Horário de estudo: qual é o melhor jeito de aproveitar seu tempo?

Avatar


08 de maio3 min. de leitura

Horário de estudo

Para conquistar o tão sonhado objetivo de passar naquele concurso público que você almeja, não tem muito segredo, se dedicar aos estudos é o principal método para chegar lá. O importante é saber aproveitar o seu tempo da melhor forma. Por isso, definir um horário de estudo é essencial para um bom resultado.

Para lhe ajudar com isso, separamos algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira. O mais importante é saber dosar a quantidade de estudo com o descanso e o lazer. As necessidades do nosso corpo precisam ser respeitadas. Por isso, também vale preparar uma tabela de estudos variando os horários com os seus afazeres sem esquecer do descanso.

Muitos podem assimilar rotina a algo ruim. Mas quando se trata de estudos, a rotina se torna a sua principal aliada. Manter uma certa disciplina e um compromisso consigo mesmo é o melhor caminho para atingir o resultado que você tanto deseja.

Como fazer um cronograma de estudos

O primeiro passo a ser dado para montar a sua agenda de estudos é saber exatamente quanto tempo você tem disponível no dia a dia. Isso vai variar muito de pessoa para pessoa, pois algumas apenas estudam e outras ainda também trabalham. Aquelas que se encaixam no primeiro caso devem estipular um horário de estudo entre seis e oito horas por dia. Já as do segundo caso precisam entender que o tempo que sobra no dia é muito valioso e, por isso, merece uma atenção ainda maior.

Quadro de estudos

O quadro de estudos é uma forma bem interessante para você se organizar. O melhor é montá-la com intervalos de tempo de uma hora, pois facilita bastante o processo de encaixar os seus afazeres. Coloque desde o momento em que você acorda até quando vai dormir. Deixe bem estipulado quais serão as matérias que irá estudar em cada dia.

No topo deste quadro, deixe em evidência qual é o seu objetivo, ou seja, em qual concurso deseja passar. Escreva em caixa alta e com uma letra maior que as demais, pois isso acaba te motivando sempre que for conferir qual é a sua próxima tarefa. Mantenha o foco sempre. Dessa maneira, aquele objetivo escrito se tornará uma conquista realizada.

Lembre-se de deixar alguns espaços no quadro para o lazer e também para a prática de atividades físicas. Estudar por horas prolongadas causa desgaste e será prejudicial a você. Reserve algumas horas durante a semana para fazer o que gosta e se exercitar bastante, o que contribui muito para melhorar o seu rendimento.

Tenha um lugar de estudo

Escolher um lugar para ser o seu “cantinho” é muito importante e influencia no momento de estudar. Esqueça a cama e também o sofá. Escolha um lugar que você se sinta confortável, ou seja, quieto, bem arejado e também iluminado o suficiente. Deixe o seu quadro de estudos neste ambiente para que tenha contato com ele todos os dias. Crie o hábito de sempre estudar neste mesmo local, dessa forma, será possível fortalecer ainda mais a sua disciplina.

Noites de sono

Estar sempre descansado é algo que ajuda muito no momento de estudar. Mas aí vai uma dica: temos organismos diferentes uns dos outros. Enquanto algumas pessoas precisam de oito horas de sono, outras se sentem bem com apenas seis ou até cinco horas por noite. Tente diminuir em meia hora o quanto costuma dormir por noite. Caso você crie esse hábito e se sinta bem fazendo, você ganhou duas horas e meia de estudo por dia (isso contando de segunda a sexta). Mas se essa meia hora fizer falta, volte ao normal e enquadre o seu cronograma a isso.

Saiba lidar com os imprevistos

Imprevistos acontecem, por isso, saiba lidar com eles. Não se desespere se algum acontecimento repentino, seja ele qual for, atrapalhar o seu cronograma. Caso isso aconteça, reformule a defasagem da maneira que for mais conveniente. Se os seus dias não costumam seguir um padrão, leve em consideração se organizar de uma outra maneira. Ao invés de montar um calendário de estudos diário, opte pelo seguinte: estipule uma quantidade de matéria que você deve estudar por semana, assim, fica mais fácil montar o seu cronograma.

Como montar um plano de estudo: com disciplina, tudo é possível

Manter uma rotina bem organizada é de extremo valor quando o assunto é estudar para passar em um concurso público, mas sem disciplina tudo isso é em vão. Tenha a consciência de que o seu sucesso só depende do seu esforço. Por isso, monte o seu plano de ação e o cumpra da melhor maneira possível. Acorde todos os dias determinado em atingir o objetivo imposto por você mesmo.

O Gran Cursos Online pode lhe ajudar neste cotidiano de aprendizado. Você pode incluir em seu cronograma estudar as questões de concurso das edições passadas da prova que você deseja fazer diretamente pelo nosso site. Além disso, pode adquirir o curso para concurso, o qual é preparado por especialistas, que montam os módulos se baseando nos temas mais abordados no concurso em questão. No Gran Cursos Online, você investe no seu sucesso.

Avatar


08 de maio3 min. de leitura