As provas do concurso público para ingresso na Câmara Municipal de Fortaleza foram realizadas neste domingo, dia 07 de abril. Além disso, o gabarito preliminar já se encontra disponível para consulta.
Confira abaixo os recursos para o concurso da Câmara Municipal de Fortaleza, caso você queira interpor contra alguma questão indicada.
Veja AQUI mais informações sobre o Concurso Câmara de Fortaleza CE
Destaques: |
Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:
Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram a prova para o cargo de Agente Administrativo. Clique para acessá-la.
LÍNGUA PORTUGUESA – QUESTÃO NÚMERO 01
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: A
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a frase abaixo em que a preposição A – sozinha ou combinada – não é uma exigência da regência de um outro termo, mostrando um valor semântico específico.
(A) Aos sonhos não importa o preço.
(B) O despertar dá aos sonhos uma fama que eles não merecem.
(C) Uma vez que somos destinados ao fracasso, tenhamos paciência.
(D) Prefira afrontar o mundo servindo a sua consciência a afrontar a sua consciência servindo ao mundo.
(E) Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.
FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca sugere como resposta o item E; contudo, a preposição ali presente é fruto da exigência da regência do adjetivo “indefesos”. Diferentemente, no item A, no termo “Aos sonhos”, a presença da preposição “a” não é exigência da regência de um termo da frase, mas somente é empregada por razões enfáticas e pode até ser substituída por outra preposição: Não importa o preço dos/para os sonhos. Assim, solicita-se a alteração do gabarito de E para A.
LÍNGUA PORTUGUESA – QUESTÃO NÚMERO 02
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: A
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: D
ENUNCIADO DA QUESTÃO: As frases abaixo mostram termos sublinhados que retomam termos anteriores; assinale a frase em que o tipo de retomada não está corretamente realizado.
(A) Esse coral representa as tradições musicais do país. Eles são muito bem-preparados. / retomada por um pronome pessoal.
(B) Ela decidiu viajar para a Europa. Essa viagem deverá ser muito útil para seu trabalho de doutorado. / retomada por um substantivo cognato.
(C) Ele ficou reprovado em quase todas as matérias. O fato de não ter sucesso o deprime muito. / retomada por uma expressão sinônima.
(D) Eu moro numa casa pequena na esquina da rua. Esse teto me abriga há algum tempo. / retomada da parte pelo todo.
(E) Eu trabalho numa escola pública. É uma grande escola muito conhecida no bairro. / retomada idêntica do mesmo substantivo com novo determinante.
FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca apresenta o item A como resposta. De fato, o termo “Eles”, apesar de ser pronome pessoal, não apresenta concordância típica, visto que sua referência seria “coral”, que é masculino e singular. O emprego de “Eles”, contudo, pode ser admitido mediante concordância ideológica ou silepse. Por outro lado, a retomada não está corretamente realizada na alternativa D, visto que o termo “teto” retoma a referência a “casa”, de sorte que o que se tem é o contrário do que afirma o item: trata-se da retomada do todo (“casa”) pela parte (“teto”). Desse modo, solicita-se a alteração do gabarito de A para D ou a anulação da questão por duplicidade de resposta.
LÍNGUA PORTUGUESA – QUESTÃO NÚMERO 03
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: A/C
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Na seção “Horóscopo” de um jornal paulista se lê a seguinte previsão para os do signo “Peixes”:
“Alguém está tentando enganar você? Você sabe, logicamente, que está imune a toda trapaça. Todos te devem algo, logo devem tratar você com respeito”.
Assinale a afirmação correta sobre o que se lê neste fragmento textual.
(A) O autor desse texto fala com um leitor imaginário, pertencente a algum dos signos do horóscopo.
(B) A primeira pergunta do texto funciona como contato com o leitor já que nada decorre dela no texto.
(C) O segundo período do texto mostra uma pressuposição que cria um espaço comum entre os interlocutores.
(D) Os textos dos horóscopos trabalham com vocábulos objetivos, de significado bem específico.
(E) O texto tenta mostrar certa dignidade e respeito por meio da utilização correta da língua portuguesa.
FUNDAMENTAÇÃO: O item C se mostra como melhor resposta, uma vez que, no segundo período, a pressuposição é de que o leitor pertencente ao signo de Peixes é “imune a toda trapaça” e, assim como o autor, o leitor tem esse conhecimento, que representa o “espaço comum”.
Ressalte-se que a banca pode considerar como correta a alternativa A, embora não seja a melhor opção, visto que faz referência a “algum dos signos”, ao passo que o comando deixa claro que se trata do signo “Peixes”.
LÍNGUA PORTUGUESA – QUESTÃO NÚMERO 04
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: E/D
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Observe a seguinte frase, retirada de um diálogo: – Você é um gênio, cara!”
A significação da frase está correta no seguinte contexto:
(A) como uma crítica a uma observação culta a respeito de um tema popular, feita pelo interlocutor.
(B) como um elogio a uma observação inadequada do interlocutor.
(C) como uma observação de caráter neutro sobre a participação do interlocutor no diálogo travado.
(D) como uma expressão opinativa de caráter positivo como algo dito conscientemente fora de hora.
(E) como uma ironia diante de algo inadequado dito pelo interlocutor.
FUNDAMENTAÇÃO: Trata-se de uma questão polêmica, tendo em vista que a frase do comando está fora de contexto. No entanto, a alternativa E é a mais coerente, visto que o comentário pode ser entendido em um tom irônico, um tom de deboche após um comentário “inadequado dito pelo interlocutor”.
A banca, porém, pode considerar o item D como resposta apesar de não ser a melhor. Isso porque o emprego do ponto de exclamação sugere uma fala emotiva feita logo após algum comentário do interlocutor, mas não necessariamente “dito conscientemente fora de hora”.
LÍNGUA PORTUGUESA – QUESTÃO NÚMERO 06
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: A/C
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a frase abaixo que se insere entre os textos injuntivos, manifestando uma ordem.
(A) Diga “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário.
(B) Conservemos, pela sabedoria, o que adquirimos por entusiasmo.
(C) Respeitar a mulher do próximo!
(D) Venha a nós o vosso reino e seja feita a vossa vontade.
(E) Não se deve engolir mais credos do que se é capaz de digerir.
FUNDAMENTAÇÃO: Outra questão polêmica, visto que textos injuntivos são aqueles que apresentam instruções e neles normalmente ordens são expressas por verbos no imperativo. Apesar de se perceber tal modo verbal nos itens A e B, tem-se aí expressões de aconselhamento, não de ordem, a qual, contudo, subjaz na frase do item C, disso decorre essa como melhor opção.
Por outro lado, o perfil oscilante da banca pode leva-la a optar pelo item A como resposta, visto que ali se tem o imperativo que mais se inclinaria, embora não de forma totalmente satisfatória, a uma pedido mais incisivo, quase ordem.
LÍNGUA PORTUGUESA – QUESTÃO NÚMERO 09
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: B/C
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a frase em que o emprego de “lá” é considerado inadequado.
(A) Nada faz você mais tolerante com uma festa barulhenta no vizinho do que você estar lá.
(B) Torna-se mais difícil chegar a um lugar quando se pensa que já se está lá.
(C) Avestruzes não enfiam a cabeça na terra, mas enfiam a cabeça numa cerca e esquecem como a colocaram lá.
(D) Gosto de ir aos cemitérios e lá admirar os túmulos dos que venceram na vida.
(E) Não é que eu tenha medo de morrer. É que eu não quero estar lá quando isso acontecer.
FUNDAMENTAÇÃO: O gabarito divulgado pela banca foi o item E; contudo, a imprecisão do comando acerca da inadequação do emprego do “lá” dá margem a percepções diversas, visto que o item B se mostra inadequado, em vista do cacófato gerado pela sequência “está lá”, que se assemelha a uma flexão do verbo estalar. Além disso, o item C também pode ser considerado inadequado por conta do emprego do advérbio “lá” em vez de ali: “e esquecem como a colocaram ali”. Além disso, a banca ainda aponta a inadequação do “lá” no item E, possivelmente em vista do emprego figurado do advérbio que ali faz referência à morte. Nesse contexto, em vista das múltiplas possibilidades de resposta, solicita-se a anulação do item.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: D
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR ADRIEL DE SÁ: E
ENUNCIADO DA QUESTÃO: A estratégia de tomada de decisão em grupo que busca encorajar a participação e a proposição de soluções criativas, sem julgamentos imediatos, é conhecida como
(A) avaliação formativa.
(B) análise de BATNA.
(C) matriz de decisão.
(D) árvore de decisão.
(E) brainstorm.
FUNDAMENTAÇÃO: O brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma técnica que visa gerar o máximo de ideias possíveis em um curto espaço de tempo, sem críticas ou julgamentos imediatos. Ele incentiva a participação de todos os membros do grupo, promove a criatividade e pode resultar em soluções inovadoras para problemas complexos. Portanto, o brainstorm é a estratégia mais adequada para estimular a participação e a proposição de soluções criativas em um contexto de tomada de decisão em grupo.
Vamos analisar as demais alternativas incorretas:
A) A análise formativa refere-se a uma abordagem que visa fornecer feedback contínuo durante um processo, com o intuito de melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados.
B) BATNA significa Best Alternative to a Negotiated Agreement, ou seja, Melhor Alternativa a um Acordo Negociado. É uma abordagem utilizada em negociações para avaliar as opções disponíveis caso um acordo não seja alcançado.
C) Uma matriz de decisão é uma ferramenta que organiza e estrutura informações relevantes para facilitar a tomada de decisão. Ela geralmente envolve a identificação de critérios importantes e a avaliação das opções com base nesses critérios.
D) Uma árvore de decisão é uma representação gráfica de possíveis resultados de uma decisão, incluindo probabilidades, custos e benefícios associados a cada caminho.
Como solicitar recurso?
Segundo o edital, o candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar e contra o resultado preliminar das Provas Dissertativas disporá de dois dias úteis para fazê-lo, de 12h do primeiro dia útil após a publicação, até 11h59 do terceiro dia útil após a publicação, contados do primeiro dia útil subsequente à publicação do gabarito oficial preliminar e do resultado preliminar das Provas Dissertativas publicados no endereço eletrônico da banca FGV.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso Câmara de Fortaleza CE
Concurso Câmara de Fortaleza CE | Câmara Municipal de Fortaleza CE |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas (FGV) |
Cargos | Diversos |
Escolaridade | Níveis superior e médio |
Carreiras | Administrativa, contábil, tecnologia da informação, jurídica, comunicação e educação |
Lotação | Fortaleza, Ceará |
Número de vagas | 408 vagas |
Remuneração | R$ 4.740,52 a R$ 7.110,79 |
Inscrições | 04 de janeiro a 05 de fevereiro de 2024 |
Taxa de inscrição | R$ 62,00 e R$ 85,00 |
Data da prova objetiva | 07 de abril de 2024 |
Clique aqui para ver o edital Concurso Câmara de Fortaleza CE Clique aqui para ver a retificação do Concurso Câmara de Fortaleza CE |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa