Técnicas de negociação: quais as melhores e como usar?

Conheça técnicas de negociação para melhorar sua vida pessoal e profissional!

Avatar


4 de Abril4 min. de leitura

Seja para organizar finanças, para ter melhores relacionamentos, conquistar objetivos ou outros fins, conhecer técnicas de negociação é uma excelente forma de se desenvolver pessoal e profissionalmente. 

Então, vamos entender melhor as principais questões e técnicas de negociação, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é negociação?

De acordo com a definição da palavra, negociação é o ato ou efeito de negociar e pode também ser uma forma de chegar a um consenso, um entendimento, uma convenção ou tratado entre partes envolvidas em um todo. 

Portanto, negociar pode incluir relações comerciais, mas engana-se quem pensa que se tornar um bom negociador só é relevante para pessoas da área econômica. 

Vale frisar que a negociação é uma forma de chegar a consensos e acordos benéficos para todas as partes envolvidas. Por isso, não é uma forma de impor sua vontade por meio das técnicas. É preciso estar disposto a ceder e de avaliar quais os pontos que são inegociáveis. 

A habilidade de negociação pode contribuir para diversas esferas da vida pessoal e profissional, como veremos ao longo deste texto. 

Técnicas de negociação: como negociar?

Pessoas que trabalham com vendas costumam usar técnicas de negociação para conquistar clientes e terem sucesso. Para isso, o passo a passo basicamente consiste em:

  1. Se estabelecer no contexto da pessoa: principalmente por meio da escuta ativa e da empatia;
  2. Oferecer soluções para os problemas da pessoa, mesmo os que ela ainda não identificou que possui;
  3. Conquistar a confiança da pessoa;
  4. Mostrar as vantagens que a pessoa recebe com aquele produto, serviço ou ação;
  5. Ser transparente e estar presente mesmo após conseguir o que quer, dessa forma, fidelizando a pessoa. 

Por exemplo, nessa onda de calor, vender uma touca de lã pode ser uma tarefa difícil, mas com técnicas de negociação, é possível:

  • Lembrar que em algum momento vai voltar a fazer frio ou até despertar na pessoa a ideia de viajar para um lugar com temperaturas amenas (afinal, ver a neve parece uma excelente ideia agora);
  • Mostrar que agora os preços estão mais baixos pela falta de demanda do mercado;
  • Demonstrar a qualidade do produto e as condições da sua venda. 

Esse é um exemplo bem simples, mas que mostra como as técnicas de negociação podem colaborar para fechar bons negócios. 

Como usar técnicas de negociação na vida pessoal e profissional?

Para quem não trabalha diretamente com vendas, técnicas de negociação também são extremamente úteis. Com elas, é possível conquistar objetivos, melhorar relações, gerenciar conflitos e conseguir melhores condições em diversas áreas. 

Além da habilidade de negociação, outras soft skills muito úteis para isso são: a comunicação (especialmente a comunicação não violenta), a escuta ativa e a empatia. 

A seguir, confira alguns exemplos de como usar técnicas de negociação na vida pessoal e profissional: 

Divisão de tarefas domésticas

A sobrecarga com tarefas domésticas é uma das principais causas de conflito familiar, por isso, aplicar técnicas de negociação pode ajudar a melhorar o dia a dia. 

  • Liste o tempo médio das atividades e a frequência que precisam ser feitas (diária, semanal, mensal, etc.);
  • Busque dividir tarefas de acordo com o que cada pessoa mais gosta de fazer (por exemplo, quando uma pessoa cozinha, a outra lava a louça);
  • Faça variações do cronograma e renegocie ajustes.

Se você odeia lavar o banheiro, mas gosta de lavar a roupa, negocie a tarefa ou a periodicidade.

Avalie também o tempo livre de cada pessoa da casa, assim é possível fazer uma divisão mais justa e ainda ganharem mais tempo de qualidade para momentos de lazer. 

Adicione recompensas se achar necessário. Se todos colaborarem ao longo do mês, que tal um almoço especial ou uma ida ao cinema? 

Criação de filhos

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, a criação de filhos também é uma das melhores situações para aplicar técnicas de negociação diariamente! 

Quando a criança não quer tomar banho, colocá-la no banho “na marra”, pode resultar em birra, estresse e choro, não é? Mas que tal negociar que no banho, a criança poderá brincar com o brinquedo X ou que ela poderá tomar um sorvete depois do almoço. 

Claro, que nem sempre isso será possível, mas pode facilitar em diversas situações, independentemente da idade dos filhos e do nível de conflito. 

Organização pessoal

Fazer negociações consigo mesmo também é uma boa ideia para um bom negociador. Afinal, dessa forma, você busca um equilíbrio entre trabalho e lazer, criando compromissos, recompensas e autogestão para suas demandas. 

Melhores relações no trabalho

Conviver com diferentes pessoas no ambiente de trabalho pode gerar vários conflitos, mas com técnicas de negociação, até mesmo a briga pela temperatura do ar condicionado podem ser solucionadas. Nesse caso: 

  • Negocie períodos de ar ligado/desligado;
  • Veja a possibilidade das pessoas que fazem mais questão do ar condicionado se sentarem mais próximas do aparelho e das que preferem manter o ar desligado se sentarem mais afastadas;
  • Busquem chegar a um meio termo em relação a temperatura: se uma pessoa quer 22º e outra 18º, que tal deixar no 20º.

Isso pode ser aplicado também a divisão de trabalho e outras questões cotidianas em prol de um melhor ambiente. 

Gestão financeira

Sim, negociar dívidas e melhores condições para comprar/vender itens também é uma excelente forma de usar técnicas de negociação para ter mais qualidade de vida. 

Curso de negociação: vale a pena?

Sim, a capacidade de negociação está entre as habilidades comportamentais mais valorizadas atualmente pelo mercado de trabalho. Por isso, vale a pena estudar mais sobre técnicas de negociação e ferramentas para seu desenvolvimento.

Além disso, como vimos no tópico anterior, a negociação pode ser utilizada em todas as esferas da vida pessoal e profissional. 

Atualmente, diversas instituições de desenvolvimento contam com curso de negociação de curta duração que podem ser feitos de forma online ou presencial, tanto gratuitos quanto pagos. 

Mas se você quer ir além do uso individual desse conhecimento, é possível estudar o tema de forma mais aprofundada e se especializar para atuar profissionalmente na área. 

Como atuar profissionalmente em negociação?

Para atuar profissionalmente com negociação é preciso aprender melhor sobre o tema e definir qual a ênfase de atuação você deseja para sua carreira. 

Na Gran Faculdade, por exemplo, algumas das graduações que podem contribuir para a utilização da negociação no mercado de trabalho incluem:

Além de diversas outras formações, especialmente em cargos de liderança, em que a negociação é uma excelente forma de gerenciar conflitos e conduzir projetos e processos. 

Bacana, não é? Se você se interessa pela área e quer fazer uma graduação ou pós-graduação EAD para se profissionalizar, conheça os cursos da Gran Faculdade e aproveite as vantagens de ser Gran! 


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


4 de Abril4 min. de leitura