Quem pode fazer pós-graduação? Entenda tudo!

Acompanhe o artigo para saber quem pode fazer pós-graduação e conquiste aperfeiçoamento acadêmico e profissional!

Avatar


14 de abril6 min. de leitura

Você já se perguntou quem pode fazer pós-graduação? Buscar um aperfeiçoamento tornou-se um movimento natural, ainda mais com o mercado de trabalho saturado que enfrentamos hoje.

O momento agora é de se atualizar, promovendo uma segmentação cada vez maior de todas as carreiras. Uma das formas de fazer isso é através de uma pós-graduação e nesse post nós vamos te explicar tudo!

Navegue pelo indice:

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

O que é pós-graduação?

Antes de saber quem pode fazer pós-graduação, precisamos entender o que é esse tipo de curso.

Basicamente, uma pós-graduação é um aperfeiçoamento acadêmico e profissional de nível superior que deve ser realizada “após a graduação”, daí o seu nome. Em geral, uma pós se centra no refinamento de habilidades e conhecimentos, direcionando-se para uma abordagem específica.

Assim, se você se formou em Direito, por exemplo, sua atuação primária no mercado de trabalho é geral. Dessa forma, você pode se especializar no assunto através de um curso de pós-graduação ou até que construa uma reputação atuando com mais frequência em determinado tipo de causa.

Uma pós-graduação também pode ser realizada para se atualizar profissionalmente. Se você trabalha com Tecnologia da Informação, por exemplo, a todo momento estão surgindo novidades no campo da tecnologia que podem influenciar e aumentar a produtividade no seu cotidiano profissional.

Então, a pós-graduação aparece como uma alternativa para não apenas definir a sua orientação profissional (o campo que você pretende atuar), como também melhorar a realização de tarefas em uma posição que você já exerce.

Quem pode fazer pós-graduação?

Como mencionamos anteriormente, a pós-graduação é um curso de aperfeiçoamento que deve ser realizado após a graduação.

Contudo, não são apenas as pessoas que terminaram uma graduação (licenciatura e/ou bacharelado) que podem começar uma pós. A regra também vale para quem finalizou o curso tecnólogo.

A explicação para isso é a seguinte: podem fazer pós-graduação todos os profissionais que possuem um diploma ou certificação de ensino superior.

Ou seja, podem fazer uma pós-graduação pessoas que se formaram em curso de nível superior bacharelado, licenciatura e/ou tecnólogo.

Dessa forma, os cursos técnicos ou livres não poderão ser utilizados para a realização de uma matrícula na pós-graduação. É importante lembrar que o método de ingresso para cada tipo de pós pode variar.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Não. No Brasil existem duas grandes modalidades de pós-graduação que podem ser divididos em 4 tipos distintos:

  • Stricto-sensu: Mestrado e Doutorado.
  • Lato-sensu: Especialização e MBA.

O curso de pós-doutorado, apesar de ser referido muitas vezes como uma pós-graduação, na realidade é visto bem mais como um programa de estágio remunerado para doutores formados. Afinal, ele não é capaz de conceder um título superior ao de doutor e não é pautado em aulas formais.

Como funciona uma pós-graduação stricto-sensu?

Em geral, como qualquer pós-graduação, é preciso ter concluído um curso de Ensino Superior. No caso dos cursos de mestrado e doutorado, como são avaliados pela CAPES para receberem financiamento e bolsas, as etapas costumam ser rigorosas e/ou cobrarem altos valores pelas mensalidades.

Tudo para que haja financiamento que garanta a boa reputação dos cursos e, consequentemente, boas avaliações.

De forma geral, as etapas para realizar uma pós-graduação stricto-sensu são:

  • Realização de prova escrita;
  • Formulação de um projeto de pesquisa;
  • Domínio de um segundo idioma (geralmente inglês ou espanhol);
  • Análise Curricular;
  • Entrevista.

Quanto custa fazer uma pós-graduação stricto-sensu?

Nas instituições privadas o candidato pode optar por concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais, bem como custear as mensalidades por conta própria. No entanto, é uma modalidade de pós que costuma ter valores altos de mensalidade.

No caso das instituições públicas, o candidato pode concorrer e se for aprovado não pagará mensalidade. A pessoa pode optar por concorrer a uma bolsa, que funciona como um salário para o estudante, ou não. O aluno que optar por bolsa não poderá ter nenhum tipo de vínculo empregatício. Para checar as oportunidades de mestrado no Brasil, você pode acessar o endereço eletrônico <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>.

Quem pode fazer mestrado?

O mestrado é um tipo de pós-graduação stricto-sensu. É uma formação acadêmica e profissional, especialmente para quem deseja seguir carreira docente, mas não só. Em geral, é um curso pensado para aprofundar principalmente questões teóricas de uma área.

As etapas para ingressar em um mestrado vão variar de acordo com a Instituição de Ensino, mas basicamente pode ser cursado em faculdades e universidades públicas ou privadas.

Vale lembrar que o tempo de dedicação para um mestrado fica em torno de 2 a 4 anos e ainda não pode ser realizado no modelo 100% EAD. Além disso, as vagas costumam ser bastante limitadas, com longos processos seletivos.

Qual a diferença entre mestrado profissional e acadêmico?

Segundo Charles Kirschbaum, doutor em Administração e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper):

O mestrado profissional é mais próximo do mercado de trabalho. Ele tem o objetivo de traduzir estudos científicos para a indústria. Tudo de forma prática

Ou seja, ainda que os dois tipos de mestrado sirvam para quem deseja se aprofundar profissional e teóricamente em alguma área, o mestrado profissional é mais aplicado ao mercado de trabalho. Logo, é preciso estar atento aos seus objetivos e disponibilidade.

Quem pode fazer doutorado?

Muitas pessoas acreditam que ter realizado um mestrado é pré-requisito para se conquistar um doutorado. Isso, contudo, não é verdade.

Em termos técnicos, é completamente possível ir diretamente para a conquista do título de doutor. Isso não costuma acontecer porque a cobrança é muito alta e, por isso, o caminho mais simples é passar primeiramente pelo mestrado.

Assim como no mestrado, profissionais interessados pelo doutorado também realizarão prova escrita, entrevista, projeto de pesquisa e passarão pela análise curricular. O Doutorado é o maior título que se pode obter no âmbito acadêmico brasileiro e por isso é acompanhado de grande prestígio, especialmente no âmbito de pesquisa.

Os programas de Doutorado também não podem ser realizados no regime 100% EAD e costumam exigir do aluno dedicação quase completa por cerca de 5 anos. As opções de bolsa pela CAPES, CNPq, FAPESP e FINEP também são possíveis para este caso.

Como funciona uma pós-graduação lato-sensu?

Já os cursos de pós-graduação lato-sensu (especializações e MBAs), independente da modalidade, precisam apenas seguir as diretrizes estabelecidas por lei e serem oferecidos por uma Instituição de Ensino habilitada e ativa. Ou seja, não tem uma nota definida.

Além disso, os cursos de especialização e MBAs também podem ser cursados em instituições públicas ou privadas. Todavia, por ser uma modalidade mais flexível, ela encontra mais diversidade nos formatos, áreas e valores.

Quanto custa fazer uma pós-graduação lato-sensu?

Assim como um mestrado ou doutorado, nas instituições privadas o candidato também pode concorrer a bolsas de estudo integrais, parciais ou custear as mensalidades por conta própria. Os valores das mensalidades podem variar de acordo com a modalidade do curso: EAD, semipresencial ou presencial.

No caso das instituições públicas, o candidato também pode concorrer e se for aprovado não pagará mensalidade. Nem todos os cursos de especialização e MBAs em universidades públicas contam com bolsas, será preciso verificar o edital. Lembrando que esse tipo de curso costuma ser totalmente presencial nesse tipo de instituição.

Quem pode fazer MBA ou Especialização?

Dentre os cursos e programas de pós-graduação, o MBA e a Especialização são os mais democráticos, objetivos e conciliáveis. Afinal, pode ser realizado por qualquer pessoa que possua a devida certificação de ensino superior (graduação e tecnólogo).

Em raros casos, pode-se exigir a graduação em uma área específica. Contudo, de modo geral, um dos objetivos destes dois programas de pós lato-sensu é trazer multidisciplinaridade e diversificar os conhecimentos dos profissionais.

Os cursos de MBA e especialização podem ser concluídos num período que varia de 6 a 18 meses e podem ser realizados no modelo 100% EAD sem perda de qualidade e valor na certificação. Ao final do curso, o estudante recebe o título de especialista na área estudada.

Quem pode fazer pós-graduação EAD?

Durante o artigo mencionamos a possibilidade da realização de pós-graduação online. Esta é uma opção interessante para pessoas que possuem uma rotina mais corrida, já que a principal característica destes cursos é o alto grau de autonomia para os alunos que podem escolher quando e onde acessar os conteúdos.

Para fazer uma pós-graduação online atualmente, é necessário escolher por um curso da modalidade lato-sensu: isto é, um MBA ou uma Especialização. Apesar de já possuírem legislação específica para serem ministrados no regime EAD, ainda não existem cursos de pós-graduação Stricto-Sensu autorizados a funcionar dessa maneira.

Vantagens de realizar uma pós-graduação EAD

Veja abaixo mais vantagens de se realizar uma pós-graduação EAD:

  • Mensalidades mais em conta: exatamente por não ter de investir no aluguel de espaços, as Instituições de Ensino podem ofertar cursos com mensalidades mais em conta para os seus alunos.
  • Economizar tempo e dinheiro em deslocamento: este ponto é especialmente positivo para quem mora mais longe da Instituição de Ensino. Com uma pós EAD você pode realizar todas as atividades do conforto da sua casa, sem gastar tempo no trânsito ou dinheiro em passagens e gasolina.
  • Concluir o curso mais rapidamente: na pós-graduação EAD você estuda no seu ritmo, sem precisar acompanhar uma classe. Assim, você poderá ditar o ritmo dos seus estudos e até mesmo concluir o curso mais rapidamente. Na Gran Pós, por exemplo, é possível obter o título de especialista em 6 meses.

Onde fazer pós-graduação EAD de qualidade?

Se você busca fazer uma pós EAD de qualidade, a Gran Faculdade é uma excelente escolha para você! Lançada em abril de 2021, a Pós-Graduação da Gran Faculdade reúne todas as características essenciais apresentadas ao longo do artigo!

Contando com mais de 60 cursos de pós-graduação EAD reconhecidos pelo MEC, as especializações da Gran Pós são 100% remotas e apresentam avaliações objetivas como a forma primária de avaliação dos alunos. A formulação do TCC também depende da decisão do aluno, não sendo obrigatório para a conclusão do curso.

Quando falamos de índice de satisfação, os números apurados para os cursos de pós-graduação EAD da Gran Pós ficam acima da margem de 95%! Leia mais sobre a opinião e depoimentos de alunos!

Com uma plataforma online reformulada e melhorada em 2023, você ainda pode conferir mais rapidez tanto para assistir suas aulas, quanto para realizar requisições relacionadas ao curso. Por fim, o corpo pedagógico dos cursos de especialização reúne doutores, mestres, especialistas e servidores públicos nos mais elevados cargos, em diferentes carreiras!

Conheça os cursos de pós-graduação EAD da Gran Pós e faça sua matrícula!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


14 de abril6 min. de leitura