Interpretação de texto para concurso: como resolver questões?

Dominar a interpretação de texto para concurso é essencial para garantir uma bom desempenho em questões, mas como fazer isso? Acompanhe o artigo para descobrir!

Avatar


14/10/2021 | 16:42 Atualizado há 218 dias

Não tem como fugir: se você vai prestar concurso público, com certeza encontrará questões de Língua Portuguesa. De modo geral, essa matéria recebe muito destaque pelas Bancas Examinadoras, especialmente no quesito de interpretação. Mas você sabe como estudar interpretação de texto para concurso de forma otimizada? Afinal, como encarar as questões no dia da prova? Responderemos todas essas perguntas durante o artigo! Acompanhe para não perder nenhuma das dicas!

Navegue pelo índice abaixo para descobrir mais:

Destaques:

 

Interpretação de texto para concurso: qual é a base?

O objetivo da formulação de qualquer texto é transmitir uma mensagem. Ao unir corretamente palavras, frases e conectivos, cria-se uma estrutura que pode ser compreendida e então, interpretada. Nesse sentido, a interpretação de texto para concurso consiste na assimilação e compreensão de uma mensagem que nem sempre está explícita. 

Suponha, por exemplo, que uma empresa coloque uma placa na porta do seu estabelecimento com a seguinte mensagem: “Estamos abertos de segunda a sexta-feira de 12h às 18h.”Há o que foi escrito e há o que podemos inferir. A informação escrita é clara,  indicando os horários de funcionamento. Essa habilidade de extrair dados concretos do texto é chamada de Intelecção.

O que podemos inferir, contudo, parte da nossa noção de interpretação de texto. Logo, se você pretende visitar a loja, não fará isso aos finais de semana e nem depois das 18hrs, pois a partir da interpretação, a loja estará fechada nesses horários.

Volte ao topo

 

Interpretação de texto para concurso: como estudar?

Ao contrário de outras matérias, muitos concurseiros ainda acreditam erroneamente que não há necessidade de estudar interpretação de texto para concurso. Essa noção é bastante equivocada e pode atrasar muito seu processo de aprovação!

Todas as matérias para concurso podem e devem ser estudadas e praticadas antes da prova. Lembre-se: por mais que você julgue compreender um assunto, é preciso também saber aplicá-lo nos moldes esperados pela banca organizadora. E esse é o grande desafio!

Com isso em mente, confira as principais dicas para estudar interpretação de texto para concursos:

1.  Como estudar interpretação de texto para concurso: cultive o hábito de ler

É muito comum que provas de concursos públicos apresentem fragmentos de textos jornalísticos, crônicas, artigos e poemas como base para as questões. Uma boa maneira de se adequar à linguagem, ler mais rápido (sem prejudicar a sua compreensão) e até ampliar seu vocabulário é buscando estimular a leitura, sempre que possível.

Algumas bancas examinadoras até possuem um histórico de autores mais cobrados, como é o caso da Banca IBFC especialmente com textos de Cecília Meireles, Nelson Rodrigues e Manuel Bandeira.

Saiba mais sobre o perfil da Banca IBFC! 

2.  Como estudar interpretação de texto para concurso: resolva questões comentadas

Uma outra maneira ainda mais direta de treinar sua habilidade de interpretação de texto para concurso é por meio da resolução periódica de questões de concurso comentadas. Afinal, esse tipo de questão não apresenta apenas a resposta e sim uma explicação contextualizada sobre o item, permitindo que você compreenda o assunto de maneira mais completa.

Veja abaixo um exemplo de questão de interpretação de texto para concurso comentada retirado diretamente da plataforma de questões Gran Cursos Questões:

2021. FEPESE – Prefeitura de Balneário Camboriú – Prefeitura de Balneário Camboriú – Técnico – Área Segurança do Trabalho

Leia o texto abaixo, fragmento de um poema de Carlos Drummond de Andrade.

Procura da poesia

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Estão paralisados, mas não em desespero,

há calma e frescura na superfície intata.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.

Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.

Espera que cada um se realize e consume

com seu poder de palavra

e seu poder de silêncio.

Assinale a alternativa que apresenta o tema do texto.

(A). O convívio com poemas.
(B). O poder de silêncio de um poema.
(C). A calma e a paciência necessárias do poema.
(D). Uma proposta para escrever poesia.
(E). Um poema em desespero.

Resposta comentada

GABARITO LETRA D,

É a única alternativa que apresenta o tema correto. O TEMA DO TEXTO É “Uma proposta para escrever poesia.” Isso pode ser provado pelo seguinte VERSO DO POEMA: “Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos”. Por isso, é a a única resposta CERTA.

Já as letras A, B, C e E NÃO podem ser a resposta, pois apresentam descrições que não ocorre dentro do poema. Isso pode ser percebido pela leitura atenta do poema. Portanto, o poema não tem como tema o convívio com poemas, nem trata sobre o poder do silêncio de um poema, nem a calma e a paciência necessárias do poema, muito menos um poema em desespero.

*Resposta pela professora Manuela Machado Gastardelli da equipe Gran.

Viu como fica mais fácil compreender questões de interpretação de texto para concurso quando elas são comentadas? No Gran Cursos Questões você encontra milhares de questões para praticar e se aprimorar tanto na Língua Portuguesa quanto em interpretação de texto para concurso! A melhor parte? Você não paga nada para se cadastrar!

Continue resolvendo questões de interpretação de texto para concurso comentadas e gratuitas! 

3.  Como estudar interpretação de texto para concurso: crie o hábito de fazer marcações no texto

Uma dica essencial que vai te ajudar a resolver questões de interpretação de texto para concurso de maneira otimizada é a capacidade de marcar palavras, termos e ideias mais importantes para impedir que você precise realizar uma nova leitura. Afinal, cada minuto é importante na hora de fazer uma prova de concurso público.

Vale lembrar aqui que, para questões de interpretação de texto para concurso, nem sempre é necessário (ou recomendado) ler todo o texto! Essa informação pode ser um pouco chocante para algumas pessoas, mas não se preocupe! Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

Quais partes do texto devem ser destacadas em uma primeira leitura?

  • Tópicos frasais: geralmente ao início de cada parágrafo, especialmente em textos argumentativos , a ideia principal a ser desenvolvida é apresentada em períodos curtos que podem ser destacados para facilitar a consulta.
  • Palavras como sempre, nunca, jamais: estes são, afinal, os termos preferidos de bancas examinadoras para formular questões-pegadinha. Por isso, toda vez que os termos aparecerem, dê destaque!
  • Dados: fique atento para a menção de números, datas, prazos e constatações, como por exemplo, o “Tribunal de Justiça de São Paulo é o maior tribunal do mundo em número de processos.”

4.  Como estudar interpretação de texto para concurso: compreenda o papel de cada termo na frase

Compreender interpretação de texto para concurso fica mais fácil se a estrutura de uma frase não for um mistério para você. Por exemplo, ao identificar o sujeito de uma frase, você já tem uma ideia de qual é o principal assunto da oração.

Também não é incomum que o candidato seja indagado sobre a possibilidade de substituição de um termo, sem que isso acarrete em prejuízo ao significado. Para isso, é importante estar seguro sobre o significado morfossintático de cada termo. Veja um exemplo abaixo:

2021. Questões Inéditas – SOE – Sem Órgão Específico – Língua Portuguesa – 3º Simulado

[…] Talvez as coisas não sejam tão desesperadoras. Imagine-se que daqui a cem anos, depois de uma guerra atômica e de uma catástrofe climática que destruam o mundo civilizado, um pesquisador recupere os “selfies” e as fotos de batata frita.

Marcelo Coelho. Disponível em: <https://m.folha.uol.com.br>

Julgue os itens com base nos aspectos morfossintáticos do texto.

Em “daqui a cem anos,” (l. 55), a substituição de “a” por “há” mantém a correção gramatical do trecho.

(C). Certo
(E). Errado

Perceba que para resolver o item corretamente, o candidato deve compreender que o termo a neste caso se classifica como preposição de valor coesivo e por isso não poderia ser substituídos por “há” que é apenas um verbo! Assim, é importante não se deixar cair no senso comum de que estudar interpretação de texto para concurso é simplesmente ler e compreender textos.

Volte ao topo

 

Como resolver questões de interpretação de texto para concurso?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a preparação para interpretação de texto para concurso, é hora de conhecer um pouco mais sobre a batalha na prática: isto é, dicas práticas para o momento em que sua prova estiver diante de você. Confira!

1. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: leia o enunciado primeiro

É isso mesmo que você leu: não invertemos os processos! O objetivo dessa técnica é  filtrar a real necessidade de empreender tempo (e energia) em um texto que talvez não precise ser lido integralmente. Fazer isso também permite que, se você for ler o texto, já faça isso com o objetivo da questão em mente.

Pense o seguinte: textos longos em provas de concurso tem o objetivo de cansar o candidato. Afinal, infere-se que o candidato lerá o texto pelo menos duas vezes para garantir que não entendeu nada errado.

Busque resolver questões de interpretação de texto sempre dessa forma para se acostumar com esse modelo mais rápido e eficiente de resolução: com certeza você colherá bons resultados!

2. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: sublinhe termos importantes no enunciado

Essa dica é essencial especialmente para provas que variam muito nos enunciados. Isso é muito comum em provas organizadas pela Banca Funpar, por exemplo. Os comandos podem variar de questão em questão, uma hora sendo marque a correta e logo depois, marque a incorreta.

Tudo isso pode parecer pequeno, mas aliado ao nervosismo da prova e ao tempo limitado, ler um comando de maneira incorreta pode levar o candidato a marcar a opção incorreta de forma impulsiva ou perder bastante tempo até compreender o equívoco.

Ao ressaltar o comando da questão, seus olhos irão imediatamente para ele, mesmo que você precise resolver outras questões e então retornar.

3. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: sublinhe termos importantes também no texto

Lembra que isso fez parte de uma dica de estudos de interpretação de texto para concurso. Pois é! Quanto mais rápido sua atenção for captada para os pontos mais importantes, mais otimizado o seu tempo será, aumentando a possibilidade de conquistar uma boa pontuação.

4. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: identifique as partes do texto

A maioria dos textos é estruturado da maneira canônica, isto é: introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, o enunciado pode te dar algumas dicas de onde encontrar a resposta. Veja:

  • Se for o tema ou ideia central: procure no título ou no primeiro parágrafo do texto, afinal, essas ideias costumam estar expressas na introdução.
  • Se for argumentação: procure na parte mediana do texto, isto é, no meio. Afinal, essa é a parte reservada à argumentação.
  • Se for a opinião/ ponto de vista do autor: procure no último parágrafo, geralmente destinado à conclusão e fechamento de ideias.

5. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: em provas de múltipla escolha, leia todas as opções e assinale todas as opções incorretas de cara

Se você começou a ler um item e já sabe que ele não é a resposta incorreta, não precisa ler até o final e, para não arriscar ler novamente, já indique que ele é errado. Assim você não perderá mais tempo com aquela afirmação, podendo concentrar sua energia de interpretação nas opções remanescentes.

A ideia aqui é organizar seu espaço de questão de interpretação de texto para concurso da forma mais clara e direta possível para que você possa identificar exatamente de onde parou se precisar resolver outros itens antes, por exemplo.

6. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: cuidado com as extrapolações

No processo de inferir o significado de algumas frases, alguns concurseiros podem acabar fugindo completamente ao propósito da mensagem expressa. Aqui está a extrapolação, um erro muito comum em questões de interpretação de texto para concurso.

Toda a vez que sentir que está indo para esse caminho, leia a frase de novo e tente extrair o sentido mais literal: o que o autor realmente quis dizer? Não fique preso ao que ele não disse, mas você acha que disse.

Se o autor falou que seu céu é vermelho, não há porque conjecturar que ele seja azul, por exemplo. Atenha-se apenas à ideia expressa.

7. Como resolver questões de interpretação de texto para concurso: separe a sua opinião da opinião do autor

Em questões de interpretação de texto para concursos, vale o que foi escrito pelo autor, mesmo que você não concorde muito com aquele ponto de vista. Assim, busque analisar cada item de maneira fria e objetiva. Este não é o momento para argumentação ou para apresentar seu ponto de vista: essa habilidade poderá ser demonstrada em questões argumentativas discursivas, por exemplo.

Volte ao topo

 

Interpretação de texto para concurso: confira a videoaula gratuita!

Se você ainda ainda tem dúvidas sobre a interpretação de texto para concursos, que tal conferir a aula gratuita exclusiva sobre o tema com o professor Diogo Alves? Além de apresentar as principais dicas, ele também as coloca em prática com a resolução de questões. Confira:

Questões de interpretação de texto para concurso você encontra no Gran Cursos Questões!

Durante o artigo você pôde desfrutar de alguns exemplos de questões comentadas disponíveis na plataforma Gran Cursos Questões.

Lá, além de encontrar milhares de questões de interpretação de texto para concurso grátis e comentadas, você também tem acesso a provas, simulados, filtros de assuntos frequentes, análise de desempenho e muito mais!

O cadastro é gratuito e ao realizá-lo, você passa a ter acesso também a questões e simulados inéditos formulados pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online!

Venha estudar com o Gran Cursos Questões! 

 


 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
3

1


Tudo que sabemos sobre:

dicas de português gran cursos questões


Comentários (1)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.