Raciocínio lógico: entenda o que é e como se preparar!

Raciocínio Lógico é fundamental em concursos e demais provas, porém pode ser bem complexo. Entenda como se preparar!

Avatar


22 de julho3 min. de leitura

Raciocinar significa usar a razão ou uma sequência de juízos para chegar a alguma conclusão ou descoberta. Parece simples assim, mas não é. Existem alguns tipos de raciocínio utilizados pelos seres humanos, e um deles é bastante explorado quando falamos sobre educação ou teste de conhecimentos. Ele é o raciocínio lógico.

 

O que é raciocínio lógico?

Raciocínio lógico é uma organização ou estruturação de raciocínios que nos permite, de acordo com determinadas normas, chegar a uma conclusão ou resolver um problema. Existem três tipos de raciocínios lógicos: indução, dedução e abdução.

Esse raciocínio é importante porque nos permite, principalmente, resolver problemas práticos do dia a dia. Embora ele seja importante para cálculos, por exemplo, está mais relacionado à nossa habilidade de encontrar o caminho correto para a resolução de um impasse do que necessariamente nossa habilidade com os números.

O raciocínio lógico matemático é o mais exercitado nos anos de escola e cobrado em provas de processo seletivo, como concursos públicos. Isso acontece porque é muito importante para o mercado que a população economicamente ativa saiba resolver problemas — ou, pelo menos, selecionar bem os caminhos através dos quais essa adversidade possa ser solucionada.

Raciocínio lógico para concurso

Embora não seja possível ensinar o raciocínio efetivamente, é possível treiná-lo, desenvolvê-lo e aprimorá-lo, através de estimulação e exercícios de raciocínio lógico.

Na prova de raciocínio lógico em concursos públicos, é preciso redobrar a atenção: essas questões são uma das maiores causadoras de queda nas notas. O nível de dificuldade delas, porém, depende de vaga para vaga.

Para se preparar bem para esses exercícios, é necessário praticar muito e exercitar os tipos de raciocínios que mais são levados em consideração nas provas, como o dedutivo, por exemplo.

Imagine as seguintes afirmações:

  • Todos os venenos são letais.
  • O cianureto é um veneno.
  • O cianureto é letal.

Para chegar à conclusão de que o cianureto é letal, nos baseamos nas premissas de que todo veneno é letal e de que cianureto é um veneno. Portanto, é letal.

Alguns outros conteúdos de raciocínio lógico para concursos que merecem atenção, são:

  • Sequências
  • Verdades e mentiras
  • Associação lógica
  • Orientação espacial e temporal

Raciocínio lógico cai em quais concursos?

Cada vez mais o raciocínio lógico (RLM) vem sendo cobrado em provas de concurso público das mais diversas áreas. Porém, algumas seleções merecem destaque, tal como é o caso das carreiras policiais. Em certames desse tipo, tanto a cobrança em matemática quanto raciocínio lógico é um pouco mais aprimorada. A cobrança também pode ser observada nos certames da área judicial (Tribunais), área fiscal, INSS, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Independente da área, se você identificou a matéria no seu edital, é hora de estudá-la! A filtragem da competição muitas vezes se faz por aí, já que muita gente desconsidera o RLM como uma matéria que “pode ser compensada” com a pontuação em outras disciplinas. Isso torna o conhecimento no raciocínio lógico, um diferencial! Seja “o diferente” e conquiste os pontos que farão a diferença!

Para garantir uma preparação mais direcionada e completa, você também pode contar com o curso preparatório do Gran para Raciocínio Lógico e Matemática!

Saiba mais sobre o curso preparatório para RLM em concursos, clicando aqui! 

Teste a sua habilidade em raciocínio lógico!

Já contamos para você a importância de resolver questões de concurso para ficar craque no raciocínio lógico. No Gran Cursos Questões você pode fazer isso gratuitamente, ainda contando com comentários exclusivos de professores especialistas!

Acesse questões de raciocínio lógico respondidas e comentadas!

Na plataforma de questões, você ainda pode gerar os seus próprios simulados para a matéria e mensurar o seu desempenho. É a maneira mais simples e rápida de garantir a aprovação em concursos públicos!

Mas lembre-se sempre: de nada adianta uma extensa bagagem de estudos se a concentração e a atenção não estiverem em primeiro lugar! Para mais matemática para concurso e mais informações sobre concursos abertos, fique ligado nas informações aqui no blog do Gran Cursos Online!

Você também pode conferir os nossos materiais gratuitos, incluindo a série de aulas disponibilizadas no Youtube! Veja um exemplo abaixo:

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


22 de julho3 min. de leitura