Questões de Raciocínio Lógico para Concurso. Saiba o que estudar!

Não passe mais sufoco com questões de raciocínio lógico! Gabarite todos os itens estudando pela resolução comentada de questões!

Avatar


22 de Julho 3 min. de leitura

Você tem dificuldade com questões de raciocínio lógico? Se a resposta for sim, saiba que você não é único! Muitos concurseiros (até mesmo os mais experientes) encaram essa disciplina com um certo medo. Contudo, as questões de raciocínio lógicos estão presentes na maioria dos concursos e especialmente em concursos de:

  • Área de Segurança pública (Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal);
  • Área judicial (Tribunais);
  • INSS;
  • Banco do Brasil; e
  • Caixa Econômica Federal.

Mas se o seu concurso dos sonhos está nessa lista ou tem a previsão de questões de raciocínio lógico no edital, o que você pode fazer para conseguir uma boa pontuação na prova? A resposta para isso está na resolução de questões de raciocínio lógico com gabarito comentado!

Destaques:

 

Como a resolução de questões de raciocínio lógico com gabarito comentado pode te ajudar a passar em um concurso público?

A resposta para isso é bem simples: para sermos bom em qualquer coisa, é preciso treino! Com os concursos, não é diferente. Afinal, as pessoas que garantem a aprovação em concursos públicos não se tornaram especialistas em todos os assuntos. Na verdade, os aprovados são aqueles que souberam conciliar a teoria com a prática; isto é, aprenderam a fazer a prova.

É exatamente com isso que a resolução de questões de raciocínio lógico vai te ajudar! Em outras palavras, será o  treinamento que você precisa para se preparar para o grande dia da prova do seu concurso de escolha.  Afinal de contas, existem diversas maneiras de se fazer uma pergunta e as bancas avaliadoras apresentam metodologias de avaliação completamente diferentes entre si.

Por isso, não precisa se preocupar em ser um especialista em raciocínio lógico! Basta aprender com a prática para garantir uma excelente pontuação!

Questões de raciocínio lógico: o que é cobrado em concursos públicos?

As Noções de Lógica e Lógica das Situações são dois assuntos muito recorrentes em questões de raciocínio lógico para concursos. Esses conceitos também são introdutórios no RLM e essenciais para garantir um entendimento mais concreto sobre outros assuntos derivados, como:

  • Sequências
  • Verdades e mentiras
  • Associação lógica
  • Orientação espacial e temporal

O principal guia para os seus estudos preparatórios sempre deverão ser o edital de abertura do concurso (que indicará todos os pontos a serem estudados na disciplina), mas também as provas passadas formuladas pela banca. Uma característica importante sobre questões de raciocínio lógico é que elas não costumam variar tanto assim, sendo basicamente adequações de modelos já cobrados anteriormente.

Questões de raciocínio lógico: onde encontrar com gabarito comentado?

Se você procura uma plataforma de resolução de questões com uma interface interativa e detalhada, dashboards de desempenho e com um acervo de mais de 1 MILHÃO de questões de concursos, você está procurando pelo Gran Cursos Questões. Lá você tem acesso às questões de raciocínio lógico e de qualquer outra disciplina que você esteja procurando, podendo filtrar por órgão, banca, certame, cargo, ano, disciplina, assunto e até mesmo por palavra-chave.

Você fica sabendo na hora se o item está errado ou certo e é só clicar na aba “professor” para acessar o gabarito comentado redigido por um dos professores especializado na disciplina da equipe do Gran!

Clique aqui para se cadastrar gratuitamente no Gran Cursos Questões!

Exemplos de questões de raciocínio lógico que você encontra exclusivamente no Gran Cursos Questões

Hora de passar para a prática! Confira abaixo alguns exemplos de aplicação do RLM em questões de concursos públicos de diferentes áreas!

Área de Segurança – Polícia Civil

(FGV (Questões Inéditas)– PC RN – Agente e Escrivão – 3º Simulado, 2021)

Um suspeito foi detido preventivamente em uma terça-feira e seria julgado depois de 50 dias. O seu julgamento aconteceu em uma:

A. segunda-feira.
B. terça-feira.
C. quarta-feira.
D. quinta-feira.
E. sexta-feira.

Resposta comentada

LETRA C.

Para resolver esta questão, devemos lembrar que a cada 7 dias os dias da semana se repetem. 7 dias após a detenção também será uma terça-feira. A imagem a seguir demonstra isso

questões de raciocínio lógico para concursos

Vamos dividir 50 dias por 7 para saber quantas semanas existem nesse período. 50/7= 7 (e sobra 1 dia). No 49º dia será terça-feira, então, no 50º dia será: quarta-feira.

*Resposta pelo professor Thiago Fernando Cardoso da Silva da equipe Gran

Área Judiciária – Polícia Civil

Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A correição geral ordinária será realizada ___________________ pelos Juízes de Direito, nos serviços judiciais, observado o calendário organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

A. diariamente
B. mensalmente
C. anualmente
D. semestralmente
E. trimestralmente

Resposta

Letra C.

É anualmente.

Art. 121. A correição geral ordinária será realizada anualmente pelos Juízes de Direito, nos serviços judiciais, observado o calendário organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

*Resposta pelo professor Gilcimar Rodrigues dos Santos da equipe Gran

Continue resolvendo questões gratuitas e comentadas de raciocínio lógico para concursos! 

Questões de raciocínio lógico, recursos gratuitos e simulados para Concurso

Queremos te ajudar a conseguir a aprovação! Por isso, disponibilizamos em nosso site um acervo de materiais completamente gratuitos para te ajudar na sua rotina de estudos de questões de raciocínio lógico! Confira abaixo:

Caderno de questões comentadas

Já pensou conferir mais de 300 questões de raciocínio lógico comentadas pelo professor Josimar Padilha aqui do Gran? No caderno de questões comentadas de RLM gratuito você garante um entendimento ainda maior sobre o Raciocínio Lógico em concursos e não passa mais sufoco! Confira todas as cobranças mais recentes, dicas e explicações essenciais para garantir uma excelente pontuação!

Raciocínio Lógico para concursos

Garanta o seu caderno de questões de raciocínio lógico comentadas e GRATUITAS! 

Aulas gratuitas

Quem não gosta de uma boa videoaula? Aqui no Gran Cursos Online nós sabemos como esse recurso pode ser essencial para a compreensão das matérias, especialmente as mais difíceis! Por isso, no canal do Gran você encontra diversas aulas gratuitas! Confira um exemplo abaixo, voltado para a resolução de questões de raciocínio lógico!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Natural de Aracaju, a professora Érika Ramos decidiu ingressar na conquista pelo cargo público por 2 principais razões: a busca…

Persistência e dedicação sempre foram palavras que permearam a vida de Elisa da Silva Gomes Lana, natural de Costa Verde…

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Evelyn Rodrigues é natural de Brasília/DF, mas hoje mora em Aracaju/SE, onde realizou e foi aprovada no Concurso Prefeitura Barra…

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *