Morfologia: principais conceitos e exercícios para você!

Confira os principais conceitos de Morfologia e entenda a estrutura e formação de palavras!

Avatar


03 de novembro1 min. de leitura

Muitos de nós já vimos esse nome nos tempos de escola, mas talvez nunca tenhamos nos atentado realmente ao que significa a palavra e o que é morfologia. Explicaremos hoje um pouco sobre esse conceito e quais as principais classes inseridas dentro do universo morfológico das palavras, para que você possa guiar seus estudos da melhor maneira!

O que é morfologia?

Morfologia no português, a grosso modo, é o estudo das palavras e do que elas significam essencialmente. Em linguística, a morfologia estuda formação, estrutura e classificação das palavras dentro de determinadas classes.

Essas classes onde as palavras se inserem são dez no total. Entre elas, estão os substantivos, os adjetivos, os artigos e outros que citaremos mais à frente.

Morfologia: estrutura e formação de palavras

As palavras, como as conhecemos, são compostas por diferentes partes, de diferentes origens, com diferentes significados. Ao unir todos esses elementos, temos uma só palavra com um só significado. Parece complexo?

As palavras são compostas basicamente por raiz, radical e afixos (prefixo e sufixo), ou seja, um elemento que dá seu significado, um elemento básico e dois elementos secundários que se juntam às palavras para formar palavras secundárias.

Veja os exemplos abaixo:

INTERNACIONAL

Na palavra acima, INTER é o prefixo, NACION é o radical e AL é o sufixo.

NOCIVO

A raiz NOC significa prejudicar (do latim). Outras palavras com a mesma raiz são: inocência, inocente, nocividade, inocentar, inócuo, etc.

As dez classes morfológicas

Todas as dez classes morfológicas, além de estrutura e formação, em que podemos enquadrar quaisquer palavras são:

1. Substantivos
2. Adjetivos
3. Artigos
4. Numeral
5. Pronome
6. Verbo
7. Advérbio
8. Preposição
9. Conjunção
10. Interjeição

Morfologia e sintaxe

Uma vez que morfologia é o estudo das palavras em sua individualidade, independentemente da frase em que estão inseridas, a sintaxe é a parte da gramática que estuda as palavras dentro das sentenças.

É importante que esses dois conceitos não sejam confundidos pelos concurseiros na hora da prova, pois as escolhas das questões podem ser pegadinhas para os desatentos. A morfologia para concursos é mais simples do que imaginamos.

Para mais português para concurso e mais informações sobre concursos abertos, fique ligado nas informações aqui no blog do Gran Cursos Online!

Avatar


03 de novembro1 min. de leitura