Recursos Residência ENARE 2025: prazo até 24/10. Confira!

Recursos Residência ENARE 2025: prazo de interposição de recursos está aberto, aproveite!

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5 min. de leitura

O prazo para interposição de recursos Residência ENARE 2025 está aberto e encerrará no dia 24 de outubro. A prova foi realizada no domingo, 20 de outubro. Vale destacar que o gabarito preliminar foi divulgado no dia 22 de outubro e está disponível no site https://enare.ebserh.gov.br/.

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Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram essa PROVA AQUI.

Questão 8

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), uma Unidade
Básica de Saúde (UBS), em relação à infraestrutura e à ambiência,
deve
I. estar adequada ao quantitativo de população adscrita e suas
especificidades.
II. considerar a densidade demográfica, perfil da população e as ações
e serviços de saúde a serem realizados.
III. ter pontos de apoio para o atendimento de populações dispersas
(rurais, ribeirinhas, assentamentos etc.). Está correto o que se afirma
em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
Fundamentação do recurso: portaria de consolidação nº 02/2017 –
ANEXO 1 DO ANEXO XXII (Política Nacional de Atenção Básica –
Operacionalização (Origem: PRT MS/GM 2436/2017, Anexo 1)).
O item 3.1 trata sobre a infraestrutura e ambiência.
Primeiro vamos entender o sentido das palavras.
A palavra “deve”, é originada a partir da palavra “dever”, que de
acordo com o dicionário online Michaelis significa, dentre outros, ter
obrigação
Já a palavra “poderão”, oriunda do verbo podem, significa ter a
faculdade de.
Resumindo e trazendo para a nossa realidade: dever significa que é
obrigatório, já poderão, significa que é facultativo.
A Política Nacional de Atenção Básica sinaliza que a infraestrutura de
uma UBS deve estar adequada ao quantitativo de população adscrita e
suas especificidades, bem como aos processos de trabalho das equipes
e à atenção à saúde dos usuários. Os parâmetros de estrutura devem,
portanto, levar em consideração a densidade demográfica, a
composição, atuação e os tipos de equipes, perfil da população, e as
ações e serviços de saúde a serem realizados. É importante que sejam previstos espaços físicos e ambientes adequados para a formação de
estudantes e trabalhadores de saúde de nível médio e superior, para a
formação em serviço e para a educação permanente na UBS.
A Política traz ainda que as UBS devem ser construídas de acordo com
as normas sanitárias e tendo como referência as normativas de
infraestrutura vigentes, bem como possuir identificação segundo os
padrões visuais da Atenção Básica e do SUS. Devem, ainda, ser
cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de
Saúde (SCNES), de acordo com as normas em vigor para tal.
Todos os itens acima são deveres, ou seja, são obrigatórios e estão
contemplados nas assertivas I e II.
Continuando, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), traz
também que as UBS poderão ter pontos de apoio para o atendimento
de populações dispersas (rurais, ribeirinhas, assentamentos, áreas
pantaneiras, etc.), com reconhecimento no SCNES, bem como nos
instrumentos de monitoramento e avaliação. A estrutura física dos
pontos de apoio deve respeitar as normas gerais de segurança
sanitária.
Observamos que aqui, não há obrigatoriedade e sim uma possibilidade
(permissão), de que as UBS contêm com pontos de apoio.
Considerando que o enunciado deixa claro que solicita aquilo que
“deve” constar na infraestrutura de uma UBS, nada resta a não ser
solicitar a mudança de gabarito de E para C.

Alternativa C.

Questão 11

O Inamps se constituía como a política pública de saúde que vigorava
antes da criação do SUS e foi extinto pela lei federal 8.689, em 1993.
(Fonte: https://www.epsjv.fiocruz.br/instituto-nacional-de-assistencia-
medica-daprevidencia-social-inamps)
Sobre o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência
Social (INAMPS), avalie as afirmativas e assinale (V) para a verdadeira
e (F) para a falsa.

  • ( ) Modelo previdenciário contribuitivo hospitalocêntrico, inclusivo e
    priorizava a atenção básica à saúde.
  • ( ) Modelo universal de saúde responsável pela melhoria nos
  • indicadores de saúde, como o de mortalidade infantil.
  • ( ) Modelo de gestão que reduziu os custos médico-hospitalares devido ao maior controle orçamentário em saúde.

As afirmativas são, respectivamente:

  • (A) V – V – F.
  • (B) F – F – V.
  • (C) V – F – F.
  • (D) F – V – V.
  • (E) F – V – F.

Item I. Falso. Os recursos do INAMPS eram utilizados para o custeio das unidades próprias do INAMPS (Postos de Assistência Médica e Hospitais) e, principalmente, para a compra de serviços da iniciativa privada. Não há na literatura menção ao INAMPS fomentando ações de Atenção Básica. Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_saude.pdf

Item II. Falso. A assistência à saúde desenvolvida pelo INAMPS beneficiava apenas os trabalhadores da economia formal, com “carteira assinada”, e seus dependentes, ou seja, não tinha o caráter universal que passa a ser um dos princípios fundamentais do SUS. Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sistema_saude.pdf

Item III. Verdadeiro. De acordo com Baldijão (1992), “em 1983, tendo em vista que grande parte dos gastos do INAMPS destinava-se à prestação da assistência médico-hospitalar, foi introduzida a AIH (Autorização de Internação Hospitalar) em toda a rede hospitalar privada. A AIH incorporou, pela primeira vez no país, parâmetros epidemiológicos para o pagamento de contas hospitalares. Os custos das internações foram estabelecidos com base nos procedimentos envolvidos frente a diferentes diagnósticos. Com a introdução da AIH em todos os hospitais privados, passou-se a ter informações sobre morbidade hospitalar a nível nacional. Embora a lógica de implantação deste sistema tenha sido o controle de custos, o que podia gerar distorções nas informações, este subsistema constituiu-se numa importante fonte de dados.

A AIH permanece até hoje como mecanismo de avaliação de custos
hospitalares, sendo introduzida também nos hospitais públicos.
Inicialmente, foi instituída nos hospitais públicos federais e,
posteriormente, nos hospitais estaduais e municipais, como
instrumento de repasse de verbas no processo de municipalização.”
Link da referência –
http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v06n04/v06n04_04.pdf

Fica evidente que a partir da criação da AIH, temos ainda na vigência
do INAMPS, um controle orçamentário e a consequente redução dos
gastos médico-hospitalares.

Assim, sendo, é necessário que haja a troca de gabarito da letra C para
B, uma vez que a sequência correta é F-F-V.

Alternativa B.

Questão 64

De acordo com fontes divergentes, a ECT não possui contraindicações absolutas e seu risco não é maior que o de uma anestesia geral. Um médico especialista deve ser consultado para que o risco da ECT seja minimizado em alguns casos como: arritmias, hipertensão arterial severa,insuficiência cardíaca congestiva, grandes aneurismas, diabete insulino dependente, tumores cerebrais, traumatismo crânio encefálico, acidente vascular cerebral, epilepsia, malformações cerebrovasculares e glaucoma de angulo fechado.

Fonte: https://amb.org.br/files/_DIRETRIZES/eletroconvulsoterapia/files/assets/common/downloads/publication.pdf

Alternativa C.

Questão 82

De acordo com fontes divergentes, as dietas enterais por bomba de infusão podem apresentar complicações, como:

  • Complicação por aspiração, que é considerada a complicação de maior gravidade na nutrição enteral.
  • Gastrointestinais, como diarreia, vômitos, náuseas e constipações. Essas complicações podem ser causadas por excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.
  • Obstrução da sonda, que pode ser causada por lavagem inadequada após a infusão ou retirada pelo próprio paciente.
  • Infecção ou irritação na região onde a sonda está localizada.
  • Sonda se movendo para fora da posição ou ficando desalojada.

Alternativa A.

Questão 84

De acordo com fontes divergentes, A síndrome dos ovários policísticos (SOP) pode causar diversas complicações, incluindo:

  • Irregularidade Menstrual: o aumento de ciclos menstruais anovulatórios (sem ovulação) pode interferir no crescimento normal do endométrio. Dessa forma, pode provocar sangramentos irregulares durante o ciclo, bem como sangramento volumoso e prolongado.
  • Problemas de saúde metabólica: A SOP pode levar a problemas de saúde metabólica, como diabetes tipo 2, síndrome metabólica e obesidade.
  • Doenças cardiovasculares: A SOP aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
  • Câncer: A SOP aumenta o risco de câncer de ovário e endométrio.
  • Infertilidade: A SOP é responsável por 30 a 40% dos casos de infertilidade.
  • Hipertensão: A SOP está associada a um risco aumentado de hipertensão.
  • Apneia do sono: A SOP está associada a apneia do sono.
  • Diabetes gestacional: A SOP aumenta o risco de diabetes gestacional, parto prematuro e pré-eclâmpsia durante a gravidez.
  • Hirsutismo: A SOP pode causar hirsutismo.
  • Acne: A SOP pode causar acne.
  • Irregularidade menstrual: A SOP pode causar irregularidade menstrual.

Alternativa B.

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Resumo do Edital Residência ENARE 2025

Edital Residência ENARE 2025Exame Nacional de Residência Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)
Situação atualEm andamento
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas (FGV)
CargosDiversos
EscolaridadeNível superior
CarreirasSaúde
LotaçãoNacional
Número de vagas3.830 vagas
RemuneraçãoR$ 4.106,09
Inscrições encerradasde 07/08/2024 a 09/09/2024
Taxa de inscriçãoR$ 220,00
Data da prova objetiva20/10/2024
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