Guarda Civil Municipal: veja tudo sobre a profissão

Avatar


16 de novembro3 min. de leitura

A Guarda Civil Municipal é uma instituição de enorme importância para a segurança e o bem-estar das comunidades. Visando proteger o patrimônio público e garantir a proteção dos cidadãos, os profissionais da GCM são pessoas-chave na manutenção de diversas cidades. 

Neste artigo, você poderá conhecer melhor essa profissão, as funções do cargo, setores de atuação, salários, processos seletivos e muito mais. Veja!

Qual a função do guarda-civil municipal?

A principal função do guarda-civil municipal é preservar a ordem e a segurança pública em âmbito municipal. Ou seja, no dia a dia, eles têm a responsabilidade de zelar pelo patrimônio público e carregam o poder atrelado a essa tarefa, além de garantir a segurança dos cidadãos, prevenindo e combatendo atos ilícitos.

As atividades desempenhadas variam conforme a legislação do município onde estão inseridos, mas existem alguns pontos em comum. Confira!

Policiamento preventivo

A GCM realiza patrulhas pelas ruas, praças, parques e demais locais públicos da cidade para prevenir crimes e infrações. A pé, em viaturas e em outros veículos oficiais da instituição, os guardas podem percorrer alguns pontos específicos que já são conhecidos por trazer perigos.

Atendimento a ocorrências

Entre as atribuições do guarda-civil municipal está atender e solucionar ocorrências de menor complexidade como questões de perturbação do sossego, acidentes de trânsito, conflitos entre pessoas, entre outros que perturbem o ambiente, mas não configuram cenas de crimes.

Fiscalização

Além de garantir a segurança, eles também exercem funções fiscalizatórias. São eles que conferem pontos de descumprimento de leis municipais, como o trânsito, o comércio nas ruas e barulhos em estabelecimentos.

Educação social

Parte das responsabilidades da GCM também é desempenhar um papel educativo junto à comunidade. É esse órgão que promove ações de conscientização e orientação sobre segurança, prevenção de crimes e respeito às leis.

Onde atua o guarda-civil municipal?

O guarda-civil municipal atua em cidades e municípios. Isso significa que seu trabalho está vinculado às prefeituras locais. Esses profissionais têm a responsabilidade de garantir a segurança e a ordem nas localidades em que estão patrulhando.

Os locais de atuação variam conforme a demanda de cada cidade. Podem incluir áreas urbanas, como praças, parques, prédios públicos, escolas, terminais de transporte público, entre outros espaços de interesse público.

Além disso, as áreas rurais também fazem parte do escopo de trabalho. Esse profissional fica responsável pela fiscalização e preservação de áreas naturais e do meio ambiente.

Qual o salário de um guarda-civil municipal?

Os salários dos guardas-civis municipais podem variar significativamente conforme o município, o estado e o nível hierárquico na organização. Além disso, há uma variação da carga horária, o que pode influenciar no valor da remuneração. Os benefícios, de forma geral, são atrativos para novos profissionais e alguns pontos como estabilidade no emprego e longevidade da carreira são parte do pacote.

Em geral, o salário inicial costuma ser compatível com o piso salarial estabelecido pela legislação do município e varia conforme a região do país. Por exemplo, um guarda-civil municipal em Fortaleza, CE, recebe uma média de R$ 3.152,78 ao mês.
No entanto, vale ressaltar que essas remunerações ainda possuem gratificações e adicionais como o de insalubridade, que podem alterar o valor. 

Conforme o profissional avança na carreira e adquire experiência, é possível haver progressões salariais. Gratificações extra e adicionais por risco também podem surgir, dependendo do local.

Como se tornar um guarda-civil municipal?

Para se tornar um guarda-civil municipal, é necessário atender aos requisitos estabelecidos em cada município. Entre as exigências comuns, se destacam:

  1. idade mínima de 18 anos;
  2. ensino médio completo. Alguns municípios podem solicitar cursos técnicos ou ensino superior;
  3. aptidão física. Os candidatos devem passar por testes, em que são verificadas a resistência, agilidade e capacidade de realizar esforços físicos necessários para o desempenho da função;
  4. aprovação em concurso público. A maioria dos municípios realiza concursos públicos para a Guarda Civil Municipal. Os candidatos precisam se inscrever na prova e passar por todas as etapas de avaliação.

É importante verificar os requisitos específicos do município em que você tem interesse em ingressar na Guarda Civil Municipal. Isso porque, dependendo da demanda e das características de cada lugar, pode haver diferenças em relação às exigências e etapas do processo seletivo.

Concursos da Guarda Civil Municipal

Os concursos públicos abertos para a Guarda Civil Municipal acontecem periodicamente. Esses certames oferecem vagas para a admissão de novos profissionais, sendo regidos por edital.

Os editais dos concursos são a primeira leitura essencial. Eles trazem informações sobre os requisitos eliminatórios, as etapas do processo seletivo, o conteúdo programático das provas, os critérios de avaliação, entre outros detalhes relevantes para o candidato.

Ao buscar uma vaga em um concurso, o profissional deve dedicar tempo o suficiente para os estudos. Nesse caso, é importante estudar os temas abordados nas provas, como legislação específica, noções de direito, português, matemática, conhecimentos gerais e segurança pública. 

Existem cursos preparatórios e materiais disponíveis para auxiliar nesse processo, como o do Gran Concursos, em que você encontra uma plataforma repleta de vídeo aulas e conteúdos em PDF. Com os materiais corretos e uma boa dedicação, o aluno pode conseguir o repertório necessário e ter sucesso na prova.

Conquistar uma vaga em um concurso da Guarda Civil Municipal pode abrir portas para uma carreira sólida. Além da estabilidade profissional, muitas pessoas buscam essa área por ela possibilitar a contribuição para a segurança e o bem-estar da comunidade em que estão inseridas. Se você ficou interessado em seguir com essa carreira, não deixe de conferir a nossa plataforma de cursos exclusiva!

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de novembro3 min. de leitura