Praticamente em todas as provas de concurso, incluindo os concursos abertos neste momento, as etapas são divididas entre provas de português, matemática e lógica. O mais importante de tudo é saber como esse conteúdo pode ser cobrado, para não acabar pegando o participante de surpresa, e se dedicar ao estudo da Língua Portuguesa e de assuntos como proposição.
Dessa maneira, é necessário saber quais são todos os modos pelos quais a proposição lógica pode surgir na sua prova. Seja ela uma proposição simples ou uma proposição composta, o preparo é uma das etapas fundamentais para quem está disposto a encarar uma prova de concurso.
Proposição lógica
A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.
Para que isso seja compreendido de maneira mais simples, a proposição lógica é dividida em algumas categorias, como o princípio da identidade (onde uma proposição verdadeira é verdadeira e uma proposição falsa é falsa), o princípio do terceiro excluído (uma proposição deve ser verdadeira ou falsa, não existindo outra opção) e o princípio de não-contradição (uma proposição nunca será verdadeira e falsa de modo simultâneo).
Sendo assim, as proposições lógicas podem aparecer de maneira bastante complexa em provas de concurso, sendo necessário um pensamento mais aprofundado por parte do candidato para que não caia em ciladas. Além disso, podem ser divididas em duas partes: as proposições lógicas simples e as compostas, sendo a primeira representada de forma única e a segunda por um conjunto.
Observando um pouco mais a respeito das proposições lógicas e do quão difíceis podem ser, é sempre interessante pesquisar acerca da matemática para concurso. Além disso, com o Gran Cursos Online, você também conhece as principais dicas para concurso e os concursos 2020.
Participe da conversa