Olá Pessoal!
Como já estão acostumados, vamos trazer aqui nesse artigo uma dúvida comum dos nossos alunos. A dúvida em questão é sobre o modelo MPS.BR 2021. Nesse blog já fizemos uma introdução sobre algumas dúvidas e corrigimos algumas questões para melhorar o entendimento, agora vamos dar mais algumas dicas desse modelo que tem sido bastante cobrado.
Primeiro precisamos lembrar que o modelo tem vários guias e não é apenas focado na melhoria de software, normalmente para os concursos que exigem formação em Tecnologia da Informação – TI, é cobrado o modelo MR-MPS-SW (Guia de Software), inclusive já falamos sobre ele em outros artigos aqui nesse blog. Então, vamos ver quais são os modelos MPS que estão descritos por meio de documentos em formato de guias, disponíveis em www.softex.br [1]:
- Guia Geral MPS de Software: contém a descrição da estrutura dos modelos MPS e detalha o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação;
- Guia Geral MPS de Serviços: contém a descrição da estrutura dos modelos MPS e detalha o Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação;
- Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas: contém a descrição da estrutura dos modelos MPS e detalha o Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH), seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação;
- Guia de Avaliação: descreve o processo e o método de avaliação MA-MPS, os requisitos para avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras (IA).
Então a primeira dica desse artigo é lembrar dos modelos pois nem sempre é cobrado apenas o Guia de Software (MR-MPS-SW). Outra questão relevante está nas metas do MPS, que são duas [1]:
a) meta técnica, visando ao aprimoramento do programa, com:
(i) atualização dos modelos e guias dos Modelos de Maturidade do MPS;
(ii) formação de consultores, instrutores de cursos, avaliadores e Instituições Implementadoras/Avaliadoras nos modelos de Maturidade do MPS.
b) meta de negócio, visando à disseminação e viabilização na adoção dos Modelos de Maturidade do MPS para a melhoria da competitividade das empresas com:
(i)criação e aprimoramento do modelo de negócio MN-MPS;
(ii) realização de cursos, provas e workshops MPS;
(iii) transparência para as organizações que realizaram a avaliação MPS.
Recentemente a banca CEBRASPE questionou exatamente esse ponto do modelo, no artigo anterior sobre o MPS.BR 2021 apresentamos essa questão.
E para finalizar, vamos lembrar do processos que podem ser excluídos de uma avaliação formal do MPS.BR no caso do MR-MPS-SW, que são do processo de Aquisição (AQU), caso a organização não tenha nenhum processo aderente e também é permitida a exclusão de alguns resultados do Processo Gerência Organizacional (ORG 8, ORG 9 e ORG 10), caso não sejam pertinentes à organização. Lembrando que em caso de avaliação isso deve ser devidamente justificado, no nosso caso é lembrar disso pois alguma banca pode acabar questionando.
Veja que nas nossas aulas no Gran Cursos Online falamos do modelo MPS.BR com exemplos e questões de bancas, por isso fica à recomendação de revisão do material de aula e exercício de questões sobre o tema para fixação do conteúdo. Essas 3 dicas vão facilitar o entendimento desse assunto, bom estudo e até a próxima !
Referências
[1] Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) 2021.
Professor MSC, Washington Almeida
Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1) e Professor no Gran Cursos Online.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa