IBGE registra 13,1 milhões de desempregados em todo o País

É o maior índice de desocupação desde 2012, ano de início de aplicação da pesquisa nacional

Avatar


01 de outubro1 min. de leitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou, no dia 30 de setembro de 2020, dados sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Brasil atinge um marco. São 13,1 milhões de pessoas desempregadas.

A taxa de desocupação entre os meses de maio a julho é a maior registrada desde 2012 – início da contagem pelo IBGE, alcançando índice de 13,8%. Considerando o trimestre de fevereiro a abril, houve um aumento considerável de 1,2 ponto percentual. Nesse período anterior, o índice foi de 12,6%.

Outro dado importante é da população ocupada. Houve um recuo significativo de 8,1% também relacionado ao trimestre anterior, ou seja, menos de 7,2 milhões de pessoas, totalizando atualmente 82 milhões de profissionais em exercício.

Além disso, o número de trabalhadores domésticos (atualmente é de 4,6 milhões de pessoas) é o menor da série, caindo 16,8%. Ou seja, menos 931 mil pessoas comparado com o trimestre anterior e menos 1,7 milhão de pessoas frente ao mesmo trimestre de 2019.

Já os autônomos que são aqueles que trabalham por conta própria (21,4 milhões de pessoas) teve menos 2,0 milhões de profissionais, queda de 8,4% frente ao trimestre móvel anterior.

A categoria dos empregados no setor público (12,1 milhões de pessoas), que inclui servidores estatutários e militares, ficou estável frente ao trimestre anterior e aumentou 3,5% (mais 405 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre de 2019. É uma visão otimista para os concursandos.

O período foi marcado principalmente pelos impactos ocasionados das medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia, refletindo no emprego formal e informal. Veja abaixo os principais dados de maio a julho de 2020 divulgados pelo IBGE.

PNAD continua - dados do IBGE

*Texto com informações da Agência de Notícias do IBGE

Cursos para concursos

Se você está insatisfeito com a iniciativa privada ou desempregado e deseja conquistar a estabilidade, inicie sua jornada rumo à aprovação em concurso público e tenha um cargo público para chamar de seu. Nós, do Gran Cursos Online, te ajudamos em toda a sua preparação: do planejamento dos estudos até o resultado final da seleção. Conheça os cursos online e a Assinatura Ilimitada!

Materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse aqui a página exclusiva e conheça:

  • E-books
  • Apostilas
  • Guias de estudos
  • Editais verticalizados e muito mais!

Confira as oportunidades

Avatar


01 de outubro1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso ibge edital IBGE ibge