Controle sua ansiedade e conquiste seu objetivo! Por: Juliana Gebrim

Preparação

Ansiedade e o concurso público!

Todos sabem que estudar para concursos públicos não é uma tarefa fácil. É preciso muito empenho e dedicação, o que pode gerar um grande sentimento de ansiedade. A fase de concurso público tem início, meio e fim. Esse período é caracterizado por pressões psicológicas e situações-limite de todas as partes. Mas, não deixe que isso te atrapalhe a conquistar a tão sonhada carreira pública. preparação

Segundo a Psicóloga clínica e professora do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, todos nós, em algum momento na vida, sentimos a ansiedade. “Para alcançarmos alguma meta, devemos ter um grau de ansiedade que é classificado como saudável. A curva da ansiedade é um U invertido. Alcançamos um pico. Se essa sensação ultrapassar determinado limite, o nosso rendimento tem uma queda e pode prejudicar a saúde, tornando-se patológica”, analisa.

“Essa sensação basicamente tem dois lados: ou faz com que entremos em ação, ou paralisa, podendo ser o gatilho para doenças físicas e psicológicas. As causas de transtornos patológicos podem estar ligadas ao funcionamento do nosso corpo e experiências da nossa vida”.

“Concurseiros estão todo o tempo lidando com a ansiedade. Os sintomas são os mais variados possíveis, como preocupações exageradas, medo extremo, sensação de que algo muito ruim irá ocorrer, falta de controle sobre pensamentos, atitudes, sensações físicas, como mãos trêmulas, dentre outras”:

A seguir algumas dicas para lidar com a ansiedade:

1 – ORGANIZAÇÃO: uma pessoa organizada cria uma couraça contra a ansiedade, pois fecha metas de estudo e revisão de matérias. Isso decresce consideravelmente a ansiedade;

2 – EXERCÍCIOS: muitos exercícios físicos que sejam realizados com prazer. E aí vamos colocar exercícios das matérias estudadas. Não existe outra forma de passar, sem fazer esses dois exercícios;

3 – NÃO: aprenda a dizer não a tudo que te tira a concentração e tempo. Evite prestar atenção nos outros. Essa é uma forma também de dizer não para os seus pensamentos e atitudes desfavoráveis;

4 – EVITE O FACEBOOK: passamos horas no Facebook recebendo notícias dos outros. Fulano passou, ciclano casou. Concentre-se;

5 – EVITE COBRANÇAS: uma forma de evitar cobranças excessivas é falar menos.Fale o menos possível sobre resultados e provas que irá fazer.Isso aumenta a pressão;

6 – EVITE IDEALIZAR: seja realista sobre o tempo necessário para assimilar uma matéria ou o tempo necessário para a aprovação;

7 – EVITE PESSOAS NEGATIVAS: existem pessoas que nos desagradam e irritam. Afaste-se. Isso esquenta a nossa cabeça sem necessidade;

8 – RESPONSABILIDADE: assuma qual foi o seu erro quando não obteve resultados satisfatórios;

9 – SAÚDE: alimentação, sono, respiração abdominal. Preciso dizer algo mais?

10 – RESPEITO: respeite os seus limites. Se não entra mais nada na cabeça e você não consegue mais estudar, descanse;

11 – AJUDA: se não consegue lidar sozinho, entregue a toalha e peça ajuda para um profissional, como um médico ou psicólogo.

12 – FASE: concurso é uma fase da nossa vida quando escolhemos esse caminho.E toda fase tem um final. Faça o possível para que esse caminho seja sem danos irreversíveis para a sua saúde.

Bons estudos!

Juliana Gebrim

Psicóloga clínica e neuropsicóloga conhecida e reconhecida por seu trabalho e palestras em todo o Brasil. Inúmeras especializações. Psicóloga clínica (UNB – Universidade de Brasília). Mestrado (UNB). Trabalho de 2 anos com o gênio Luiz Pasquali (LABPAM-UNB). Neuropsicóloga (IPAF-Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal). Terapeuta com certificado internacional pelo Institute EMDRIA e EMDR Ibero-Americano-Francine Shapiro-(EUA). Terapeuta especialista em Brainspotting com David Grand(CA-EUA). Psicóloga perita(UNB-CEFTRU). Psicóloga especialista em Play of Life com CarlosRaimundo (Austrália). Terapeuta especialista em Barras de Access Conciousness com Jeffrey L. Fannin. Especialista em Thetahealing com Leonardo Codignoli(Brasília). Especialista em PMK(Psicodiagnóstico Miocinético). Experiência de 20 anos em psicoterapia,sendo 10 anos atuando em ambulatório e hospital-dia psiquiátrico(CAAP-VIDA). PRIMEIRA e ÚNICA psicóloga no BRASIL a fazer uma teoria usada em clínica , e patenteada em 5 esferas, sobre EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS. Trabalho com dezenas de resultados e amplamente divulgado em todo o Brasil, pelos pacientes. Palestrante, professora de EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS,em vários cursinhos preparatórios. Palestra já vista por mais de 20 mil pessoas. Programa na plataforma do Gran Cursos Online: Divã do Concurseiro.


 

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Juliana Gebrim
Juliana Gebrim
Psicóloga clínica e neuropsicóloga com mais de 20 anos de experiência em psicoterapia
1 comentário

1 Comentário

  1. Alice

    20/08/2016 21:33em21:33

    Há muito tempo venho sofrendo muito com problemas de ansiedade e sempre pesquiso sobre ansiedade e não vejo artigos que me convence até que hoje consegui ver seu artigo que explica bem detalhado sobre o assunto, gostei muito e vou salvar o site em meus favoritos para eu poder acompanhar todos seus artigos. parabéns pela dedicação.

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