Saber Dizer Não. Por: Juliana Gebrim

Avatar


24 de agosto2 min. de leitura

Não: palavra pequenina que pode ser uma pedra no sapato dos concurseiros e fazer um estrago enorme na vida emocional e social, bem como nas respostas às questões de certames públicos.

Todos concordam que, em questões do tipo V ou F, estamos dizendo não para os “pegas”, conteúdos que querem nos confundir, afirmações incertas. Em caso de múltipla escolha, opta-se por dizer não para vários erros na sequência. Nas questões subjetivas, faz-se um raciocínio concatenado de ideias, mediante o qual, ao escrevermos, dizemos não para determinados assuntos.

O não também tem a ver com limite, autoestima e felicidade. Vejo com frequência que, ao se trabalhar tais condições na vida do candidato, isso também se reflete nos estudos e resultados de uma forma eficaz. Sempre me perguntam a característica que as pessoas que são aprovadas em concursos têm em comum. Respondo prontamente: egoísmo. Sabem dizer não.

Quem tem o medo de dizer o não sofre – e muito. Esse medo reflete a incapacidade das pessoas lidarem com a rejeição e com a culpa. Não sabem lidar com um confronto e implodem emocionalmente, como se assim se resolvesse o problema. Outra relação de medo em dizer não tem a ver com a imagem que os outros podem fazer de nós como pessoas egoístas e más, entre outros julgamentos. Tudo fantasia. Muitas vezes o não ajuda na relação com as outras pessoas, pois assim acabamos sendo mais respeitados por elas.

Dizer sempre sim é enlouquecedor. Traz consequências emocionais nefastas, tanto para as relações pessoais do indivíduo, como para o seu mundo interno. As pessoas costumam dizer: “Ju, não vou negar esse compromisso, senão daqui a pouco ninguém me chama mais para nada, vou ficar isolada”. Se há quem não entenda que você está estudando no momento, a fim de atingir um objetivo maior, só é uma questão de tempo para que essa pessoa saia da sua vida. 3, 2, 1…

Uma pessoa que diz sempre sim, quando na verdade queria dizer não, chega um ponto em que o sistema límbico (emocional) e o córtex cerebral (racional) entrarão em colapso. Assim, pode começar a responder com fúria e agressividade, acionando a parte do cérebro mais instintiva.

Não é não. Sim é sim. Diga NÃO para as saídas com os amigos, favores que as pessoas pedem enquanto você está concentrado nos estudos. Diga NÃO para as pessoas que sugam o seu tempo, que abusam da sua boa vontade. NÃO para as baladas, churrascos, encontros que não têm nada de urgente. Urgente agora é o seu futuro. Os seus estudos. Agora, sim, é a hora de dizer SIM!

Juliana Gebrim

Psicóloga clínica e neuropsicóloga conhecida e reconhecida por seu trabalho e palestras em todo o Brasil. Inúmeras especializações. Psicóloga clínica (UNB – Universidade de Brasília). Mestrado (UNB). Trabalho de 2 anos com o gênio Luiz Pasquali (LABPAM-UNB). Neuropsicóloga (IPAF-Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal). Terapeuta com certificado internacional pelo Institute EMDRIA e EMDR Ibero-Americano-Francine Shapiro-(EUA). Terapeuta especialista em Brainspotting com David Grand(CA-EUA). Psicóloga perita(UNB-CEFTRU). Psicóloga especialista em Play of Life com CarlosRaimundo (Austrália). Terapeuta especialista em Barras de Access Conciousness com Jeffrey L. Fannin. Especialista em Thetahealing com Leonardo Codignoli(Brasília). Especialista em PMK(Psicodiagnóstico Miocinético). Experiência de 20 anos em psicoterapia,sendo 10 anos atuando em ambulatório e hospital-dia psiquiátrico(CAAP-VIDA). PRIMEIRA e ÚNICA psicóloga no BRASIL a fazer uma teoria usada em clínica , e patenteada em 5 esferas, sobre EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS. Trabalho com dezenas de resultados e amplamente divulgado em todo o Brasil, pelos pacientes. Palestrante, professora de EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS,em vários cursinhos preparatórios. Palestra já vista por mais de 20 mil pessoas. Programa na plataforma do Gran Cursos Online: Divã do Concurseiro.


 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

 

Avatar


24 de agosto2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concursos não superação Vagas