Redação para concursos: as melhores dicas para você!

Aprenda como fazer uma Redação para Concursos e esteja preparado para as provas!

Avatar


22 de maio2 min. de leitura

Está em busca de dicas para concurso? Invista na redação! Ela é uma das principais partes da prova e pode fazer toda a diferença para a sua colocação. Por isso, conteúdos sobre redação para concursos devem estar entre as suas prioridades de estudo.

A redação é uma das matérias que mais eliminam candidatos em concursos, pois muitos não sabem como estruturar o texto ou acabam não seguindo os requisitos pedidos. A grande maioria das provas discursivas em concursos costuma cobrar dissertações argumentativas, mas, dependendo da banca, também é possível se deparar com dissertação expositiva, estudos de caso, texto oficial, entre outros gêneros textuais.

Redação para concursos: as melhores dicas

Independentemente do tipo de redação cobrado no concurso público, algumas dicas são básicas e valem para todos os estilos. Confira!

1. Ler o edital

Pode parecer algo simples e é justamente por isso que muitos candidatos não se atentam e acabam sendo prejudicados na redação do concurso. Se atente a pontos como: cores de caneta, estética textual, título e rascunho.

2. Siga o tema

Fale tudo o que a banca pedir no tema do texto e relacione todos os aspectos pedidos com esse tema. Não fuja do pedido, para não prejudicar a sua redação!

3. Atente-se à estrutura da redação

Ao estudar para a prova, é fundamental também estudar a modalidade de redação para o concurso em questão – se é dissertativa argumentativa ou expositiva, por exemplo – e conhecer as suas peculiaridades.

Em geral, uma redação precisa ser dividida em três partes. Na introdução será apresentado e contextualizado o tema, seguida pelo desenvolvimento, com os argumentos e dados presentes relacionados ao tema, e finalizando com a conclusão e o fechamento das ideias. Todos esses pontos devem estar interligados e fluindo de maneira natural.

4. Cuidado com o português!

Erros de ortografia, repetição de palavras, coesão textual, estrutura sintática e vocabulário são alguns aspectos essenciais que influenciam na nota de expressão e domínio da norma culta. Ou seja, saber português para concurso e saber se expressar adequadamente na escrita é fundamental!

5. Mantenha-se atualizado

A maioria das bancas se baseia em assuntos atuais para elaborar o tema da redação do concurso público, então estar sempre atento às principais notícias do dia pode te ajudar na hora de escrever e demonstrar maior conhecimento sobre o assunto, se destacando dos demais candidatos. Para isso, é importante acompanhar os principais meios de comunicação nacionais e internacionais.

6. Treine redação

Assim como resolver questões é importante para fixar a matéria, treinar a redação é fundamental para se preparar e dominar as técnicas de escrita.

Redação para concursos: Estude com o Gran Cursos Online

Independentemente se irá prestar algum dos concursos abertos ou está aguardando a liberação do edital de algum concurso de 2020, é preciso começar a treinar sua redação e se preparar o quanto antes. Matricule-se e comece ainda hoje!

Avatar


22 de maio2 min. de leitura