Recursos Banese: Prazo até 16 de setembro; Confira!

Recursos Banese: Para interpor recursos o candidato deverá acessar o site do Cebraspe e seguir as instruções ali contidas.

Avatar


16 de setembro7 min. de leitura

Foram aplicadas no último domingo, dia 12 de setembro, as provas do concurso do Banco do Estado do Sergipe (recursos Banese). Inscreveram-se no certame 24.335 candidatos para os cargos de Técnico Bancário I e Técnico Bancário III – Especialidade Desenvolvimento. O Banese ofertou 45 vagas e remuneração de até R$ 4.361, 94.

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá do período entre os dias 15 e 16 de setembro de 2021.

Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico www.cebraspe.org.br/concursos/banese_21, e seguir as instruções ali contidas.

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

A prova utilizada para a correção são as listadas abaixo:

As questões estão sendo avaliadas pelos professores caso sejam cabíveis de recurso. Logo mais estaremos atualizando a matéria com outras questões, caso exista possibilidade de recurso.

  • Técnico Bancário I

Gramática pelo professor Pilastre Dias

Questão 15

A banca CEBRASPE julga esta afirmativa como Certa. No entanto, percebe-se que a inserção dos artigos torna os termos mais especificados, o que diferencia a reescrita em relação ao texto original. Sigo, nesse sentido, o ensinamento de Maria Helena de Moura Neves (Gramática de usos do português, 2011: 396): “o artigo definido é tido como simples determinante do substantivo”. Neves diz que se utiliza o artigo no singular ou no plural “junto de substantivo apresentado pelo falante como referente a  algo ou alguém que o leitor ou ouvinte, por uma razão ou por outra, sabe exatamente quem é, ou o que é. Por isso, continuo a sustentar haver clara distinção semântica entre “a hospitais” e “aos hospitais”, sendo este último mais especificado em termos de referência (fala-se sobre hospitais em específico, previamente conhecidos pelo enunciador e pelo receptor). Por isso, solicita-se a alteração do gabarito de Certo para Errado.

 

Informática pelo professor Jeferson Bogo – Questão 111 e 117

Questão 111

A questão cita: “apenas os novos dados ou dados modificados são gravados”, porém, o backup diferencial é cumulativo, pois não desmarca o atributo de arquivamento. Uma vez que um arquivo seja copiado, continuará a ser copiado nos demais backups diferenciais, o que torna o item errado. Solicita-se a alteração do gabarito. Referência: https://huaweibra.com.br/blog/cloud-computing/backup-incremental-e-diferencial/

Questão 117

A questão trata da propagação do vírus depois de ativado (informação citada), algo que acontece automaticamente, ou seja, não depende mais da ação do usuário. Solicita-se alteração do gabarito.

Referência: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/viruses-worms

 

  • Técnico Bancário III

Raciocínio Lógico pelo professor Thiago Cardoso – Questão 40

O operador OU… OU é o operador OU EXCLUSIVO, que é diferente do operador OU INCLUSIVO.
Se a frase original fosse: “Se Ana é professora então Pedro é médico ou Roberto é enfermeiro” realmente a negação seria “Ana é professora e Pedro não é médico e Roberto não é enfermeiro”.
Porém, a frase original tem o operador OU… OU, que é o operador OU EXCLUSIVO. Portanto, a negação apropriada seria:
“Ana é professora e Pedro é médico, se, e somente se, Roberto é enfermeiro.”

Conhecimentos Bancários pelo professor Cid Roberto

Questão sobre alocação de capital

Recurso solicitando a alteração do gabarito de errado para certo. A alocação de capital próprio para cobertura de riscos em geral é um conceito gerencial ou não contábil que foi definido pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia, do BIS2. O conceito de alocação de capital pode ser comparado ao cálculo que as Companhias de Seguros realizam com vistas a averiguar se suas reservas são suficientes para cobertura dos riscos que são objeto dos contratos de seguro.

A alocação de capital está associada a perdas prováveis e que não necessariamente ocorrerão. Neste caso, é necessária a realização de cálculos voltados para a mensuração dos riscos incorridos. A soma dos riscos incorridos pela instituição financeira em suas operações será comparada com o seu capital próprio ou patrimônio líquido.

Segundo Basileia II, as instituições financeiras integrantes de conglomerados financeiro ou econômico-financeiro devem calcular os valores de seu patrimônio de referência e patrimônio de referência exigido em bases consolidadas (Res. nº 3.444/07 e Res. nº 3.490/07, respectivamente).

Define-se conglomerado financeiro como “o conjunto de entidades financeiras vinculadas diretamente ou não, por participação acionária ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou
pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial”; já o conceito de conglomerado econômico-financeiro, por sua vez, abarca um universo mais amplo de entidades.

O Basileia III substitui estes dois conceitos por um terceiro, definindo a base para apuração dos requerimentos de capital, a partir de 1/1/15, as principais normas do novo Acordo passaram a contemplar o conceito de conglomerado
prudencial, ao passo que a Resolução nº 4.280/13 entrou em vigor em 1/1/14. (Fonte Anbima e Acordo de Basileia III)

Ante o exposto acima, o termo conglomerado econômico-financeiro foi substituído pelo termo conglomerado prudencial, entretanto o conceito, ou seja, a natureza da avaliação, ainda continua sendo conglomerado-econômico,
uma vez que as demais empresas do grupo ainda continuam sendo avaliadas nas diversas instituições financeiras levando-se em conta vinculações diretas ou não, por participação acionária ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial, buscando obedecer o requisito do crédito conglomerado, pois ao avaliar um conglomerado, avalia-se
a sua condição econômico-financeira.

Considerando as informações ora apresentadas, solicito adotar os procedimentos que se fizerem necessários para alterar o gabarito de Errado para Certo.

Referência: http://portalabbc.org.br/ADM/artigosestudosconfig/uploads/54779313991698
634700_Provisaoealocacodecapital.pdf

Questão sobre PIX e open banking

Recurso solicitando a alteração do gabarito de certo para errado. Dividindo o comando em duas partes, a segunda parte “ameaça a receita de prestação de serviços dos bancos tradicionais” está correta, visto que as pessoas físicas são isentas de pagamento de tarifa quando realizam transferências por meio do Pix. Fazendo o Pix, essas pessoas deixam de realizar transferências por meio da TED ou do DOC onde estariam sujeitas ao pagamento de tarifas. De fato, o Pix compromete as receitas decorrentes dos serviços prestados pelos bancos tradicionais ao diminuir a quantidade de TED ou DOC realizados.

Todavia, há erro na primeira parte do comando: “O PIX está inserido no contexto do open banking”. A palavra contexto, segundo o Dicionário Aurélio, significa o “encadeamento das ideias dum escrito”. Pois bem, este encadeamento é subjetivo, ambíguo, varia do ponto de vista de cada pessoa que estiver escrevendo, mas o que vale são as normas em vigor.

O Pix trouxe maior comodidade e agilidade para o setor de pagamentos, estimulando o consumo e a otimização do Sistema Financeiro e o Open Banking trouxe maior liberdade aos consumidores que passaram a ter total autonomia sobre seus dados pessoais e bancários, podendo escolher produtos financeiros de acordo com suas realidades e necessidades.

Ambas as iniciativas fazem parte de um plano maior do Banco Central chamado Agenda BC+, que propõe a transparência da agenda de trabalho da instituição ao divulgar informações detalhadas sobre as ações desenvolvidas em curto, médio e longo prazo com o objetivo de democratizar o SFN (Sistema Financeiro Nacional).

A Agenda BC + é estruturada em quatro pilares temáticos: Mais Cidadania Financeira, Legislação mais moderna, SFN mais eficiente e Crédito mais barato. Em momento algum o Banco Central insere o Pix no contexto do Open Banking nem vice-versa. O Pix está inserido no contexto da Agenda BC +, no pilar temático SFN mais
eficiente.

Referência: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/bcmais

Questão sobre criptomoedas

Recurso solicitando a alteração do gabarito de errado para certo. Uma das funções da moeda é ser utilizada como medida de valor (ou unidade de conta). Serve, neste aspecto, de parâmetro para se apurar o valor monetário da transação de bens e serviços, permitindo inclusive comparações.

O real, o dólar e qualquer outra moeda estrangeira possuem a função de unidade de conta, pois permite apurar o valor monetário de bens e serviços. É possível fazer compras na Americanas.com, Amazon, NetShoes, Starbucks e
MercadoLivre utilizando criptomoedas, através dos gift-cards, os vale-presentes vendidos em criptomoedas.

Ora, se é possível comprar mercadoria efetuando o pagamento com criptomoedas então elas possuem a função de unidade de conta como qualquer outra moeda. Considerando as informações ora apresentadas, solicito adotar os
procedimentos que se fizerem necessários para alterar o gabarito de errado para certo.

Considerando as informações ora apresentadas, solicito adotar os procedimentos que se fizerem necessários para alterar o gabarito de errado para certo.

Referências: Assaf Neto, Alexandre. Mercado Financeiro. 15ª Edição. Barueri (SP): Editora Atlas, 2021.

https://blog.mercadobitcoin.com.br/e-possivel-realizar-pagamentos-com-criptomoedas-esclarecemos-suas-principais-duvidas

Questão sobre risco de mercado

Recurso solicitando a alteração do gabarito de certo para errado. O risco de mercado é o risco de desvalorização de instrumento financeiro ou de carteira de instrumentos financeiros, decorrente de variação nas taxas de juros, nas taxas de câmbio, nos preços de ações ou nos preços de mercadorias Segundo o Art. 2º da Res. CMN 3.464, de 26.06.2007, define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos
valores de mercado de posições detidas por uma instituição financeira.

O Banco Central atua continuamente para assegurar a solidez e a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o regular funcionamento das instituições que o compõem. Para garantir a saúde e o equilíbrio econômico-financeiro dessas instituições e para promover a adoção de condutas adequadas na realização de seus negócios, o Banco Central monitora e supervisiona as atividades das instituições, verificando, por exemplo, se essas têm capital suficiente para
operar, se estão cumprindo as normas e os regulamentos vigentes, se sua contabilidade está de acordo com as regras nacionais e internacionais, e ainda se possuem um relacionamento adequado com seus clientes e usuários. Esse
conjunto de atividades é chamado de supervisão.

O processo de supervisão, por sua vez, é organizado de acordo com o escopo e o universo de atuação. O escopo da supervisão pode ser: prudencial, com foco na solvência e na liquidez de cada instituição, ou conduta, com foco na
adequação do relacionamento das instituições com seus clientes e usuários de produtos e serviços financeiros, e na prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD/FT).

Diante o exposto, está evidente o foco primordial da supervisão bancária não é o risco de mercado não, que tem a ver com os riscos decorrentes das variações oscilações do mercado que, acontecerão independentemente de qualquer
supervisão a que o mercado seja submetido. Considerando as informações ora apresentadas, solicito adotar os
procedimentos que se fizerem necessários para alterar o gabarito de certo para errado.

Referência: www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/supervisao

Questão sobre desconto

Recurso solicitando a alteração do gabarito de errado para certo. Utilizadas com o objetivo de permitir uma maior liquidez de caixa às unidades consumidoras e produtoras, as operações de desconto consistem na antecipação de recursos financeiros em contrapartida a títulos de crédito (duplicatas, notas promissórias etc) com prazo e vencimentos futuros.

Desta maneira, a operação de desconto se baseia na diferença entre o valor nominal ou de resgate (N) de um título de crédito e o seu respectivo valor atual apresentado na data de desconto.

D = N – A

Onde:
D = desconto
N = valor nominal ou de resgate do título
A – valor atual do título

Denominada de “desconto bancário” ou “desconto por fora” é calculado por meio da seguinte fórmula: Db = N . i . n

Onde:
Db = desconto bancário
N = valor nominal ou de resgate do título
i = taxa de juros
n = prazo de vencimento do título

Tendo em conta as informações acima apresentadas, é certo afirmar que “Para realizar uma operação de desconto comercial ou bancário, o banco precisa conhecer a taxa de desconto e o valor nominal do título.”

Não há como realizar a operação desconto sem fazer uso da taxa de desconto, a taxa de juros, e o valor nominal do título, que em finanças e contabilidade, se refere ao valor de face, ou valor declarado, de um ativo.

Considerando as informações ora apresentadas, solicito adotar os procedimentos que se fizerem necessários para alterar o gabarito de Errado para Certo.

Referência: Fonte: Ferreira, Roberto G. Matemática Financeira Aplicada: mercado de capitais, administração financeira, engenharia econômica. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000

Resumo do Concurso Banese

Concurso Banco do Estado do Sergipe (concurso Banese)
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Técnico Bancário I e III
Escolaridade níveis médio e superior
Carreiras administrativa
Lotação Sergipe
Inscrições de 26 de fevereiro e 22 de março de 2021
Número de vagas 35 vagas
Remuneração R$ 4.361, 94 e R$ 2.437, 79
Data da Prova 12 de setembro de 2021
Link do último edital Clique aqui para fazer o download do edital Banese


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de setembro7 min. de leitura