Orientador Educacional e sua importância para a Educação!

Além do professor, existem outras figuras fundamentais para transformar vidas através da educação. Conheça mais sobre o papel do Orientador Educacional!

Por
6 min. de leitura

Desde o ensino infantil até a pós-graduação, o educador é considerado uma das figuras mais importantes no âmbito de formação dos indivíduos. Todavia, uma outra figura que merece destaque dentre tantas outras é a do orientador educacional. Vamos conhecer?

Se preferir, navegue pelo índice:

O que é orientador educacional?

Apesar de constantemente associado a uma figura ruim, o papel do orientador educacional é fundamental na formação do estudante em qualquer etapa de formação.

Desde o ensino básico até o ensino superior, a figura do orientador é essencial para direcionar o aluno na sua jornada formativa em diversos aspectos. Ou seja, além de se preocupar com questões curriculares, esse profissional também deve estar atento a pontos relacionados à socialização, condições de estudo e outras áreas.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o orientador educacional não é um fiscalizador ou corretor de mau comportamento. Ele é uma pessoa que quer ajudar e entender o que está acontecendo com um aluno para poder ajudá-lo.

É alguém que precisa de proximidade com os estudantes e conhecê-los bem, acompanhar o seu desenvolvimento e toda a evolução junto ao ambiente escolar.

Já no ensino superior, a figura do orientador é marcada por um professor mais experiente. Essa atuação em específico não conta com uma regulamentação específica como para a educação básica. Nesse caso, é uma situação mais institucionalizada e que já é prevista no meio acadêmico. Assim como na escola, o orientador na universidade vai atuar instruindo o aluno acadêmica e profissionalmente.

Qual o dia do orientador educacional?

No dia 4 de dezembro é comemorado o dia do Orientador Educacional. Os orientadores são essenciais para o processo de educação e aprendizagem vocacional. Por seu importante papel no desenvolvimento dos alunos, a data foi escolhida para celebrar a profissão.

Gestão escolar e Orientador Educacional

Cabe destacar que o papel do orientador educacional é uma peça dentro de toda uma gestão escolar. Ou seja, todos os profissionais de uma instituição estão interligados e devem trabalhar juntos para que o desenvolvimento estudantil seja um sucesso:

Em geral, cada profissional envolvido na gestão escolar está ligado à uma atividade específica. Tudo para que o campo da educação tenha um desempenho satisfatório.

  • Professores: atuando na formação curricular básica, instruindo tecnicamente e garantindo que o conhecimento formal seja adquirido de maneira efetiva;
  • Psicopedagogos: contribuindo para a saúde mental dos estudantes no que se refere a sua capacidade de aprendizado;
  • Gestores escolares: profissionais que atuam na manutenção e no direcionamento para que a escola como um todo seja reconhecida institucionalmente e se desenvolva no que se refere a administração;
  • Inspetores e Assistentes: garantindo assistência e a ordem no espaço escolar;
  • Merendeiras e Nutricionistas: trabalhando para que os estudantes tenham uma alimentação saudável e de qualidade;
  • Conservação: atuando na manutenção e na limpeza do espaço escolar.

O que faz um orientador educacional?

A profissão é regulamentada pelo Decreto Federal nº 72.846, de 26 de setembro de 1973. O documento diz que o orientador educacional deve atuar na assistência ao estudante, de forma individual ou coletiva, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da personalidade e formativa no tocante à educação básica

Quais são os princípios da Orientação Educacional?

Os princípios da orientação educacional são:

  • Objetividade;
  • Comunicação;
  • Discernimento;
  • Transparência;
  • Empatia;
  • Responsabilidade;
  • Organização e Planjeamento.

Quais os principais projetos desenvolvidos pela Orientação Educacional?

Os principais projetos desenvolvidos pela orientação educacional são:

  • Currículos profissionais;
  • Projetos de pesquisa;
  • Preparo para processos seletivos para estágio;
  • Rotina de estudos;
  • Acolhimento psicosocial, entre outros.

Quais são os instrumentos do orientador educacional?

Os intrumentos mais utilizados por um orientador educacional são:

  • Testes vocacionais;
  • Conversas profissionais;
  • Histórico escolar e profissional;
  • Matrizes de conhecimento;
  • Questionários e entrevistas, entre outros.

Atribuições do orientador educacional

As atribuições do orientador educacional são atividades que contribuam para o “currículo oculto” do estudante, ou seja, temas implícitos no desenvolvimento escolar como socialização, empatia, responsabilidade, entre outros. Podemos associar isso a habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills.

Lei do Orientador Educacional.

A profissão do Orientador Educacional é reconhecida pela lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e regulamentada pelo decreto nº 72.846/7. Ainda que seja reconhecida e regulamentada, este campo ainda carece de trabalhadores qualificados, por isso a necessidade de capacitação na área.

O que diz a LDB sobre a Orientação Educacional?

Segundo artigo publicado pela Universidade Federal de Itajubá:

No Brasil, a Orientação Educacional teve um período de sucesso em que sua presença era obrigatória em todas as escolas do país de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 5692/71. Entretanto, na década de 1980, este profissional acabou tendo demérito em seu trabalho, visto que o contexto obteve um cunho mais tecnicista e, posteriormente, a LDB 9394/96 não trouxe mais essa obrigatoriedade.

Quanto ganha um Orientador Educacional?

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial de um Orientador Educacional varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Esta é um estimativa, pois a faixa de remuneração pode mudar com o nível de experiência do profissional.

Como se tornar um orientador educacional?

Confira alguns detalhes de como se tornar orientador educacional:

Quem pode ser orientador educacional?

O orientador educacional é um profissional que, muitas vezes, não tem pré-requisitos. Geralmente, são profissionais contratados ou concursados que tenham algum tipo de formação na área de educação.

Qual a formação do orientador educacional?

Se você deseja atuar nessa área, é interessante ter uma formação profissional na área de educação ou psicologia. Esses dois campso são os mais comuns dentro desse campo de atuação.

Quem pode prestar concurso para orientador educacional?

Depende do concurso. É preciso verificar o edital quando surgir a oportunidade e observar quais são os requisitos do certame.

Quais são os ramos de atuação do orientador educacional?

Alguns ramos de atuação do orientador educacional são:

Supervisão Educacional

Uma das principais funções do orientador educacional é garantir que o aprendizado do estudante esteja acontecendo. É ele quem vai estar atento às dificuldades do aluno e atuar administrando eventuais conflitos entre estudantes e professores. A partir daí, o orientador educacional vai pensar formas de contornar essas situações e contribuir para o aprendizado.

É preciso muita atenção e um olhar empático por parte do orientador educacional. Muitas coisas o aluno não vai falar, mas vai expressar de alguma forma. Por isso, esse profissional vai ter que estar atento também a questões mais abstratas e comportamentais que influenciam no desenvolvimento formativo do estudante.

Acompanhamento Social

Outra função importante do orientador educacional é o acompanhamento social. É comum, principalmente em escolas públicas ou em regiões remotas, que os alunos encontrem uma série de dificuldades para acessar a educação. Por isso, o orientador educacional também contribui buscando soluções e iniciativas para contornar essas situações.

Além disso, o orientador educacional também vai auxiliar o estudante em questões psicossociais no ambiente escolar: acompanhamento psicológico, assistência social, acesso à saúde, segurança e outros temas. Em alguns lugares, a escola é o principal ponto de referência de auxílio e representação do estado, por isso deve ser um espaço voltado para a educação formal e também assistência.

Aconselhamento Profissional

Por fim, mais uma atividade do orientador educacional é aconselhamento profissional. Conforme os anos vão avançando, o estudante vai se aproximando cada vez mais da vida adulta. Isso exige discernimento e fazer escolhas para a vida profissional. Muitas dúvidas podem surgir e o orientador educacional é a pessoa ideal para auxiliar nessa etapa.

Diferença entre coordenador pedagógico e orientador educacional

O Coordenador Pedagógico geralmene é responsável por aspectos técnicos, operacionais e curriculares da uma instituição educacional de forma ampla. Já o orientador educacional está mais voltado para cuidados individuais, profissionais e emocionais dos estudantes. Desse modo, principal diferença entre os dois é que um tem suas atividades voltadas para a gestão escolar e o outro para direcionamento estudantil.

A importância do orientador educacional no ambiente escolar

O orientador educacional é fundamental para um acompanhamento mais próximo dos estudantes, bem como para orientá-los nos próximos passos. Seja na escola ou no nível superior, essa pessoa é quem pode apresentar oportunidades antes não consideradas e contribuir para realização pessoal e profissional do estudante.

Quais são os principais desafios do orientador educacional na atualidade?

Os principais desafios do orientador educacional hoje são:

  • Disponibilidade de recursos;
  • Reconhecimento da demanda;
  • Engajamento escolar;

Qual deve ser o foco da atuação orientadora na educação inclusiva?

Na educação inclusiva, o foco do orientador educacional deve ser no empoderamento do estudante. É comum que estudantes com deficiência se sintam diminuídos ou dependentes de terceiros e, nesse sentdo, é ideal que o orientador educacional trabalhe a sua independência na medida do possível.

Especialização em orientação educacional

Você pode fazer um curso de graduação em alguma Licenciatura ou escolher cursos como Pedagogia, Psicologia ou mesmo Administração caso deseje começar do mais básico. Se você já tem uma graduação e quer seguir na área de orientação educacional, existem algumas especializações nesse campo. Veja:

Orientação Educacional

O curso de Pós-graduação em Orientação Educacional da Gran Faculdade prepara o educador para os desafios da profissão, apresentando uma visão ampla da área, abordando teoria e prática, assim o profissional terá a melhor qualificação.

Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

Essa pós-graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar da Gran Faculdade tem como objetivo formar Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Escolares para atuação nos diversos estabelecimentos de ensino da educação básica.

Gestão Escolar

Esse curso de pós-graduação em Gestão Escolar visa formar gestores escolares para atuação nos diversos estabelecimentos de ensino da educação básica. O aluno será capacitado para conhecer a legislação pertinente à atuação escolar.

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 79,90POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 89,90SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 94,90VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 99,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 129,90COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final!

Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código do cupom informado na tabela acima!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal do app de sua preferência:

TELEGRAM

Por
6 min. de leitura