Hábito de estudar: como adquirir? Veja!

Você já deve ter escutado que a constância é um dos fatores mais importantes na preparação para concursos públicos, mas como se manter constante na prática? Confira as principais dicas de como obter o hábito de estudar mais rapidamente!

Avatar


29 de Janeiro9 min. de leitura

Você já se perguntou como é que alguém consegue chegar cansado do trabalho e ainda se dedicar por quatro horas no estudo para concursos públicos? É claro que existe muita dedicação, força e resiliência neste processo, mas a maioria dessas pessoas também aprendeu, com o tempo, como desenvolver e refinar o hábito de estudar. 

Hábitos são construídos ao longo do tempo e compreendem aquelas atividades que fazemos rotineiramente. Acordar em determinado horário, ir trabalhar, fazer exercícios: tudo isso foi repetido tempo o suficiente para que o seu corpo e mente se acostumassem com a rotina.

Resumidamente, isso quer dizer que, com o tempo, o hábito de estudar também pode ser adquirido e fazer parte da sua rotina, tornando-se mais fácil de realizar. Ainda assim, também não é segredo que esse processo não acontece de um dia para o outro!

Pensando na trajetória até adquirir o hábito de estudar, trouxemos um compilado de dicas práticas de especialistas no mundo dos concursos públicos para ajudar você nessa missão. Confira!

Como adquirir o hábito de estudar: 7 dicas

Navegue pelo índice abaixo e confira  o detalhamento das principais dicas de como obter o hábito de estudar sem sofrimento!

  1. Comece devagar 
  2. Estude primeiro aquilo que você mais gosta
  3. Posicione as matérias mais fáceis primeiro
  4. Aprenda a estudar
  5. Resolva questões todos os dias
  6. Estude nos melhores horários
  7. Divida as seções de estudos em blocos menores

1.Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: comece devagar

Essa dica é importante especialmente se você está iniciando agora ou retornando aos estudos depois de muito tempo parado: não adianta definir metas extremamente ambiciosas no início da sua trajetória. Afinal, como você ainda não tem o hábito de estudar, é comum que a preparação acabe sendo mais cansativa do que você imaginava.

Como resultado, é comum não conseguir estudar todas as 5 horas programadas, por exemplo. Os efeitos negativos disso vão muito além de ficar atrasado na matéria, porque o fato de não ter cumprido a meta estabelecida pode levar você ao desânimo. E, com o tempo, você pode passar a acreditar que tudo aquilo é muito difícil e desistir.

Hábito de estudar: quantidade x qualidade

É importante manter em mente também que o estudo para concursos públicos se beneficia muito mais da constância do que efetivamente da quantidade de horas.

Se você se comprometer a estudar com qualidade no tempo que tiver disponível (mesmo que não sejam as 5 horas que seus colegas estão estudando), está caminhando para a aprovação do mesmo jeito! Seu conhecimento, afinal de contas, assim como o hábito de estudar, é construído com o tempo.

Ah! Depois de desenvolver o hábito de estudar, aumentar seu tempo de estudos para 5 horas vai se tornar bem mais fácil do que se você apenas se impuser isso de uma vez, logo no início. Por isso, se tudo que você consegue hoje em dia é 1 hora, mantenha a constância desse tempo de estudos todos os dias com qualidade e dedicação até conseguir gradativamente aumentá-lo!

Hábito de estudar: quantas horas estudar de acordo com o seu momento como concurseiro?

Veja abaixo uma tabela estimada de tempo médio de estudos que você pode utilizar para se orientar! Confira:

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

2. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: comece o dia estudando aquilo que você mais gosta

Você já ouviu dizer que a parte mais difícil de realizar uma tarefa é começar? Ainda que isso não seja 100% verdade (a dificuldade varia ao longo do dia de estudos, de acordo com o seu momento), é fato que o início de estudos costuma ser um dos mais sofridos (e postergados!) pelos concurseiros.

Quem nunca teve aquela súbita vontade de arrumar a casa, limpar o banheiro ou organizar uma gaveta de documentos deixada de lado por vários meses quando surge o horário marcado para estudar? Isso acontece porque vemos o estudo como uma atividade penosa e difícil, grande demais para realizar. Daí surge a ansiedade.

No entanto, é comum que quando você se sente para estudar, perceba que, por mais cansativa que a atividade seja, ela não é TÃO ruim assim. Por isso, a maneira como você inicia é muito importante!

Daí a importância de colocar a primeira matéria do dia como alguma que você tenha mais afinidade, sempre que possível para ajudar na criação do hábito de estudar. É claro que, se você está estudando por um ciclo de estudos, pode ser que essa tática falhe em alguns dias.

Ainda assim, caso começar os estudos esteja sendo muito penoso para você e os episódios de procrastinação aconteçam com frequência, não faz mal alterar o plano de estudos por algumas semanas até adquirir ao menos parte do hábito de estudar. Nessa nova organização, coloque a matéria que você mais gosta dentre as previstas no primeiro dia, trocando-a de lugar com outra disciplina que estava originalmente ali.

Mas fique ligado! A seleção entre matérias preferidas acontece entre as matérias programadas para a sessão de estudos do dia e não para todas! Dessa forma, você evita estudar demais determinada disciplina e ficar devendo em outras.

3. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: matérias mais fáceis primeiro

Se quando começamos a estudar estamos no ápice da nossa capacidade de concentração, será que não seria melhor colocar a matéria mais difícil primeiro? Bem, não é bem assim quando se está tentando adquirir o hábito de estudar.

Veja: criar hábitos está muito associado com sensações positivas. Caso você sempre associe seus estudos com matérias difíceis, corre um risco maior de cair nas armadilhas da procrastinação. “Isso é muito difícil e eu estou muito cansado hoje”, é uma delas!

Aos poucos, você passa a sentir que só consegue estudar se estiver 100% motivado ou concentrado e isso é um grande equívoco: nem todos os dias serão bons, mas um bom concurseiro é aquele que se dedica ao máximo em cada um deles, dentro das suas capacidades.

Dito tudo isso, para ajudar a criar o hábito de estudar para concursos, busque começar sempre com uma disciplina mais fácil. Você pode ver esse momento como um “aquecimento de motores”.

Depois disso, você pode utilizar a ordem “Difícil/Média/Fácil” para as próximas disciplinas. Afinal, na segunda disciplina você já venceu a resistência de estudar, na terceira é o meio termo de concentração e na última você estará mais cansado, necessitando de mais esforço para se concentrar.

4. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: aprenda a estudar

Estudar é mais complicado do que parece. Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, um bom estudo não consiste apenas de longas horas lendo PDFs ou assistindo videoaulas. O bom estudo diversifica técnicas e alterna momentos de aprendizado passivo e ativo, favorecendo a assimilação das informações.

Concentrar-se em uma única atividade não é uma atividade normal para o cérebro humano: a tendência do nosso corpo é distribuir essa atenção por uma série de estímulos que recebemos durante o dia. Por isso, a criação do hábito de estudar é tão importante.

Quando insistimos nessa concentração focada, começamos a nos cansar. Como resultado, surgem os momentos em que a atenção “escapa”. Se você já teve que ler a mesma linha mais de uma vez por só ter realizado a ação de maneira mecânica, sabe do que estamos falando.

É ainda mais fácil que a atenção nos fuja quando nos dedicamos a atividades passivas. Afinal, estamos só escutando ou lendo. Agora, quando associamos essas atividades a outras ações: como escrever, resumir, resumir questões e elaborar esquemas, nossa atenção é constantemente renovada.

Hábito de estudar: como diversificar os estudos?

Por todas as razões apresentadas,  você já deve ter ouvido falar sobre a importância de resumos, anotações, mapas mentais, esquemas, acrônimos, flashcards e questões no estudo para concursos públicos. No entanto, nem TODOS esses recursos precisam estar presentes nas suas sessões de estudo, todos os dias e ao mesmo tempo: boa parte de aprender a estudar e adquirir o hábito de estudar inclui conhecer a si mesmo e compreender o que funciona e não funciona para você.

Tem gente, por exemplo, que detesta resumos e prefere fazer mapas mentais. Outros, produzem muito com os flashcards. Estar aberto para experimentar diferentes técnicas faz parte da experiência de aprender!

Os especialistas em concursos públicos afirma que o  bom estudo é aquele composto pela leitura do Material Base, que por sua vez, resultará na produção simultânea do Material de Revisão (pelas anotações feitas enquanto você assiste videoaulas ou lê PDFS, por exemplo).

Depois disso, vem o exercício do que foi aprendido pela resolução de questões. No último passo, os erros são avaliados (assim como o percentual de acerto) e você poderá trabalhar nas principais dúvidas sobre o tema!

Aprender a estudar também vai aumentar o seu gosto pela atividade. Assim, o hábito de estudar é mais facilmente adquirido e mantido ao longo do tempo!

5. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: resolva questões todos os dias

Lembra que comentamos que nem todos os métodos de estudo precisam estar presentes todos os dias nas suas sessões de estudos? Pois é, a resolução de questões é uma exceção para essa regra.

A razão para isso é bem simples: você está se preparando para uma avaliação cuja a base principal são questões objetivas. Logo, é sempre importante “guiar” os seus estudos teóricos e acostumar-se com a maneira como os conteúdos são cobrados. Dessa forma, você também adquire o hábito de estudar com foco em questões, o que ajuda na sua velocidade, confiança, assimilação de conhecimentos e análise de resultados.

As questões de concurso também podem auxiliar na obtenção do hábito de estudar pois são uma atividade mais dinâmica do que apenas ler PDFS ou assistir a videoaulas. Além disso, você pode se desafiar a aumentar percentuais de acertos, trazendo um aspecto de competição/jogo para sua preparação, que tal?

Onde resolver questões gratuitas?

No Gran Questões você encontra mais de 2 milhões de questões gratuitas para auxiliar nos seus estudos para concursos públicos, OAB, CFC e Residências Multiprofissionais. Com a praticidade da plataforma, fica mais fácil desenvolver o hábito de estudar com foco em questões! Contando com um sistema de filtragem inteligente, você encontra o que está procurando com mais facilidade e ainda pode acessar gabaritos comentados por professores do Gran, favorecendo ainda mais o aprendizado.

Pelos painéis de desempenho também é mais fácil acompanhar a sua evolução de erros e acertos ao longo do tempo. As questões de concurso  podem ser organizadas em simulados personalizados e você pode acessar provas anteriormente aplicadas para diversas seleções!  Para acessar todos esses recursos, basta fazer o seu cadastro gratuito na plataforma!

Comece a resolver questões com o Gran Questões! 

6. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: estude nos seus melhores horários

Algumas pessoas se sentem mais produtivas de manhã, outras de noite. Conhecer essas particularidades sobre si mesmo pode ajudar você a posicionar os estudos no momento mais adequado dentro da sua rotina. Como resultado, você sentirá mais facilidade de realizar a tarefa e o hábito de estudar poderá se solidificar de maneira mais natural.

Caso você não tenha preferência de horário, os especialistas sugerem que um dos melhores períodos para estudar é de manhã, logo depois de acordar. Afinal, esse é o momento em que geralmente apresentamos o ápice da nossa atenção natural.

Para aproveitar esse período no hábito de estudar, algumas pessoas acordam uma ou duas horas mais cedo antes do trabalho ou compromissos e encaixam os estudos como a primeira atividade do dia. No entanto, caso você só consiga (ou queira!) estudar a noite, está tudo bem também.

Sempre que possível, manter os estudos nos mesmos horários vai ajudar na construção do hábito de estudar. Afinal, essas atividades são naturalmente caracterizadas pela sua repetição cotidiana, sob circunstâncias iguais ou muito parecidas.

7. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: divida suas sessões de estudos em blocos menores

Nem sempre estudar 4 horas seguidas é um bom negócio, especialmente se você não tem o hábito de estudar. Afinal de contas, a tarefa pode parecer longa demais, especialmente depois de ter começado.

No entanto, quando você divide seus sessões de estudo em blocos ao longo do dia, essa impressão pode acabar se dissolvendo. Afinal, você terá realizado pausas e recomeçado seu ciclo de atenção, produzindo mais.

Como adquirir o hábito de estudar: o segredo está em não desistir!

Por fim, a última das dicas pode soar um tanto óbvia, mas é uma das mais importantes: não desista.

É comum começar a estudar com 100% de motivação, ir perdendo esse sentimento com o passar do tempo e deixar os estudos cada vez mais para 2° plano. Exatamente por isso, você não pode depender da motivação e sim apostar no hábito de estudar.

Existirão dias difíceis, dias em que você sente que não está aprendendo nada, dias em que parece que todo o esforço está sendo em vão: acredite, não está. Se você continuar se dedicando, uma hora desenvolverá o hábito de estudar e será capaz de colher os frutos dos seus esforços com a aprovação!

Afinal, só não é aprovado quem desiste! Força, concurseiro! Conte com o Gran nessa caminhada para a sua mudança definitiva de vida!

Assinatura Ilimitada: garanta a preparação completa para concursos públicos!

Aqui no Gran, você pode conferir ferramentas capazes de auxiliar você a se organizar e desenvolver o hábito de estudar mais facilmente. Uma delas é o Gerenciador de Estudos, capaz de registrar o seu progresso, organizá-lo em painéis e cronometrar as suas horas líquidas.

Além disso, quem estuda com o auxílio da Assinatura Ilimitada, também pode conferir:

:caixa_de_entrada: Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações: Banco com mais de 2,7 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança: Legislação em Destaque;
:robô_cabeça: Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi: Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada: Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita:Garantia de atualização pós-edital;
:computador:Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro: Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2: Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido: Entre outros.

Por tempo limitado, você poderá garantir a sua com DESCONTOS IMPERDÍVEIS! Não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar o seu sonho de aprovação uma realidade!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!

Como adquirir o hábito de estudar: dicas com o especialista

Ao longo do conteúdo, você pôde conferir uma série de dicas sobre como adquirir o hábito de estudar. Saiba mais abaixo sobre o tema com o professor Alexandre Meirelles!

Sistema GRAN de Ensino: confira todas as razões para estudar com o Gran!

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las.  É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


29 de Janeiro9 min. de leitura