Sugestões de temas de redação para a Caixa

concurso_da_caixa_chegou_a_sua_vez_concurseiro

por: João Dino Santos

Dicas para a prova da Caixa Econômica – Nível Superior

O edital da Caixa diz:

9 DA PROVA DISCURSIVA
9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos e consistirá na resposta a duas questões discursivas, de até 20 linhas cada, que valerão, cada uma, 10,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos dos respectivos cargos constantes do subitem 17.2.1.2 deste edital.

9.7.3 A prova discursiva avaliará o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O(a) candidato(a) deverá produzir os texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

Quando isso ocorre, na maioria das vezes, a banca pega um item do edital e praticamente o transcreve para a prova, mas, como teremos duas questões dissertativas, de 20 linhas cada, é possível que uma tenha caráter mais expositivo conceitual e a outra seja de natureza argumentativa.

A melhor forma de se preparar nesse caso é fazendo resumos sobre os diversos pontos do edital, sem se descuidar da gramática e dos mecanismos de coerência e coesão textual.

A título de exemplificação seguem algumas questões:

ENGENHEIRO – ÁREA 1: AGRONÔMICA
Num texto de 20 linhas responda a seguinte questão: O que são Licenças ambientais e qual a finalidade desse dispositivo?

Num texto de 20 linhas responda a seguinte questão:
Há diferença entre as Áreas de proteção permanente, áreas de proteção ambiental e
Zoneamento ecológico?

ENGENHEIRO – ÁREA 2: CIVIL
Num texto de 20 linhas responda a seguinte questão:

Cada edificação tem peculiaridades e características próprias. Pensando nisso, discorra sobre as principais diferenças entre um edifício com a finalidade administrativa e outro com a finalidade educacional.

ENGENHEIRO – ÁREA 4: MECÂNICA

De forma sucinta, num texto de 20 linhas, descreva as principais características do seguinte:

Ciclos de ar típicos, descrição do ciclo, ventiladores, dutos de insuflação, grelhas de insuflação, espaço condicionado, grelhas de retorno, filtros, serpentinas de resfriamento e aquecimento.

MÉDICO DO TRABALHO

De forma sucinta, num texto de 20 linhas, descreve as principais características do seguinte: Ergonomia e melhoria das condições de trabalho: conceitos e princípios da ergonomia;

Caixa – Nível Médio

O edital para nível médio segue caminho parecido com o de nível superior ao dizer:

A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relativos aos conhecimentos específicos constantes do subitem 16.2.3 deste edital, para todos os polos (exceto para os polos de Tecnologia da Informação – TI) e do subitem 16.2.4 deste edital, para os polos de Tecnologia da Informação – TI.

Temas

O cheque é um meio de pagamento que tem perdido espaço no mercado, em razão das inúmeras outras possibilidades, tais como o cartão de débito e crédito, bem como a transferência bancária.

Num texto de 30 linhas, discorra sobre as principais características do cheque, a saber: requisitos essenciais do cheque , circulação, endosso, cruzamento e compensação.

Muitas pessoas no Brasil não têm conta corrente e pagam a maioria das transações em dinheiro; outras tantas só dispõem de conta poupança.

Num texto de 30 linhas, discorra sobre os principais requisitos para a abertura e movimentação de contas: documentos básicos, tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica










Guilherme Teixeira
Guilherme Teixeira
9 Comentários

9 Comentários

  1. Avatar

    Larissa

    26/03/2014 00:59em00:59

    estão desatualizados! a redação para nível médio é relacionada a atualidades, basta ver a retificação do edital!

    • Avatar

      Naianny

      26/03/2014 12:41em12:41

      Larissa,
      Sabe em qual edital de retificação está a mudança do assunto da redação?

      At,
      Naianny

    • Avatar

      Willian Shimitti

      26/03/2014 15:39em15:39

      Boa tarde!
      Prezada Larissa, sua informação é equivocada. O edital foi retificado, mas a parte que trata do objeto de avaliação da prova discursiva (redação) permanece inalterado.
      Será cobrado sim a parte de conhecimentos específicos na mesma. A retificação não alterou tal texto,bem como não inseriu a parte de atualidade na cobrança da prova.

      Estamos à disposição.

  2. Avatar

    amanda costa

    26/03/2014 20:23em20:23

    è que conforme na retificaçõ, não consta mais na tabela, ao lado da prova discursiva, conhecimento específicos, está em branco.

    • Avatar

      amanda costa

      26/03/2014 20:26em20:26

      está retificado tbm o item 7.1.

    • Avatar

      Willian Shimitti

      27/03/2014 09:49em09:49

      Ressalto que o objeto de avaliação da prova discursiva permanece inalterado,sendo cobrada na mesma a parte de conhecimentos específicos(atendimento e conhecimentos bancários.

      Estamos à disposição.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo