Seu projeto de APROVAÇÃO – a execução

Conceitos e dicas para você executar com efetividade seu projeto de aprovação

Avatar


11 de agosto2 min. de leitura

Antes de tudo, neste post darei continuidade à apresentação de minha proposta, com conceitos e dicas, para você tratar a sua APROVAÇÃO como um PROJETO e aumentar suas chances de SUCESSO. Como você já vem acompanhando, a abordagem proposta é composta de 7 passos, ilustrados na sequência.

Os processos de Execução

A princípio, de acordo com o PMBOK 6, os processos de execução são realizados para concluir o trabalho definido para o projeto, de modo a satisfazer seus requisitos. O trabalho de execução envolve coordenar recursos, gerenciar o engajamento das partes interessadas, e integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento do projeto.

Nesse sentido, a Figura a seguir, apresenta os processos de execução, e a inter-relação entre as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.

Primeiramente, nosso planejamento do projeto de aprovação foi composto de EAP, Cronograma e Orçamento. Em linhas gerais, você precisa executar o trabalho para cumprir os pacotes de trabalho definidos em sua EAP, dentro dos limites de tempo impostos no cronograma e dos limites financeiros estabelecidos no orçamento.

Desde já, do ponto de vista da técnica de gerência de projetos aplicada ao seu projeto de aprovação, os processos centrais que podem orientar os trabalhos são: 4.1 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto e 4.2 Gerenciar o Conhecimento do Projeto.

Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto

De acordo com o PMBOK 6, Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto é o processo de liderança e realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e implementação das mudanças aprovadas para atingir seus objetivos. O principal benefício é gerenciar o trabalho do projeto e das entregas, aumentando a probabilidade de sucesso do projeto.

Nesse sentido, observe que, entre as ferramentas e técnicas que apoiam a execução deste processo, temos a opinião especializada. E aqui, sem dúvida nenhuma, o expertise da equipe do Gran Cursos Online é um aliado valioso, uma ferramenta poderosa e um facilitador para sua aprovação.

Com nossa assinatura ilimitada, você tem uma ferramenta de cronograma de estudos para você se organizar. Essa ferramenta pode apoiar você a consolidar seu cronograma (https://blog.grancursosonline.com.br/criando-o-cronograma/) e acompanhar sua execução. Igualmente, na assinatura ilimitada, você tem mentorias diárias ao vivo e direcionamento de estudo para você alcançar a aprovação no menor tempo possível! Maiores informações sobre a assinatura ilimitada você encontra aqui: https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada

Além disso, no quesito qualitativo da opinião especializada, caso necessário, você ainda tem o coaching do Gran Cursos Online. Nosso GranXperts é um programa individualizado e focado em te orientar da maneira certa e mais eficaz para que você possa alcançar o seu maior objetivo – quer opinião mais especializada que essa? Maiores informações sobre o GranXperts você encontra aqui: https://www.grancursosonline.com.br/granxperts

Gerenciar o Conhecimento do Projeto

Da mesma forma, e com o intuito de levar você a um “outro patamar”, temos o processo de gerência de conhecimento. Segundo o PMBOK 6, o processo Gerenciar o Conhecimento do Projeto utiliza conhecimentos existentes e cria novos, para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem. Em síntese, os principais benefícios são que o conhecimento prévio é alavancado para produzir ou aprimorar os resultados, e esse conhecimento criado é disponibilizado para apoiar operações e projetos futuros.

Em resumo, o objetivo deste processo aplicado a nossa proposta é o de registrar as lições aprendidas. Isso permite que você continue acertando (o que deu certo) e não erre mais (o que deu errado). Para isso, o registro é fundamental!

Exemplos práticos: das provas realizadas, qual o percentual de acerto em cada disciplina? Esse percentual pode orientar você em planejamentos futuros. Outro exemplo? Quais dias ou horários na semana seu estudo é mais efetivo? Faça um cruzamento entre seu percentual de acerto e seu cronograma de estudo. No futuro, você poderá direcionar as disciplinas mais críticas para seus “melhores horários”.

Por último, nos próximos posts da “saga” da aprovação, vou trazer conteúdo e dicas sobre monitoramento, lições aprendidas e o encerramento com sucesso de seu projeto de aprovação!

Vamos juntos! Um grande abraço!

Avatar


11 de agosto2 min. de leitura