A dúvida acima costuma afastar bons potenciais candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – CACD, mesmo antes do início da preparação para as provas. Isso porque o conteúdo programático apresentado no Edital assusta os menos avisados. Além disso, é notória a informação de que as provas são difíceis e a média de preparo dos candidatos, alta. Não deixe o desconhecimento assustá-la(o). Em geral, temos medo do que não sabemos e nossa tendência inicial é querer fugir ou ao menos evitar desafios que nos parecem um tiro no escuro.
Os aprovados no CACD prestam o exame, em média, três vezes. Seguindo o perfil padrão dos jovens diplomatas, têm um pouco menos de 30 anos de idade, vêm em geral das regiões Sudeste (com exceção de muitos de Brasília) e são graduados na área de humanas (especialmente Direito, Relações Internacionais e Economia).
Muito bem. Você começa a ler estas linhas e vê que não se enquadra no perfil acima. Para piorar, acha que já passou da idade, que tentar o CACD três vezes é bastante e mora em cidade distante dos grandes centros que costumam produzir aprovados. Assim, sente o desejo inicial de pensar em desistir antes de tentar.
Analisemos cada uma dessas questões. Antes de mais nada, não é porque a maioria dos aprovados tenta o CACD três vezes que você também precisará desse número de tentativas para obter aprovação. Mas ainda que você necessite desse tempo, estamos falando de apenas três anos de espera, o que para um concurso público não chega a ser muito.
A maioria dos processos seletivos para o serviço público não chama os aprovados de cara, como ocorre com aqueles que passam no CACD. Enquanto o exame para a carreira diplomática convoca os aprovados imediatamente após a aprovação, a maioria das outras seleções coloca os que passaram em uma lista de espera que pode demorar quatro anos e, mesmo assim, nem todos os aprovados serem chamados.
Além disso, o tempo entre um concurso e outro pode chegar a vários anos, mas o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática ocorre anualmente. Ou seja, o que você estuda para uma edição do Concurso será aproveitado no ano seguinte, sendo o formato das provas e o conteúdo programático o mesmo. Assim, você começará sua preparação em vantagem em relação à tentativa anterior.
Sobre a idade, ainda que você já tenha passado dos 30 quando decidiu prestar o exame, terá ainda uma longa carreira pela frente, pois a aposentadoria compulsória atualmente ocorre apenas aos 75 anos. E mesmo depois de aposentado, um diplomata pode ser escolhido pelo Presidente da República a representar o Brasil, como Chefe de Posto, em quaisquer de nossas representações no exterior.
Finalmente, quanto a você eventualmente viver longe de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, cidades de onde saem a maioria dos aprovados no CACD, a boa notícia é existir hoje, ao alcance de seu bolso e de seus dispositivos eletrônicos com acesso à Internet, o Curso de Online para o CACD do Projeto Vou Ser Diplomata, do Gran Cursos Online[1]. Trata-se do curso preparatório mais acessível, democrático e de melhor custo-benefício disponível no mercado, feito por diplomatas que recentemente passaram pelo mesmo desafio e conhecem o caminho para a aprovação. Não se prenda a números, estude conosco e reserve seu lugar no Ministério das Relações Exteriores!
[1] Cf. https://www.grancursosonline.com.br/concurso/diplomata-cacd
Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico
Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +
Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!
Participe da conversa