Questões de Matemática para concurso. Como gabaritar?

As questões de matemática são o seu calcanhar de Aquiles em concursos públicos? Saiba como mudar isso, praticando com um amplo acervo de itens comentados!

Avatar


30 de maio5 min. de leitura

A matemática é um pesadelo para muitas pessoas. Muitas delas trazem o trauma desde o ensino fundamental, o que ocasiona problemas especialmente na base desses conhecimentos. Contudo, as questões de matemática estão presentes em boa parte dos concursos públicos; e em especial para concursos militares, policiais e para cargos de agente administrativo.

Mas se você odeia matemática e encontrou a tão temida disciplina no seu edital, não se desespere! Ao utilizar técnicas de estudo, como a resolução de questões de matemática com o gabarito comentado, você aumenta suas chances de garantir uma boa pontuação. Afinal de contas, a prática faz a perfeição, não é mesmo?

Siga a leitura para conferir dicas de como enfrentar e vencer as questões de matemática nas provas de concursos públicos!

Ser aprovado é questão de treino

Questões de Matemática: o que mais cai nas provas para concurso?

Os assuntos mais cobrados nas questões de matemática são noções de matemática básica, que costumam ser aprendidas pela primeira vez no ensino fundamental até o ensino médio.  Assim, é comum deparar-se com os seguintes assuntos:

  • Frações;
  • Regras de três simples e compostas;
  • Porcentagens;
  • Juros simples e compostos;
  • Progressão aritmética e geométrica (PA e PG);
  • Equação de 1º e 2º grau;
  • Áreas de figuras planas.

Além disso, é preciso dar um destaque especial ao Raciocínio Lógico, que apesar de não ser exatamente um assunto da disciplina matemática, é constantemente cobrado na maior parte dos concursos públicos e por isso merece destaque.

É claro que os assuntos irão variar de edital para edital. Em concursos policiais, como o concurso PRF costuma-se cobrar com maior peso as progressões aritmética e geométrica, por exemplo. Já para o concurso da Polícia Federal, são cobrados com mais peso noções de estatística e raciocínio lógico.

Por que estudar questões de matemática com gabarito comentado?

As questões comentadas são exercícios resolvidos por professores e/ou especialistas e comentados de maneira didática, visando otimizar o aprendizado do aluno. Ou seja, em uma questão comentada você não sabe apenas se errou ou acertou, mas também as razões por trás disso.

No caso de questões de matemática, que são desafiadoras para muita gente, esse recurso é essencial, já que explica, passo a passo, como chegar à resposta. Dessa forma, fica mais fácil compreender o raciocínio e aplicá-lo posteriormente em casos similares.

Confira abaixo outros benefícios de estudar com questões de matemática comentadas!

Estudar com questões de matemática comentadas poupa tempo

Você deve ter notado que vários conteúdos de matemática são assuntos que você já estudou, não é mesmo? Por isso, a melhor abordagem não é pegar um livro do ensino fundamental e começar a estudar a teoria do zero. Afinal, dessa forma, você perde tempo que poderia ser dedicado a novos conteúdos.

Uma maneira de usar as questões de matemática ao seu favor, nesse caso, é começar pela resolução de questões ao invés da teoria. Assim, você poderá compreender quais são os pontos que precisa relembrar com mais afinco e quais estão mais sedimentados na sua memória.

Dessa forma, você será capaz de organizar um plano de estudos mais equilibrado, lembrando sempre de dedicar mais tempo àqueles assuntos que você tem mais dificuldade e relembrar os demais por meio de revisões.

O estudo com questões de matemática comentadas ainda poupa tempo porque, se você não entender o problema, não será preciso buscar pela resposta em outros materiais didáticos: a resposta já está ali para o acesso, a poucos cliques de distância. Essas pequenas “economias de tempo” fazem toda a diferença nos seus resultados finais!

Estudar com questões de matemática comentadas enrique suas rotinas de revisão

Uma parte essencial de quem deseja uma preparação otimizada é não deixar de revisar periodicamente. Afinal, tendemos a esquecer boa parte do que estudamos.

Ao estudar com questões de matemática comentadas, você poderá incluir os melhores comentários em seu material de revisão ou criar cadernos de questões para consulta prévia. Assim, suas revisões podem se tornar mais objetivas e direcionadas.

É claro que também influenciam quando esses comentários nas questões de matemática são realizados por professores bem preparados!

Onde encontrar questões de matemática com gabarito comentado?

Você já conhece o Gran Questões? Esse é o nome da plataforma de resolução de questões de concurso do Gran! Por lá, você encontra e resolve milhares de questões de matemática e outras matérias, que podem ser filtradas por ano, banca, disciplina, assunto, certame e até por palavras-chave.

Além disso, ao se cadastrar na plataforma, você ainda poderá conferir painéis de monitoramento de desempenho, filtro de assuntos frequentes, área de simulados, acervo de provas passadas e muito mais!

Comece a resolver GRATUITAMENTE questões de matemática para concurso!

Já as questões de matemática comentadas (em texto e/ou em vídeo) por professores e especialistas, podem ser acessadas após adquirir um dos planos no Gran Questões! Conheça mais sobre os planos!

Confira algumas questões de matemática que você encontra no Gran Questões

Veja abaixo como as questões de matemática comentadas podem trazer maior clareza aos seus estudos para concursos públicos!

OBS: todos os itens foram extraídos da plataforma Gran Questões! 

Frações – Aritmética e Fundamentos Básicos

( PCDF – Escrivão de Polícia Civil  . CESPE/Cebraspe. 2020-22º Simulado) 

Para certa diligência, o delegado chefe formará uma equipe, sendo um décimo dessa equipe formada por delegados, um quinto formada por escrivães e os quatorze restantes são agentes. O número de policiais que integram a equipe é inferior a 19.

(C).Certo
(E).Errado

Resposta

ERRADO. 

Considerando que:

P: total de policiais

Assim teremos:

questões de matemática para concursos

*Resposta pelo professor Marcelo Leite do Nascimento da equipe Gran

Área de figuras planas

(VALIPREV – agente administrativo. Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Valinhos – 2020) 

Uma sala retangular ABCD, com 8 m de largura, teve parte de sua área reservada para estocar materiais, conforme mostra a figura.

questões de matemática para concursos

Sabendo que o perímetro da sala reservada é igual à metade do perímetro da sala ABCD, então, a área da sala reservada é igual a

A.12 m2.
B.14 m2.
C.16 m2.
D.18 m2.
E.20 m2.

Resposta

LETRA C 

– Considerando que “x” é a largura do retângulo da sala reservada;

– Assim, o perímetro “P” da sala original será P= 16 + 20 + 2x e o perímetro P’ da sala reservada será P’= 16 + 2x;

– Como P = 2. P’, então 16 + 20 + 2x = 2(16 + 2x), onde x= 2;

– Dessa forma, a área “S” da sala reservada será S= 2 x 8 , onde S= 16

*Resposta pelo professor João Carlos de Freitas da equipe Gran

Dicas para gabaritar questões de matemática em concursos públicos

Abaixo você confere algumas dicas que podem ajudar a otimizar a sua preparação para a matéria de matemática. Veja:

  • Não tenha medo do conteúdo, você pode dominá-lo! É tudo questão de prática;
  • Não tenha medo de errar questões, isso acontecerá no início e é normal. Com o tempo, você evoluirá na compreensão dos tópicos;
  • Faça um caderno de questões e inclua nele todas as questões que errou e as que teve dúvidas. Posteriormente, volte e resolva os itens novamente;
  • Reveja e fortaleça conhecimentos básicos de matemática básica antes de ir para questões mais avançadas;
  • Memorize as principais fórmulas;
  • Fique ligado nas dicas dos professores para cada conteúdo;
  • Se tiver dificuldade com a matéria, organize-se para resolver pelo menos 5 questões por dia (mesmo que os estudos para aquela matéria não estejam previstos para o dia);
  • Evite usar calculadora na hora de resolver as questões;
  • Resolva questões formuladas pela banca organizadora responsável pelo seu certame de escolha para compreender a profundidade da cobrança e os temas preferidos;
  • Busque associar o que está estudando com situações do dia a dia. Afinal, a associação favorece o aprendizado.

Confira mais dicas de como dominar a matéria de matemática para concursos públicos!

Onde encontrar mais conteúdo para gabaritar questões de matemática de concurso?

Além da plataforma Gran Questões, também disponibilizamos uma coletânea de materiais gratuitos para ajudar na sua trajetória de aprovação. Confira simulados, e-books, aulas, editais verticalizados e muito mais!

E para diversificar a rotina de estudos, que tal conferir nossa série no Youtube sobre matemática em concursos públicos com o professor Márcio Flávio?


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


30 de maio5 min. de leitura