações: aqui na Gran Faculdade costuma ocorrer a partir do segundo ano de graduação.

Pedagogia pode dar aula no ensino médio?

Sim, desde que seja para os chamados cursos de magistério, também conhecidos como formação de professores ou curso normal. Tratam-se de cursos de nível médio-técnico, que habilitam os estudantes a ministrarem atividades docentes na educação infantil e alfabetização.

Como é um currículo misto, ensino médio e técnico em docência, as disciplinas se misturam no currículo. Ou seja, são ofertadas matérias do currículo regular e outras relacionadas à docência.

Dessa forma, pedagogos podem dar aula no ensino médio desde que sejam desse tipo. É comum que, nesses casos, os pedagogos procurem uma pós-graduação para dar aula no ensino médio. Afinal, os alunos do ensino médio precisam aprender de forma específica sobre a parte de ensino com profissionais da área.

Bacharel pode dar aula no ensino médio?

Sim, desde que faça um curso de complementação pedagógica conforme orienta a legislação. É preciso que a área de formação do bacharel esteja alinhada com o currículo básico do ensino médio e que o profissional cumpra o período formativo pedagógico complementar. Ou seja, apenas uma pós-graduação para dar aula no ensino médio não basta.

Assim como profissionais graduados em cursos de bacharelado, também é preciso que o curso tecnológico esteja alinhado com as disciplinas do ensino básico e que o profissional faça um curso de complementação pedagógica. Aqui também fazer apenas uma pós-graduação para dar aula no ensino médio não basta para dar aula.

Conheça os cursos da área de educação da Gran Faculdade!

Aqui na Gran Faculdade você pode encontrar uma série de cursos de pós-graduação para dar aula no ensino médio. São especializações 100% EAD que te ajudam a se preparar para a sala de aula enquanto você realiza o curso de complementação pedagógica. Veja:

Pós-graduação em Orientação Educacional

O curso de Orientação Educacional prepara o educador para os desafios da profissão, apresentando uma visão ampla da área, abordando teoria e prática, assim o profissional terá a melhor qualificação.

Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

O objetivo da Pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar é formar profissionais da educação para atuação nos diversos estabelecimentos de ensino da educação básica. A preparação em nível de graduação dos profissionais de educação é focada no desenvolvimento integral do estudante a partir de concepções pedagógicas.

Pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

O objetivo da Pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é formar professores/gestores especialistas para atuação na educação especial na perspectiva inclusiva.

Pós-graduação em Gestão Escolar

O curso de Pós-graduação em Gestão Escolar visa formar gestores escolares para atuação nos diversos estabelecimentos de ensino da educação básica. O aluno será capacitado para conhecer a legislação pertinente a atuação escolar.

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


15 de Maio4 min. de leitura