Questões de Raciocínio Lógico para Concurso. Saiba o que estudar!

Não passe mais sufoco com questões de raciocínio lógico! Gabarite todos os itens estudando pela resolução comentada de questões!

Avatar


29 de maio5 min. de leitura

Você tem dificuldade com questões de raciocínio lógico? Se a resposta for sim, saiba que você não é único! Muitos concurseiros (até mesmo os mais experientes) encaram essa disciplina com um certo medo. Contudo, as questões de raciocínio lógicos estão presentes na maioria dos concursos e especialmente em concursos de:

  • Área de Segurança pública (Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal);
  • Área Judiciária (Tribunais);
  • INSS;
  • Banco do Brasil; e
  • Caixa Econômica Federal.

Mas se o seu concurso dos sonhos está nessa lista ou tem a previsão de questões de raciocínio lógico no edital, o que você pode fazer para conseguir uma boa pontuação na prova? A resposta para isso está na resolução de questões de raciocínio lógico com gabarito comentado!

Ser aprovado é questão de treino

Como a resolução de questões de raciocínio lógico com gabarito comentado pode te ajudar a passar em um concurso público?

A resposta para isso é bem simples: para sermos bons em qualquer coisa, é preciso treino! Com os concursos, não é diferente. Afinal, as pessoas que garantem a aprovação em concursos públicos não se tornaram especialistas em todos os assuntos. Na verdade, os aprovados são aqueles que souberam conciliar a teoria com a prática; isto é, aprenderam a fazer a prova.

É exatamente com isso que a resolução de questões de raciocínio lógico vai te ajudar! Em outras palavras, será o  treinamento que você precisa para se preparar para o grande dia da prova do seu concurso de escolha.  Afinal de contas, existem diversas maneiras de se fazer uma pergunta e as bancas avaliadoras apresentam metodologias de avaliação completamente diferentes entre si.

Por isso, não precisa se preocupar em ser um especialista em raciocínio lógico! Basta aprender com a prática para garantir uma excelente pontuação!

Questões de raciocínio lógico: o que é cobrado em concursos públicos?

As Noções de Lógica e Lógica das Situações são dois assuntos muito recorrentes em questões de raciocínio lógico para concursos. Esses conceitos também são introdutórios no RLM e essenciais para garantir um entendimento mais concreto sobre outros assuntos derivados, como:

  • Sequências
  • Verdades e mentiras
  • Associação lógica
  • Orientação espacial e temporal

O principal guia para os seus estudos preparatórios sempre deverão ser o edital de abertura do concurso (que indicará todos os pontos a serem estudados na disciplina), mas também as provas passadas formuladas pela banca. Uma característica importante sobre questões de raciocínio lógico é que elas não costumam variar tanto assim, sendo basicamente adequações de modelos já cobrados anteriormente.

Raciocínio Lógico x Raciocínio Lógico Matemático (RLM)

Utilizadas quase sempre como sinônimos, essas duas palavras se referem, de maneira geral, à mesma matéria, porém, com distinções.

O Raciocínio Lógico, em si, não necessariamente requer a utilização de fórmulas matemáticas para ser resolvido. De fato, trata-se de uma questão lógica que pode utilizar-se de muitos recursos distintos. Isso pode ser visto na construção semântica das orações, por exemplo . De modo geral, pode-se dizer que o raciocínio lógico ocorre por: indução, dedução e abdução.

Por outro lado, o Raciocínio Lógico Matemático (RLM) é aquele no qual a resolução esbarra na necessidade de conhecer operações matemáticas. Esse modelo é o mais cobrado em provas de concursos públicos e exames, exatamente por conta da sua aplicabilidade prática.

No entanto, na sua prova é comum encontrar uma mistura desses dois tipos, a não ser que a banca organizadora seja conhecida por preferir um tipo específico. Na dúvida cheque sempre a lista de temas detalhados para a disciplina.

O que fazer se você tem dificuldade com questões de raciocínio lógico?

As questões de raciocínio lógico costumam ser temidas por muitos concurseiros. No entanto, o maior segredo para dominá-las está, de fato, na prática!

Abaixo separamos algumas dicas para auxiliar no estudo e resolução de questões de raciocínio lógico no dia da sua prova:

Aperfeiçoe suas habilidades em operações matemáticas básicas

Soma, subtração, divisão, frações e porcentagem são alguns exemplos de temas de matemática que aparecem como parte da resolução de questões de raciocínio lógico. Assim, é importante que você tenha uma boa base também nesses assuntos. Vai facilitar muito a sua vida!

Leia o enunciado devagar e faça marcações

Em questões de raciocínio lógico para concursos públicos, cada palavra conta. Por isso, nada de ler o enunciado correndo e partir pra resolução. De fato, o melhor é ler devagar uma vez e fazer marcação de palavras-chaves na segunda. Dessa forma, você diminui suas chances de cair em “pegadinhas semânticas”.

Ilustre o seu pensamento

Uma dica que pode ajudar muito na resolução de questões de raciocínio lógico para concurso é efetivamente utilizar a sua folha de rascunho para desenhar os elementos ou palavras citadas no enunciado. Se for um problema que envolve uma tabela, por exemplo, desenhe-a para auxiliar na sua visualização do tema.

Observe os padrões

Como já mencionamos, questões de raciocínio lógico para concursos públicos geralmente seguem padrões, especialmente se forem formuladas pela mesma banca organizadora. Esses padrões podem estar presentes na utilização de um termo ou estrutura que já denunciem o que precisará ser feito. Com isso, você ganha tempo e reduz a ansiedade.

Ponha a mão na prática e estude com questões comentadas

Especialmente se você tem medo das questões de raciocínio lógico e sabe que essa é uma fraqueza sua, uma boa recomendação é separar tempo para resolver pelo menos 5 questões por dia. Ao praticar todos os dias, a dificuldade vai sumindo aos poucos. Afinal, você, de fato, se acostuma. Escolher as questões comentadas também permite que você verifique a resolução detalhada caso tenha errado ou caso tenha dificuldades para responder o item.

Questões de raciocínio lógico: onde encontrar itens com gabarito comentado?

Se você procura uma plataforma de resolução de questões com uma interface interativa e detalhada, dashboards de desempenho e com um acervo de mais de 2 MILHÕES de questões de concursos, você está procurando pelo Gran Questões.

Lá você tem acesso às questões de raciocínio lógico e de qualquer outra disciplina que você esteja procurando, podendo filtrar por órgão, banca, certame, cargo, ano, disciplina, assunto e até mesmo por palavra-chave.

Você fica sabendo na hora se o item está errado ou certo e é só clicar na aba “professor” para acessar o gabarito comentado redigido por um dos professores especializado na disciplina da equipe do Gran!

Clique aqui para se cadastrar gratuitamente no Gran Questões!

Exemplos de questões de raciocínio lógico que você encontra exclusivamente no Gran Questões

Hora de passar para a prática! Confira abaixo alguns exemplos de aplicação do RLM em questões de concursos públicos de diferentes áreas!

Área de Segurança – Polícia Civil

(FGV (Questões Inéditas)– PC RN – Agente e Escrivão – 3º Simulado, 2021)

Um suspeito foi detido preventivamente em uma terça-feira e seria julgado depois de 50 dias. O seu julgamento aconteceu em uma:

A. segunda-feira.
B. terça-feira.
C. quarta-feira.
D. quinta-feira.
E. sexta-feira.

Resposta comentada

LETRA C.

Para resolver esta questão, devemos lembrar que a cada 7 dias os dias da semana se repetem. 7 dias após a detenção também será uma terça-feira. A imagem a seguir demonstra isso

questões de raciocínio lógico para concursos

Vamos dividir 50 dias por 7 para saber quantas semanas existem nesse período. 50/7= 7 (e sobra 1 dia). No 49º dia será terça-feira, então, no 50º dia será: quarta-feira.

*Resposta pelo professor Thiago Fernando Cardoso da Silva da equipe Gran

Área Judiciária – Polícia Civil

Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A correição geral ordinária será realizada ___________________ pelos Juízes de Direito, nos serviços judiciais, observado o calendário organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

A. diariamente
B. mensalmente
C. anualmente
D. semestralmente
E. trimestralmente

Resposta

Letra C.

É anualmente.

Art. 121. A correição geral ordinária será realizada anualmente pelos Juízes de Direito, nos serviços judiciais, observado o calendário organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

*Resposta pelo professor Gilcimar Rodrigues dos Santos da equipe Gran

Continue resolvendo questões gratuitas de raciocínio lógico para concursos!

Questões de raciocínio lógico, recursos gratuitos e simulados para Concurso

Queremos te ajudar a conquistar a aprovação! Por isso, disponibilizamos em nosso site um acervo de materiais completamente gratuitos para te ajudar na sua rotina de estudos de questões de raciocínio lógico! Confira abaixo:

Caderno de questões comentadas

Já pensou conferir mais de 300 questões de raciocínio lógico resolvidas e comentadas pelo professor Josimar Padilha aqui do Gran? No caderno de questões comentadas de RLM gratuito você conquista um entendimento ainda maior sobre o Raciocínio Lógico em concursos e não passa mais sufoco! Confira todas as cobranças mais recentes, dicas e explicações essenciais para garantir uma excelente pontuação na sua prova!

Raciocínio Lógico para concursos

Garanta o seu caderno de questões de raciocínio lógico comentadas e GRATUITAS! 

Curso gratuito de raciocínio lógico para concursos

Domine os principais pontos da matéria de raciocínio lógico para concursos com o curso gratuito elaborado pelo professor Márcio Flávio Alencar. Com este programa, você terá acesso a videoaulas, audioaulas, PDFS e acesso ao fórum de dúvidas com os professores!

Adquira o seu curso gratuito de raciocínio lógico! 

Aulas gratuitas

Quem não gosta de uma boa videoaula e, ainda por cima, gratuita? Aqui no Gran nós sabemos como esse recurso pode ser essencial para a compreensão das matérias, especialmente as mais difíceis! Por isso, no canal do Gran você encontra diversas aulas gratuitas! Confira um exemplo abaixo, voltado para a resolução de questões de raciocínio lógico!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de maio5 min. de leitura