Residência Multiprofissional: estude com questões comentadas!

Dentre as principais etapas de avaliação para o ingresso em programas de Residência Multiprofissional, as provas objetivas são destaque. Saiba como se preparar de maneira otimizada com questões comentadas!

Avatar


18 de outubro4 min. de leitura

Se você sonha em ingressar em um programa de Residência Multiprofissional, estudar por questões comentadas é uma estratégia que não pode faltar na sua rotina de estudos!

Seguindo a tradição de maior publicação de editais para Residência Multiprofissional no segundo semestre, boa parte das avaliações de 2021 estão marcadas para os meses de novembro e dezembro de 2021. Assim, com pouco mais de um ou dois meses para a preparação é hora de otimizar e organizar (um pouco mais!) os seus estudos para garantir a aprovação.

Este artigo também é para você que ainda não está formalmente inscrito em alguma seleção para um programa de Residência Profissional, mas está iniciando os estudos para uma oportunidade no futuro próximo!

Acompanhe a leitura para descobrir como encontrar e resolver questões comentadas gratuitas sobre Residências em Saúde no Gran Cursos Questões e dicas adicionais para garantir uma boa pontuação também nas provas discursivas.

Residência Multiprofissional: afinal, o que é e como funciona?

De modo geral, a Residência consiste em uma pós-graduação lato-sensu com particularidades. A primeira delas é a regulamentação, realizada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS ao invés do Ministério de Educação (MEC).

Além disso, podemos citar outras particularidades em programas de Residência Multiprofissional, que são:

  • Carga horária de 5.760 horas;
  • Regime de dedicação total;
  • Cessão de bolsas estudantis em torno de R$ 4,1 reais mensais (por meio da portaria interministerial n.º 9 em 15 de outubro de 2021).
  • Foco em atividades práticas com a atuação em clínicas e hospital ; o objetivo é promover a educação em serviço.

Para o ingresso em programas de Residência Multiprofissional, o candidato deverá participar de um processo seletivo que se assemelha muito aos concursos públicos. Neles, é comum que estejam presentes avaliações objetivas, discursivas, análise curricular e até mesmo provas práticas, a depender da especialização.

Residência Médica x Residência profissional

Quando falamos sobre Residência muitas pessoas automaticamente associam o assunto apenas às Residências Médicas, isto é, para os profissionais formados em Medicina. Porém, a partir de 2005, com a promulgação da  Lei 11.129 outros profissionais da área da  saúde também puderam fazer parte destes programas de especialização por meio das Residências Multiprofissionais.

Residência Multiprofissional: como são as questões?

Ainda que as seleções de Residência Multiprofissional se assemelhem aos concursos públicos devido à essência dos seus processos avaliativos, existem algumas diferenças primordiais na formulação de questões, que são:

  • Questões de Residência Multiprofissional são voltadas essencialmente para temas de saúde. Isso que dizer que é muito raro ter de estudar e ser cobrado em questões de língua portuguesa, informática ou outros conhecimentos básicos previstos em certames;
  • Devido à especificidade, as questões de Residência Multiprofissional costumam ser mais complexas e aprofundadas do que aquelas cobradas em concursos públicos.

Residência Multiprofissional: por que estudar por questões comentadas?

As questões comentadas são recursos de estudo essenciais especialmente para quem estuda por conta própria. Afinal, dessa maneira, você pode saber não apenas se errou ou acertou o item, mas qual é a justificativa.

As questões comentadas também podem auxiliar na criação dos seus materiais de revisão já que elas naturalmente são pequenos resumos de pontos mais importantes da matéria.

No Gran Cursos Questões você encontra milhares de itens gratuitos com gabarito comentado para concursos públicos, OAB, CFC e Residência Multiprofissional. Além disso, na plataforma também é possível acessar um rico acervo de provas passadas e simulados inéditos.

Veja abaixo um exemplo de questão comentada para o programa de Residência Multiprofissional do HUB que você encontra na plataforma de questões:

2020. CESPE CEBRASPE – HUB – Hospital Universitário de Brasília – Residência em Terapia Ocupacional – Área: Atenção Oncológica 

Com relação às comissões gestoras, instâncias de pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os entes federativos, julgue os itens a seguir. Considere que as siglas CIB e CIT, sempre que utilizadas, referem-se a Comissão Intergestores Bipartite e Comissão Intergestores Tripartite, respectivamente.

A CIT é o colegiado, no âmbito da União, que define a composição do Conselho Nacional de Saúde.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada 

Gabarito: Errado.

Art. 30. As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo:

I – a CIT, no âmbito da União, vinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais;

II – a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais; e

III – a Comissão Intergestores Regional – CIR, no âmbito regional, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais, devendo observar as diretrizes da CIB.

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

Art. 1°

§ 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

§ 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

*Resposta pela professora Daiana Aparecida Silva da equipe Gran.

Continue resolvendo questões comentadas para Residências Multiprofissionais

Residência Multiprofissional: como encontrar questões, provas e simulados para um programa específico?

O Gran Cursos Questões apresenta um excelente sistema de filtragem que permite a fácil localização e resolução de questões para programas de Residência Multiprofissional específicos. Veja como funciona o processo com o passo a passo abaixo:

  • Acesse a plataforma Gran Cursos Questões;
  • Faça seu cadastro gratuito para poder localizar questões e simulados inéditos na sua busca;
    • Acesse a seção de Questões para acessar itens separados
    • Acesse a seção de Provas para acessar provas passadas e simulados inéditos completos
  • Filtre pelo órgão que organiza a seleção (UFSM, por exemplo);
  • Logo depois, filtre por Carreiras “Saúde—Residências”;
  • Para garantir que as questões sejam comentadas, assinale a opção “Professores” no campo de comentários.
  • Pronto! Agora é só começar a resolver.

Residência Multiprofissional: como se preparar para provas discursivas?

As provas discursivas nem sempre estão presentes em processos seletivo para Residência Multiprofissional, mas quando estão, costumam apresentar um caráter classificatório. Geralmente essas questões envolvem a análise de um caso clínico ou situação-problema em questão.

Se você encontrou a avaliação discursiva no seu edital de seleção para Residência Multiprofissional, siga os passos abaixo para se preparar de maneira otimizada:

  1. Pratique: assim como na avaliação objetiva, questões discursivas também podem (e devem!) ser treinadas antes do dia da prova. Uma boa maneira de fazer isso é por meio da resolução de provas anteriores
  2. Conheça as políticas públicas de saúde: tais como a Lei 8080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), muito provavelmente irão auxiliar na fundamentação dos seus argumentos.
  3. Leia bem o enunciado: tanto na hora de praticar, quanto na prova. Também vale sublinhar termos importantes para não se perder no comando no meio da elaboração do texto.
  4. Sem enrolação: seja objetivo e claro ao expor seus argumentos. Lembre-se: questões discursivas tem um número limitado de linhas que você não poderá ultrapassar.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de outubro4 min. de leitura