Recursos Colégio Pedro II: entenda aqui qual é o prazo

Concurso Colégio Pedro II oferta vagas de níveis médio, técnico e superior.

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6 de Fevereiro6 min. de leitura

As provas do concurso Colégio Pedro II foram aplicadas no último domingo (04/02). Organizado por uma comissão própria, o concurso púbico do Colégio Pedro II oferta vagas para diversas áreas.

Os gabaritos preliminares já estão disponíveis para consulta no site do órgão.

Qual o prazo para recursos?

Segundo o edital, os pedidos de recursos podem ser formalizados no site do órgão até 6 de fevereiro de 2024.

A equipe de professores do Gran apontou algumas questões que podem ter pedido de recurso formalizado para o cargo de Assistente em Administração, além de realizar a fundamentação.

Confira abaixo:

Recursos concurso Colégio Pedro II: língua portuguesa – questão 7

Fundamentação feita pelo professor Bruno Pilastre.

Resposta preliminar da banca: A

Nossa resposta preliminar: C

Recurso: alteração de gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

Solicita-se à banca a alteração do gabarito de (A) para (C). No texto, está explícito o argumento de que as pessoas dialogam contando histórias. O diálogo é justamente “convencer e encantar aqueles que nos ouvem” (isto é, o interlocutor).

Além disso, a noção de diálogo está presente em “contar e contar-nos” (neste último caso, um processo identitário). Por essa razão, solicita-se deferimento e consequente mudança de gabarito.

Recursos concurso Colégio Pedro II: língua portuguesa – questão 12

Fundamentação feita pelo professor Bruno Pilastre.

Resposta preliminar da banca: B

Nossa resposta preliminar: A e B

Recurso: anulação

Motivo: duas respostas possíveis

Fundamentação:

Solicita-se à banca a anulação da questão, pois há duas respostas possíveis. O processo de formação de “reeduco” é a derivação por afixação (re- + educo). Há um problema, então: duas alternativas são possíveis: (A) e (B).

Primeiramente, há que se notar que a afixação é um tipo de derivação (que envolve prefixação, sufixação e parassíntese), conforme Kehdi (Morfemas do Português, 2007). Ainda que a Nomenclatura Gramatical Brasileira não apresente essa classificação, registrando apenas a derivação, as duas classificações são válidas.

Por haver duas respostas, a questão deve ser anulada. Tendo em vista os argumentos apresentados, pede-se deferimento.

Recursos concurso Colégio Pedro II: conhecimentos específicos – questão 51

Fundamentação feita pelo professor Adriel de Sá.

Resposta preliminar da banca: B

Nossa resposta preliminar: E

Recurso: alteração de gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

O gabarito é a letra E. A sequência correta é 3, 2, 1.

Stoner (1995)[1] define a divisão do trabalho como “a decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitado, e não pela tarefa como um todo”.

A divisão do trabalho proposta por Alfredo, com cada funcionário realizando uma tarefa simples e repetitiva, se baseia no princípio da divisão do trabalho, uma técnica de gerenciamento que visa aumentar a eficiência e a produtividade de um processo.

Fayol (1975) apud Ferreira et al (2002)[2], define a responsabilidade como a expectativa de que a pessoa seja responsável por suas ações, decisões e resultados relacionados à sua posição ou papel dentro de uma organização.

A responsabilidade de Alfredo em desempenhar bem sua função é fundamental para o sucesso da instituição. Essa responsabilidade é mútua, pois a empresa também deve fornecer a ele as condições necessárias para que ele possa prosperar e contribuir para o crescimento da organização.

Para Chiavenato (2003)[3], toda organização precisa de uma estrutura para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados.

O processo de matrícula proposto por Alfredo demonstra o princípio da hierarquia em diversas etapas: o processo segue uma ordem específica, com cada etapa dependente da conclusão da anterior; o processo envolve diferentes níveis de autoridade, desde a recepção do estudante até a confirmação da matrícula em sistema; e o processo garante um fluxo de informação organizado e hierárquico.

[1] STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil Ltda., 1995.

[2] FERREIRA, Ademir; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias: Evolução e Tendências da Moderna Administração de Empresas. São Paulo: Thomson Learning, 2002.

[3] CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Recursos concurso Colégio Pedro II: conhecimentos específicos – questão 59

Fundamentação feita pelo professor Adriel de Sá.

Resposta preliminar da banca: E

Nossa resposta preliminar: D

Recurso: alteração de gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

O gabarito é a letra D.

O item I é falso. A busca por um equilíbrio entre os objetivos da organização e a necessidade de flexibilidade e liberdade individuais é um desafio constante para a administração. Afirmar que a flexibilidade individual deve se sobrepor aos objetivos da instituição é negar a necessidade de um trabalho em conjunto para alcançar metas comuns.

Corrobora com essa afirmação o autor Chiavenato (2014)[1], que destaca as organizações precisam das pessoas e as pessoas precisam das organizações. O equilíbrio organizacional ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

O item II é falso. A sobrevivência é um objetivo fundamental para qualquer organização. Sem ela, a organização não pode cumprir seu papel na sociedade e contribuir para o bem-estar dos indivíduos.

Ainda, afirmar que a organização não vive para si e que seu único objetivo está no exterior é negar a importância da sustentabilidade e da autogestão, por exemplo.

O autor Cunha (1993)[2] parte da premissa de que as organizações mais adaptadas às adversidades do ambiente terão maiores chance de sobrevivência. Para Hannan e Freeman (1977)[3], a sobrevivência está ligada às diferentes estratégias e capacidades desenvolvidas pelas organizações no sentido de se adequarem às exigências ambientais.

O item III é verdadeiro. As organizações são criações legais, pois são formalizadas e reconhecidas por leis e regulamentações. Isso significa que elas possuem direitos e obrigações, e que seus membros devem seguir as normas e procedimentos estabelecidos. Ainda, por si, as organizações nada planejam, realizam ou decidem. Isso porque a presença das pessoas é essencial para a existência das organizações.

[1] CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

[2] CUNHA, M. P. Organizações, recursos e a luta pela sobrevivência: Análise aos níveis organizacionais e ecológico. Revista de Administração de Empresas, 33(5), 34-47. 1993.[3] HANNAN, M. T.; FREEMAN, J. Ecologia populacional das organizações. Revista de Administração de Empresas, 45(3), 70-91. 2005.

Recursos concurso Colégio Pedro II: conhecimentos específicos – questão 69

Fundamentação feita pelo professor Adriel de Sá.

Resposta preliminar da banca: D

Nossa resposta preliminar: B

Recurso: alteração de gabarito

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

O gabarito é a letra B. Um plano tático deve ter foco em ações específicas. No caso, está traduzindo a estratégia em medidas concretas para alcançar os objetivos de bem-estar dos colaboradores.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) A alternativa está incorreta porque, se o plano foca em tarefas e espaço de ação de cada inspetor, estamos falando de uma visão mais operacional, e não tática.

C) A alternativa está incorreta pois foca em ações táticas de treinamento para observar e identificar ações de bullying em sala de aula, bem como a formação de grupos rivais e acolhimento de pessoas solitárias. Essa ações desmembram a visão estratégica de diminuição do bullying até zero.

D) A alternativa fala em estabelecer redução de despesas (alcançando toda a administração escolar) que possibilitem a abertura de fundo anual para programas departamentais de cumprimento da meta (ou seja, para os demais departamentos da escola, inclusive o financeiro). Logo, estamos tratando de uma visão mais estratégica, e não tática.

E) A alternativa está incorreta porque, se o foco está na comunidade como um todo, além de estudantes, funcionários e responsáveis, estamos falando de uma visão estratégica, e não operacional.

Recursos concurso Colégio Pedro II: conhecimentos específicos – questão 70

Fundamentação feita pelo professor Adriel de Sá.

Resposta preliminar da banca: C

Nossa resposta preliminar: 

Recurso: anulação

Motivo: resposta ineficaz

Fundamentação:

O gabarito, segundo a banca, é a letra C: eficiente, mas não foi eficaz.

O enunciado pede para desconsiderar o fator tempo como recurso. Logo, essa menção influencia diretamente no próprio conceito de eficiência. A eficiência envolve tempo e recurso.

No que se refere à eficácia, o assistente, apesar de entregar um relatório completo com todas as ocorrências da turma XX, a entrega não cumpriu o objetivo de ser utilizada na reunião. Se o enunciado pede para desconsiderar o fator tempo, então não há como dizer que o assistente não foi eficaz, ainda que ele tenha cumprido o objetivo fora do prazo.

Ainda, no que se refere à eficiência, o assistente  realizou a tarefa da melhor maneira possível, ainda que o tempo de execução tenha sido excessivo, resultando na entrega do relatório após a data limite. Não há como dizer que houve eficiência nesse sentido.

O assistente se preocupou em escolher os melhores métodos para o trabalho, demonstrando preocupação com a qualidade do resultado. Mais uma vez, a entrega do relatório após a data limite indica falta de otimização do tempo e dos recursos. Ou seja, não houve eficiência no sentido real do termo.

Segundo Chiavenato (2014)[1], a eficiência é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício e no menor tempo – método ou modo certo de fazer as coisas. Já a eficácia é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta – fazer as coisas certas.

[1] CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri-SP: Manole, 2014.

Recursos concurso Colégio Pedro II: conhecimentos específicos – questão 74

Fundamentação feita pelo professor Adriel de Sá.

Resposta preliminar da banca: A

Nossa resposta preliminar: 

Recurso: anulação

Motivo: resposta errada

Fundamentação:

A banca afirma que a estratégia defensiva envolve as junções de pontos fortes (forças) e ameaças. No entanto, a literatura dominante converge no sentido de que a estratégia defensiva envolve a junção de pontos fracos (fraquezas) e ameaças. Nesse sentido, Teruchkin (2003)[1], Künzel (2001) apud CASTRO et al.(2008)[2], Mintzberg et al. (2000)[3].

Logo, a letra A não pode ser o gabarito da questão.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) A estratégia defensiva envolve as junções de pontos fracos x ameaças, e não pontos fortes e ameaças.

B) A estratégia de manutenção envolve os pontos fortes e ameaças, e não pontos fortes e oportunidades.

C) A estratégia de saída não é uma classificação apresentada pela doutrina dominante, mas pode ser entendida como  um plano elaborado por uma empresa ou empreendedor para encerrar um negócio ou projeto de forma planejada e estruturada. A descrição da alternativa não está inserida nessa situação.

D) A estratégia qualitativa, apesar de também não ser uma classificação apresentada pela doutrina dominante, pode ser entendida como aquela que fortalece os pontos fortes da organização para aproveitar as oportunidades do mercado.

A descrição de que a escola deve aproveitar-se de seu bom nome e abrir novos cursos voltados para comércio e serviços, além de absorver a demanda das escolas que fecharam as portas, intensificando a propaganda dos cursos já existentes está de acordo com essa ideia.

E) A estratégia ofensiva envolve pontos fortes e oportunidades, e não pontos fracos e oportunidades.

Resumo do concurso Colégio Pedro II

Concurso Colégio Pedro IIColégio Pedro II
Situação atualem andamento
Banca organizadoracomissão própria
Cargosdiversos
Escolaridadeníveis médio, técnico e superior
Carreirasadministrativa, tecnologia da informação, saúde e outros
LotaçãoRio de Janeiro – RJ
Número de vagas60 vagas
RemuneraçãoR$ 2.667,19 a R$ 4.556,92
Inscrições11/09/2023 a 11/10/2023
Taxa de inscriçãoR$ 100,00 a R$ 120,00
Data da prova objetiva04/02/2024
Clique aqui para ver o edital

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