Recursos Petrobras: prazo até 24/02. Confira!

Recursos Petrobras: veja as questões passíveis de alteração no gabarito e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres!

Avatar


24/02/2022 | 07:58 Atualizado há 165 dias

O prazo para a interposição de recursos do concurso Petrobras, quanto ao gabarito oficial preliminar das provas objetivas, começam às 10 horas do dia 23/02 e vai até às 18 horas do dia 24/02.

As provas do concurso Petrobras foram realizadas realizadas dia 20 de fevereiro de 2022, no período vespertino.

O gabarito preliminar do concurso Petrobras será informado a partir das 19 horas do dia 22/02. 

Para solicitar a interposição de recursos o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_21_ns, e seguir as instruções contidas ali.

Destaques:

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Língua Portuguesa: Prof. Gustavo Francisco Martins Silva

QUESTÕES 05, 07, 16 e 27

QUESTÃO NÚMERO 05

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: “Considerando-se as ideias de Platão e Sócrates apresentadas no texto, é possível concluir, se se acredita que pessoas que operam sua vivência unicamente a partir de redes sociais vivem de aparências, que tais pessoas não conhecem a Verdade.”  Resposta Certa, pois o texto apesar de não remeter às redes sociais, ele pede na questão para concluir uma ideia (possibilidade), sendo assim  não estaria extrapolando as informações abordadas por Sócrates e Platão. Poderia sim surgir uma relação entre a vivência das pessoas pelas redes sociais. Dessa forma, concordo com o gabarito da banca, certa.

QUESTÃO NÚMERO 07

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: A supressão da vírgula empregada logo após o vocábulo “Assim”, que inicia o segundo período do segundo parágrafo, manteria a correção gramatical, embora alterasse o sentido original do texto.”

Apesar de ao retirar-se a vírgula após o termo “Assim” não acarretar em incorreção gramatical e ocorrer a mudança de sentido, neste contexto haveria problemas por causa do pronome oblíquo átono. O termo “Assim,” seguido de vírgula tem ideia de conclusão, já o termo “Assim” não seguido de vírgula tem ideia de advérbio. Porém na frase “Assim, afasta-se das aparências, rompe com as cadeias de preconceitos e condicionamentos e adquire o verdadeiro conhecimento.” retirando-se a vírgula, haveria a necessidade de mudança do pronome oblíquo átono de lugar pelo fator de atração e ficaria: “Assim se afasta das aparências, rompe com as cadeias de preconceitos e condicionamentos e adquire o verdadeiro conhecimento.” Dessa maneira, solicito alteração de gabarito para errado.

QUESTÃO NÚMERO 16

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: “Infere-se do texto que achar petróleo não é uma certeza porque os erros na identificação do local de perfuração impedem o reconhecimento da localização exata do produto.”

Está no texto de forma explícita o trecho: “…acertar onde furar e encontrar petróleo exige conhecimento técnico de geólogos e geofísicos e bastante investimento, E mesmo com um time de experts do mais alto nível, achar petróleo não é certo.” Dessa maneira, solicito alteração de gabarito para certo.

QUESTÃO NÚMERO 27

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: “O texto é predominantemente informativo.”

O texto apesar de informar, há narração e acima de tudo a opinião do autor, tornando o texto dissertativo-argumentativo. Pode-se perceber isso no trecho: “Preservar textos antigos significava manter vivas artificialmente as línguas. Desde então, passou-se a estudar línguas mortas e alguns textos acabaram sendo declarados sagrados.” Na frase anterior, percebe-se a opinião argumentativa do autor. Assim, solicito alteração de gabarito para errada.

Língua Inglesa: Prof. Eldon Londe Mello

QUESTÕES 43 e 48

QUESTÃO NÚMERO 43

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: The only way Alex Dunedin connects electronically is via emails on his home computer.

O enunciado da questão distorceu o sentido original do texto. No décimo primeiro parágrafo temos que “He is instead only electronically contactable via emails to his home computer.” (“Em vez disso, ele só pode ser contatado eletronicamente por e-mails para seu computador doméstico.”). Ou seja, dizer que ele só pode ser contatado eletronicamente por emails não é a mesma coisa de dizer que ele só se conecta eletronicamente por emails em seu computador de casa. Ora, o texto diz que Alex Dunedin é pesquisador educacional e especialista em tecnologia. Pois bem, nos dias de hoje, não parece razoável inferir que um pesquisador e especialista em tecnologia apenas se conecte para acessar o email em casa. Há de se considerar que ele acesse a internet para se manter atualizado, para trabalhar, fazer vídeo-chamadas, usar redes sociais etc. Inclusive, há de se lembrar que o texto gira em torno de pessoas que abandonaram seus smartphones e não as tecnologias como um todo. Isto é, ele pode muito bem se conectar por meio de outros aparelhos, um tablet, por exemplo, e de outros lugares, como o computador do trabalho ou um computador de um café, de uma biblioteca. Portanto, a mudança da palavra “contatar” por “conectar” implica uma significativa mudança de sentido. Sendo assim, solicito a mudança do gabarito de certo para errado.

QUESTÃO NÚMERO 48

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: In the last sentence of the last paragraph, the word “prickly” means peaceful.

Em consulta à versão online de três dicionários tradicionais e populares como são os de Oxford, Cambridge e Merriam-Webster, em nenhum deles há o registro de que a palavra “prickly” possa ser sinônima ou similar a “peaceful”. Pelo contrário, todas as definições sugerem o oposto, de que “prickly” seja algo desagradável, conflituoso, espinhoso. Seguro de que houve um erro no lançamento do gabarito, solicito a alteração de certo para errado.

Administração Pública: Prof. Adriel de Sá Monteiro 

QUESTÕES 59, 63, 66, 69, 70, 79, 81, 82, 94, 96, 99 e 113 

QUESTÃO NÚMERO 59

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: Uma cadeia de suprimentos tem como finalidade diminuir custos e atender com eficiência os seus clientes, para que esses se sintam satisfeitos com os resultados desse modelo de gestão.

É relevante informar que a cadeia de suprimentos trata o fluxo de produtos ao longo dos processos das empresas, para produzir vantagem competitiva e lucratividade na cadeia de suprimentos e para o conjunto integrante dessa mesma cadeia. Coloca-se produto/serviço certo, no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas. 

E claro, a capilaridade é o diferencial competitivo desta empresa, incluindo em seu conceito, por exemplo, a distribuição física, a administração de Estoques, o modo e tempo de Transporte e o fluxo de informações.

QUESTÃO NÚMERO 63

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: Venda pessoal é uma coisa. Venda terceirizada é outra!

A venda pessoal é compreendida como o processo pelo qual o vendedor identifica, aproxima, realiza a comercialização e satisfaz as necessidades e desejos do comprador, gerando benefícios recíprocos, idênticos e contínuos de vendedor e cliente.

Já um exemplo de venda terceirizada ocorre com hotéis e companhias aéreas por meio das agências de viagens. De fato, a terceirização pode ser parcial ou total.

Na terceirização total, a empresa não tem uma força comercial própria e contrata representantes. Na terceirização parcial, a empresa mantém uma força de vendas própria.

QUESTÃO NÚMERO 66

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc. –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

Assim, a falta de fidelização pode ser melhor observada se o cliente estiver inserido no CRM!

QUESTÃO NÚMERO 69

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: A cultura organizacional é o conjunto de valores, hábitos e crenças em vigor numa organização, suas relações e sua hierarquia, definindo os padrões de comportamento e de atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração.

É dizer, portanto, que a cultura organizacional é o conjunto daquelas características peculiares da organização, com valores compartilhados por todos os seus membros.

QUESTÃO NÚMERO 70

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: O item não deixa claro o tipo de mudança na alta administração. Se estiver falando apenas de mudança de membros, por exemplo, não há o que se valar em mudança da cultura.

Sabemos que a alta cúpula tem papel primordial na manutenção ou alteração da cultura organizacional. Logo, mudanças em valores na alta cúpula acarretam mudanças na cultura organizacional.

De maneira alguma mudar uma cultura será um processo rápido. Por exemplo, as práticas, comparadas aos valores, são mais fáceis de sofrer mudanças; nesse sentido, os valores, para se mudar, seguem uma dinâmica própria.

Um processo possível de mudança cultural é a utilização do processo “de cima para baixo”, ou seja, partindo da alta administração da empresa. Esse processo é uma forma de encorajar as pessoas a agir de modo diferente. Mas, ainda assim, a mudança cultural é um processo participativo e despende tempo para que isso ocorra.

QUESTÃO NÚMERO 79

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: Assegurar a integridade dos dados e do sistema significa garantir que os dados sejam modificados de maneira específica e autorizada.

O gestor de um SIG deve se preocupar com a implantação dos Sistemas de Informação, e claro que um grande esforço deve ser dedicado à segurança, principalmente, após a implantação do sistema.

QUESTÃO NÚMERO 81

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: A ideia da gestão por processos não é a individualidade, mas compreende uma visão mais ampla, posicionando os processos como a pedra angular da estruturação organizacional. Embora a estruturação funcional continue válida, a geração de valor passa a ser gerenciada horizontalmente, em uma visão notadamente interfuncional ponta a ponta.

Nesse sentido, destaca-se que a gestão de processos considera a contribuição de múltiplas funções nas atividades e procedimentos, e não a responsabilização de forma independente em cada etapa do processo.

QUESTÃO NÚMERO 82

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: O conceito de SPT (Sistema de Processamento de Transações) é uma categoria ou um formato de sistema que é utilizado atualmente na maioria das organizações e tem como objetivo coletar, armazenar, processar e distribuir dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para a camada operacional.

Sistema de Processamento de Transações são sistemas integrados que atendem o nível operacional, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., onde os recursos são predefinidos e estruturados. É através de desses sistemas que os gerentes monitoram operações internas e externas a empresa.

QUESTÃO NÚMERO 94

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: Brainwriting é o nome da prática em grupo onde são realizados registros escritos de ideias com o propósito de se alcançar um objetivo específico.

A metodologia envolve um grupo de participantes supervisionados por um moderador. Cada participante deve escrever ideias pertinentes à sua demanda. Ao longo do processo, os participantes são encorajados a elaborar as ideias dos demais e, a fim de estimular suas próprias, devem ler os registros de todos os outros. 

QUESTÃO NÚMERO 96

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: A sensibilidade social é o ponto até o qual uma organização é sensível às obrigações sociais percebidas. A sensibilidade social é medida ao avaliar-se a eficácia e eficiência de uma organização em seus esforços em buscar ações que satisfaçam às obrigações sociais.

Na abordagem de sensibilidade social, a ênfase é de que a empresa não tem apenas responsabilidades econômicas e sociais – ela também precisa se antecipar aos futuros problemas sociais e destinar recursos organizacionais para lidar com esses problemas. 

QUESTÃO NÚMERO 99

GABARITO PRELIMINAR: C

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: E

COMENTÁRIO: Nada de mudar, transformar e melhorar. Uma empresa culturalmente responsável é aquela que respeita os valores, o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os hábitos e os artefatos de uma comunidade enquanto grupo social, preservando – ou, ao menos, não prejudicando – seus elementos primordiais de identificação coletiva.

QUESTÃO NÚMERO 113

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO EXTRAOFICIAL APRESENTADO PELO PROFESSOR: C

COMENTÁRIO: O grupo de processos de monitoramento e controle alcança os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

Os processos de monitoramento e controle são realizados em todas as fases do projeto (INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE E ENCERRAMENTO):

Resumo do Concurso Petrobras

Concurso Petrobras Petróleo Brasileiro S.A
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Diversos
Escolaridade Nível superior
Carreiras Diversas
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 757 vagas imediatas e 3.780 vagas em Cadastro de Reserva
Remuneração de R$ 11.716,82.
Inscrições de 17/12/2021 a 5/1/2022
Taxa de inscrição de R$ 79,83
Data da prova objetiva 20/2/2022
Clique aqui para ver o edital concurso Petrobras

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

2

Comentários (2)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.