Prova de concurso: o que fazer depois de realizá-la?

O primeiro passo depois de finalizar a prova de concurso é checar o gabarito! Conheça a diferença entre gabarito preliminar e final, como e onde acessá-los para conferir a sua pontuação!

Avatar


7 de Setembro de 2022

Se você realizou recentemente uma prova de concurso, parabéns! Afinal, sabemos como o processo de preparação, desde os estudos, até o próprio da avaliação são um verdadeiro desafio. Mas, depois de descansar um pouco e dar aquela respirada, pode ser que você tenha se perguntado: e agora? Foi pensando em responder a essa pergunta que o conteúdo a seguir foi criado!

Por outro lado, se você vai realizar uma prova de concurso em breve e gostaria de já conhecer de antemão todo o processo que antecede as avaliações, as informações também são relevantes para você!

Siga a leitura e descubra mais sobre o que é o gabarito preliminar e oficial, como obter a sua pontuação estimada, como saber se alguma questão é passível de recurso e outros detalhes do período pós-prova de concurso, que também fazem parte da sua jornada de aprovação!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Gran Questões agora é ilimitado e gratuito! Mais de 2,6 milhões de questões de concursos sem limitações. Estude agora gratuitamente!

Manual do Concurseiro Iniciante: está iniciando sua trajetória aqui no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Guia do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Preencha o formulário abaixo e faça o download do seu guia!


 

Prova de concurso: entenda os gabaritos em certames

O conceito de gabarito não é algo novo para muitas pessoas, especialmente aquelas que já prestaram vestibular ou outras avaliações, especialmente objetivas. Então, em um gabarito de prova concurso, você tem a listagem de respostas corretas, definida pela equipe de profissionais da banca responsáveis pela elaboração das avaliações.

Este primeiro gabarito, divulgado no mesmo dia ou nos dias seguintes à aplicação da prova, é chamado de preliminar. Essa nomenclatura se dá devido ao fato de que ainda pode ser alterado, caso os candidatos apresentem argumentos coerentes para justificar essas alterações.

A solicitação dessas alterações, por sua vez, ocorre por meio dos recursos. Estruturados com justificativas e referências, os recursos geralmente solicitam a anulação de questões que estejam erradas ou incompletas. Erros de concordância, grafia, presença de ambiguidade e cobranças fora do conteúdo estipulado em edital também podem justificar a realização de um recurso.

Depois de receber os recursos, a banca passa por um período de análise. Com todas as considerações recebidas, a banca faz uma segunda divulgação de gabarito: este é o gabarito oficial, que efetivamente será utilizado como parâmetro para a correção das avaliações e contagem de pontos.

Um pouco mais sobre os recursos em prova de concurso

Se um recurso for aceito para a prova de concurso, algumas situações podem acontecer. Veja quais são elas:

  • Atribuição de pontos: o ponto da questão é atribuído a todos os candidatos, independente da resposta que havia sido dada no gabarito.
  • Inversão do gabarito: comum nas alternativas com “certo ou errado” ou “verdadeiro ou falso”. Nesse caso, o gabarito da questão é invertido.
  • Redistribuição dos pontos: aqui, a questão perde sua validade e os pontos são redistribuídos. É como se a questão nunca tivesse existido.

Vale lembrar que o recurso deve ser elaborado pelo candidato de acordo com o modelo indicado pela banca e enviado dentro do prazo estipulado para que seja considerado. Esse prazo costuma ser curto, justamente para não atrapalhar o progresso da seleção, no geral ficando entre 3 a 7 dias. Por isso, é tão importante conferir o gabarito assim que você finalizar a prova de concurso!

Quer saber mais sobre como funcionam os recursos para concurso? Leia aqui! 

O que é o Gabarito Extraoficial?

Um outro tipo de gabarito de prova de concurso que se fala muito aqui no Gran é o Gabarito Extraoficial. Você já ouviu falar dele?

Esse tipo de gabarito, como o próprio nome sugere, não é publicado pela banca organizadora. Apesar disso, pode auxiliar os candidatos a compreender a justificativa por trás das respostas e identificar quais questões são passíveis de recurso.

Isso porque a programação de Gabarito Extraoficial do Gran consiste na resolução comentada da prova por professores da nossa equipe. Esses eventos podem ser realizados de maneira escrita ou em vídeo e costumam ser publicados apenas algumas horas depois da realização das provas.

Para conferir se o Gabarito Extraoficial da prova de concurso que você concluiu foi realizado pela equipe do Gran, você pode procurar pelo nome do certame + Gabarito Extraoficial em um dos canais abaixo:

  • Blog do Gran: caso não encontre, consulte também a página específica do concurso ou exame prestado. (Exemplo, se for o concurso INSS, a url será https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-inss/). Você também pode utilizar a ferramenta de busca dentro do Blog para encontrar o que está procurando mais rapidamente!
  • Canal de Yotube do Gran: é onde são realizadas as transmissões de Gabarito Extraoficial.
  • Agenda do Dia: visualize e acompanhe toda a programação do dia para eventos em vídeo.

Prova de concurso: onde acessar os gabaritos preliminar/oficial?

A publicação de gabarito preliminar e oficial é feita pela banca organizadora responsável pelo certame. Em muitos casos, o prazo para que essa publicação ocorra é estipulado em edital. Assim, não é preciso checar o portal eletrônico todos os dias.

Como muitas bancas organizadoras cuidam de mais de um certame, é importante acessar não apenas o endereço eletrônico, mas também a página específica do concurso que você prestou. Lá, você encontrará o documento para acesso, de maneira bastante simples, a partir de um link específico. (Lembra como você checou o seu local de provas? Encontrar o gabarito é um processo bem parecido.)

Ainda assim, é preciso se atentar ao fato de que não é comum que as bancas organizadoras enviem qualquer comunicação individual para os candidatos, indicando que os gabaritos foram postados. Logo, é dever do candidato ficar atento.

Aqui no Blog do Gran, ajudamos você com isso! Afinal, ficamos atentos às notícias dos concursos públicos e avisamos você assim que qualquer informação importante do seu certame de escolha for publicada. Por isso, considere se tornar um leitor e até mesmo entrar no  canal de notícias do Telegram! 

Prova de concurso: como obter a sua pontuação estimada?

Para obter a sua pontuação estimada na prova de concurso, a recomendação, por passos, é a seguinte:

  • Acessar o Gabarito Extraoficial do Gran e comparar as respostas, atentando-se aos itens indicados como passíveis de recurso;
  • Indicar, de forma clara, quais questões você acertou e quais errou;
  • Caso alguma questão seja considerada como passível de recurso, não a considere na contabilização da sua pontuação estimada;
  • Consultar novamente o edital para compreender qual é o peso para cada item e se existe penalidade por erro;
  • Multiplique o peso específico das questões por cada item avaliado. Se for um item de conhecimentos básicos que vale 1 ponto, por exemplo, multiplique por 1. Se valer 2 (como costuma acontecer com conhecimentos específicos) multiplique por 2 e assim por diante.;
  • Some todos os acertos;
  • Caso o edital apresente penalização por erro, veja quanto vale cada erro, multiplique pelo seu número de erros e depois subtraia esse valor do total;
  • Pronto! Você tem a sua pontuação estimada!

Seja qual for a maneira utilizada pelo edital para corrigir as avaliações e contabilizar pontos na prova de concurso, isso também deverá ser indicado no edital.

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre como funcionam os gabaritos em concursos e o que fazer em seguida! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


7 de Setembro de 2022

Tudo que sabemos sobre:

agenda do dia destaque