Lógica de Programação: Variáveis e Constantes

Vamos estudar o que são variáveis e constantes e a diferença entre elas.

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Fala, meus consagrados! Tudo beleza com vocês?

Vamos estudar o que são variáveis e constantes e a diferença entre elas.

Teoria

Tanto as variáveis quanto as constantes são recipientes (endereços de memória) que armazenam informações de um determinado tipo, para que seja possível a manipulação delas pelos programas.

As informações contidas nas variáveis podem ser modificadas no decorrer do programa, enquanto as informações relacionadas a constantes não podem.

Faremos uma analogia entre variáveis e constantes com garagens de carros:

  • Os dados são os carros;
  • Tanto as variáveis quanto as constantes são as garagens:
    • As variáveis são garagens com rotatividade de carros de mesma marca e de mesmo modelo, mas nem sempre teremos o mesmo carro estacionado;
    • As constantes, por sua vez, são garagens de carros de um colecionador, onde cada garagem recebe um carro de mesma marca e de mesmo modelo: uma vez um carro estacionado na garagem, ele não sai mais;
  • O nome das variáveis e das constantes é a identificação das garagens;
  • O tipo das variáveis e das constantes define qual a marca e qual o modelo de carros as garagens podem receber.

Se definirmos que nossas garagens caibam apenas carros do tipo Fiat Uno, para nossa tristeza, não poderemos estacionar uma Dodge Ram. Definimos o tipo da garagem para receber modelo de carro de pequeno porte e não um modelo de carro maior. Seria como tentarmos atribuir um valor de ponto flutuante (Dodge Ram) para uma variável (garagem) do tipo int (Fiat Uno).

Para declaração de variáveis e constantes, temos a seguinte sintaxe:

var
    <variável 1>[, <variável 2>, ...]: <tipo 1>;
    <variável 3>[, <variável 4>, ...]: <tipo 2>;
const
    <constante 1> = <valor 1>;
    <constante 2> = <valor 2>;
    <constante N> = <valor N>;

Importante: o tipo de uma constante é definido pelo tipo do valor atribuído a ela.

Muitas linguagens de programação utilizam algumas regras para nomes de variáveis e constantes, entre elas, podemos citar:

Os nomes das variáveis e constantes podem iniciar com letras (a-z A-Z) e sublinhado (_). Para a grande maioria das linguagens, os nomes de variáveis e constantes não podem iniciar com números (0-9).

E esses nomes podem ter, como demais caracteres:

  • Letras (a-z A-Z);
  • Números (0-9); e
  • Sublinhado (_).

Esses nomes não podem:

  • Ter nomes de palavras reservadas;
    • Que são comandos de uma linguagem de programação específica; e
  • Possuir espaços em branco.

Pontos importantes:

  • Para identificação de constantes, usam-se letras maiúsculas, por convenção; e
  • Para algoritmos, a escolha de letras maiúsculas ou minúsculas para nomes de variáveis é indiferente.

Como exemplo de algoritmo, temos o seguinte:

Algoritmo somaDoisNumerosInteiros;
var
    num1, num2, total: inteiro;
início
    escreva(“Digite o valor do número 1: ”);
    leia(num1);
    escreva(“Digite o valor do número 2: ”);
    leia(num2);
    total := num1 + num2;
    escreva(“A soma dos dois números é ”, total);
fim

Questões de concursos

[VUNESP 2013 CTA – Técnico em Informática] Em linguagem de programação, uma variável é:

[A] o resultado de uma expressão aritmética.
[B] o nome dado às informações salvas no disco.
[C] um número, uma letra ou um ponto-flutuante.
[D] uma posição de memória identificada.
[E] uma palavra especial utilizada pela linguagem para identificar suas instruções de controle

Comentários:

Tanto as variáveis quanto as constantes são recipientes (endereços de memória) que armazenam informações de um determinado tipo, para que seja possível a manipulação delas pelos programas.

Então a letra d é o nosso gabarito: uma variável uma posição de memória identificada.

Gabarito: letra D.

Então é isso!
[]s e até a próxima!
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Professor Rogerão Araújo

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