Porcentagem: aprenda a calcular porcentagem simples!

Avatar


02 de novembro1 min. de leitura

Calcular porcentagem é um dos conteúdos exigidos em provas de concursos públicos. Se você tem dificuldade com essa equação, o Gran Cursos Online te ajuda!

Para muitos, o simples cálculo de porcentagem pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas fique tranquilo, pois ele não é!

Sendo matemática uma das matérias mais repelidas durante os anos escolares por crianças e jovens, o medo de questões desse tipo é mais comum do que parece. E, muitas vezes, travamos nosso raciocínio para questões simples por conta de crenças limitantes que podem não ser verdadeiras.

Essas e outras equações, que poderiam ser facilmente resolvidas, acabam sendo desastrosas para quem deseja passar em um concurso público e abaixando muito a média de acertos. Abaixo, explicaremos de maneira rápida como calcular porcentagem simples.
Porcentagem com regra de 3

Essa é uma das maneiras mais facilmente compreensíveis usadas para calcular porcentagem simples, e pode ajudar muitos candidatos a não ficarem para trás no sonho do cargo público.

Vamos lá:

Vamos calcular, por exemplo, qual porcentagem 12 representa em 80.

Primeiro, é preciso estipular que 80 = 100%, ou seja, o total de onde vamos extrair a parte menor (ou seja, 12).

Deste modo, imagine a equação abaixo em formato de regra de 3:

100% —– 80
x% —– 12

Aplique a regra e teremos a seguinte equação:

80x = 12 x 100
80x = 1.200
x = 1.200/80
x = 15%

Ou seja, 12 equivale a 15% de 80.

Simples, não é mesmo?

Porcentagem e juros

O cálculo de juros também pode ser comum em questões de determinados concursos. Para calculá-los, também é possível aplicar a regra de 3 acima e obter o resultado.

Para casos mais complexos, é melhor estar preparado. Organize os seus estudos de modo que haja mais tempo para focar nas suas maiores dificuldades e aproveite aqui mais dicas para concurso.

Acesse nossa lista de materiais gratuitos, que incluem questões de porcentagem e outros desafios matemáticos!

Para mais matemática para concurso e mais informações sobre concursos abertos, fique ligado nas informações aqui no blog do Gran Cursos Online!

Avatar


02 de novembro1 min. de leitura