Saiba quais são as disciplinas mais cobradas na prova da PRF

Confira quais são as disciplinas mais cobradas na prova da PRF. Novo concurso em breve, com prova prevista para 2021.

Avatar


9 de Junho de 2020

Você já está ciente que a Polícia Rodoviária Federal solicitou mais de 2,6 mil vagas para o Ministério da Economia para a realização de um novo concurso da PRF, não é mesmo? E se você tem o sonho de se tornar um PRF, vamos trazer alguns pontos para você otimizar os seus estudos e trazer para vocês quais são as disciplinas que mais são cobradas na prova da PRF.

 

Disciplinas mais cobradas na prova da PRF

Levando como base o último concurso da PRF organizado pela Cebraspe, duas disciplinas tiveram um peso importantíssimo: Língua Portuguesa e Legislação de Trânsito. Elas representaram 60 questões no último certame, ou seja, 50% da prova objetiva.

Ou seja: ter as disciplinas que mais são cobradas na prova da PRF bem definidas em seu cronograma de estudos é fundamental para obter a aprovação. Principalmente em um concurso concorrido, com a nota de corte altíssima, como foi a da PRF.

Dentro de Legislação, as questões foram divididas em duas partes: metade de Resoluções do Contran e a outra metade versando sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A prova constou com praticamente 20 questões para cada um dos temas.

Mas não é só com elas que você irá passar. Por mais que você consiga acertar todas as 60 questões nas duas disciplinas, você irá precisar de, pelo menos, mais 30 pontos para ‘entrar no jogo’ e não ser mais um entre os participantes. E como se trata de um sonho, você terá que ir para a luta.

As outras disciplinas vão ter uma relevância muito próxima entre elas. São de quatro a seis questões por disciplina, com exceção de Raciocínio Lógico, que foram oito questões e de História da PRF, que teve duas. É uma prova em que todas as disciplinas contam com uma relevância muito grande, pois há uma igualdade.

 

Confira abaixo o número de questões em cada disciplina

Disciplinas cobradas na prova da PRF Quantidade de questões
Legislação de Trânsito 40
Língua Portuguesa 20
Noções de Direito Penal e Processual Penal 10
Raciocínio Lógico-Matemático 8
Noções de Física 6
Legislação Especial 5
Direitos Humanos e Cidadania 5
Noções de Direito Administrativo 5
Noções de Direito Constitucional 5
Ética no Serviço Público 4
Geopolítica Brasileira 4
História da PRF 2

 

É importante lembrar que o grau de dificuldade do concurso da PRF é muito alto. A última prova foi muito complicada e com uma nota de corte expressiva. É bem verdade que ela teve sua nota puxada para cima, pois foram 12 anulações.

Por isso, a gente tem falado para o aluno que quer chegar com chance de aprovação iniciar os estudos agora. Estamos a um ano da data da prova, levando em consideração que o edital saia no ano que vem. É um tempo razoável e suficiente para chegar preparado e competitivo na prova da PRF.

E o Gran Cursos Online está aqui para te ajudar. Temos um curso extremamente atualizado, seja com as nossas vídeo-aulas e os nossos PDFs, além de diversos eventos no YouTube, que são gratuitos. Não perca essa oportunidade de alavancar os seus estudos e conquistar o sonho de ser um PRF.

Avatar


9 de Junho de 2020