Minha história de aprovação no TAF da PC-DF: os erros e acertos que você precisa conhecer – Parte 2

Por
5 min. de leitura

Quem estuda para as carreiras policiais sabe que existe um grande desafio físico, além do intelectual. Estou falando do Teste de Aptidão Física (TAF).

Nos últimos dias, eu tive a agradável experiência de realizar uma prova de TAF e ser aprovada nela. Foi o TAF de Agente da PC-DF.

Eu te contei, em outra oportunidade, quais foram os meus erros. Hoje, quero detalhar os meus acertos e te contar o quão emocionante esse dia foi para mim.

O primeiro ponto favorável para minha aprovação no TAF da PC-DF, apesar do meu grande erro, é que eu não comecei a ir para academia só por causa do TAF.

Pelo contrário! Há anos eu fazia treinos em academia, dava uma pausa e voltava. Quero te mostrar com isso que, apesar das pausas nas atividades físicas que eu fiz na vida, eu nunca fui completamente sedentária. Desde criança, eu sempre fazia algum esporte por, pelo menos, 3 a 4 meses no ano. Com certeza esse contato com atividade física permitiu que meu corpo tivesse uma certa memória muscular e flexibilidade que favoreceram minha aprovação no TAF.

Caso a sua realidade seja muito diferente disso, com um sedentarismo de décadas, com certeza o seu treino para o TAF precisará começar com a maior urgência possível.

Aliás, esse é um fator que considero relevante inclusive para a qualidade do seu estudo. Para mim, ficou muito nítido como a qualidade do meu estudo aumentou por conta da prática regular de atividade física, que começou após eu decidir me tornar policial.

E isso não é apenas uma experiência minha ou achismo. Isso é um fato científico, que aponta como um dos benefícios da atividade física a melhora na concentração e na capacidade de memorização. Isso acontece porque, com a prática regular de atividade física, hormônios benéficos são liberados no organismo, como a endorfina e serotonina, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação. Esses hormônios facilitarão, por si só a memória e a concentração, além de reduzir os níveis hormônios maléficos, como os do estresse. Vale dizer que os hormônios do estresse atuam reprimindo a área do cérebro referente à memória. Por isso, é comum vermos pessoas estressadas esquecendo de tudo. E, com certeza, não é isso que eu desejo para você, meu querido concurseiro. Por isso, faça atividade física.

Outro ponto de acerto que eu tive na minha preparação para o TAF – e que fez toda a diferença na conquista da minha aprovação, foi reconhecer que eu precisava de ajuda, de orientação especializada. Foi então que saí em busca de um profissional que conseguisse, em pouco tempo, me colocar em um nível suficiente para bater os índices, além de executar os movimentos com a qualidade exigida pelo edital. E tudo isso sem me lesionar.

Observe que eu determinei quatro critérios claros: não me lesionar, bater os índices, ter qualidade na execução, conseguir em pouco tempo.

Não sei se para você é tão óbvio, mas, para mim, era óbvio que eu não conseguiria cumprir esses quatro critérios treinando 100% sozinha e em tempo suficiente até a prova. A chance de eu errar o volume de treino para mais e me lesionar era enorme. Ou, de forma oposta, eu poderia treinar de menos e não alcançar os índices. Ou, ainda, eu poderia até alcançar os índices sem me machucar, mas não teria como garantir a qualidade da minha execução.

Sei de muitos colegas que treinaram sozinhos e conseguiram passar no TAF, mas o que todos eles tinham em comum – e eu não tinha – era que eles já estavam treinando com constância há muito tempo.

Eu não. Eu voltei a treinar para o TAF de verdade exatamente no dia em que a banca examinadora divulgou a data (13 de junho de 2022). Faltavam 40 dias apenas. Logo, eu realmente não poderia me dar o luxo de falhar em nenhum dos quatro critérios.

Foi aí que eu tive a brilhante ideia de contratar um treinador especializado em TAF. Eu decidi ter um mentor. Eu acreditei que aquele mentor iria me ajudar a equilibrar meus quatro critérios e conquistar a aprovação. Eu acreditei que a experiência profissional dele iria me direcionar com o rumo certo, as execuções corretas, o volume correto de treino e, claro, o suporte emocional.

Essa foi a melhor escolha que eu fiz. Não me arrependo. E faria de novo. Peguei indicações e cheguei a um profissional muito comprometido, PC-DF e educador físico. Foram apenas 5 treinos presenciais, que fizeram tooooda a diferença na minha preparação.

O dia da prova? Foi emocionante.

Eu comecei o dia agradecendo muito a Deus, porque esse dia finalmente tinha chegado. Demorou tanto… A prova teve tantas suspensões, mas ufa! Que alívio por esse dia ter chegado. Bora pro TAF! Eu estava, de fato, muito animada. Cheguei no local de prova 10 minutos após o meu planejamento. Já fiquei um pouco tensa. Logo encontrei uma colega de turma do mesmo mentor e fomos nos acalmando. Eu sabia que eu daria conta de bater todos os índices. Barra: Nota máxima, 35 segundos. Abdominal: Nota máxima, 31 repetições. Meio sugado: Nota Máxima, 21 repetições. Para mim, esses resultados foram incríveis, pois, no meu planejamento, eu deveria fazer o máximo na barra e o mínimo nas outras. A animação e a adrenalina estavam tãããão grandes que eu consegui bater todos os máximos, sem esforço e com sobra de tempo ainda. Para mim, isso foi ainda mais empolgante. A cada teste, minha autoconfiança crescia e eu estava muito feliz. Ainda aproveitei as pausas entre um exercício e outro e conheci as histórias de outros candidatos: pessoas maravilhosas, todo mundo com a energia lá em cima, uns torcendo pelos outros. Até os avaliadores foram muito tranquilos e nos acalmaram e animaram, chamavam a gente de policiais, todo mundo gente boa! Não estavam lá como carrascos para reprovar ninguém (ainda assim tiveram 2 ou 3 reprovados na minha bateria, então cuidado!). Depois foi a vez do shuttle run, quase o máximo, 12 segundos. E, por fim, a corrida. A pista era linda, emborrachada. Eu estava com um tênis ótimo (que troquei por orientação do meu mentor, para parar de sentir dor no joelho). Era só correr, controlar o tempo e correr pro abraço. Primeira volta. Durante a minha corrida, eu conseguia ouvir o meu mentor gritando lá do portão: “Vai, Lacerda. Tá no tempo!”. E ouvia a coisa mais linda da minha vida (meu filho Miguel, de 5 anos) gritando: “Aceleeeeeera, mamãe!”. A cada volta, eles gritavam <3. Ah, geeeente! Essa foi a torcida mais gostosa da minha vida toda. Eu sabia que, se Miguel estava lá gritando, é porque meu pai e minha mãe estavam lá também, e meu mentor estava com eles. Todos os 4 torcendo muito por mim. Isso foi tão feliz e me deu um gás. Segunda Volta. Enquanto eu corria, passava um filme na minha cabeça, de tudo o que eu passei para chegar naquele dia, de tudo o que mudou dentro e fora de mim para chegar nessa corrida. Terceira volta. Só mais um pouco. Já passou da metade. E os gritos da minha torcida me energizavam. Eu estava tão submersa na minha mente e no que eu ouvia que eu neeeeeem vi alguém me passar, neeeem vi quando eu ultrapassei alguém. Quarta volta. Não vi nada. Só corria e pensava que finalmente esse dia chegou. Quinta Volta. E pronto! Acabaram as 5 voltas. Com 11 minutos e 30 segundos. Segui andando até o apito tocar. Finalizei a prova de 12 minutos com 2.110m e me emocionei com a vitória e com esse capítulo da minha história. Só queria terminar a prova e ir correndo abraçar a minha torcida querida e amada.

Espero, querido concurseiro, que esse dia também chegue para você. Será um dia e tanto para guardar na memória.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura