Os critérios de correção da temida prova de Língua Portuguesa da 2ª Fase do CACD

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15 de Fevereiro de 2019

Quem acompanha nossos artigos já terá lido o que vou repetir novamente: as provas da Segunda Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – CACD (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) são as mais difíceis do Concurso e também as que exigem maior esforço de preparação, pois diferentemente das demais disciplinas, cujo estudo é passivo, não há melhor maneira de se preparar para os exames dessa etapa do que se exercitar. E o modo mais adequado de fazê-lo, sem dúvida, é simular a situação que deverá ser encarada nos exames.

Os editais do CACD costumam informar os critérios de avaliação dessas duas provas. Não foi diferente com o CACD de 2018, que nos serve de referência para o concurso que deverá ocorrer neste ano. Tais critérios não costumam sofrer revisão.

Comecemos, então, por Língua Portuguesa. Diz o item 6.2. que “a prova escrita de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100,00 pontos e consistirá de:

Já os critérios de correção são os seguintes:

Sobre a pontuação descontada de cada erro cometido, o edital dá apenas informações: a) perderá 0,20 ponto cada palavra que falte ou sobre na redação ou nos exercícios, de acordo com a extensão informada no primeiro quadro; e b) levará zero a redação ou exercício que fugir do tema proposto ou estoure a pontuação máxima admitida para erros de correção gramatical e propriedade de linguagem.

Mas e o resto? Como saber quanto descontam de outros erros cometidos? Como você é um(a) leitor(a) de sorte, vamos lá:

Metade da nota da redação, que vale 60 pontos, é atribuída de acordo com critérios objetivos, que são os 30 pontos referentes à correção gramatical e propriedade de linguagem. Cada erro de ortografia, morfossintaxe ou propriedade vocabular tira do candidato(a) 1 ponto. Ou seja, quem comete 30 erros ou mais, zera a redação e, consequentemente, será reprovado(a), pois no máximo chegará a 40 pontos no total, mesmo que gabarite os exercícios. Essa nota é insuficiente para aprovação na Segunda Fase.

Já os critérios de organização do texto e desenvolvimento do tema, obviamente, envolvem avaliação subjetiva. Aqui será ainda mais fácil perder pontos. Uma prova bem avaliada ganhará entre 15 e 20 pontos dos 30 possíveis. É melhor, portanto, evitar erros objetivos para não deixar a nota final cair muito.

A mesma lógica é aplicada na correção dos exercícios. Metade dos pontos (20) são descontados um a um para cada erro de correção gramatical e propriedade vocabular. Evitar erros aí compensa eventuais dificuldades de organização do texto e desenvolvimento do tema, parte em que será difícil pontuar (ou evitar perda de pontos).

Cumprida a missão de ficar com nota acima de 60 em português, resta ainda a – também difícil – tarefa de tirar ao menos a nota mínima de aprovação no exame de Língua Inglesa. No artigo da semana que vem, trataremos dos critérios de correção dessa prova.

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


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15 de Fevereiro de 2019