Taxas-extra ou taxas-extras? Por: Elias Santana

Avatar


15 de março1 min. de leitura

Querido(a) leitor(a), quem nunca, ao longo de uma conversa, travou em razão da formação de plural de um substantivo composto? Para dificultar mais ainda, às vezes, a possibilidade de plural parece, aos ouvidos, esdrúxula. Faça um exercício em sua mente: pense no plural de ar-condicionado. Eu tenho certeza de que o resultado produzido em sua cabeça é bastante estranho – e é por isso que temos tantas dúvidas! Vamos acabar com elas?

Se o substantivo composto for formado por duas palavras variáveis (substantivos, adjetivos, numerais), ambas vão ao plural.

Ex.: couve-flor/couves-flores; sexta-feira/sextas-feiras; amor-perfeito/amores-perfeitos; ar-condicionado/ares-condicionados.

Antes de continuar, preciso fazer uma consideração em relação às palavras acima. Note que:

– A primeira palavra possui um significado;

– A segunda palavra possui outro significado;

– As duas juntas formam um terceiro significado, bem diferente dos dois primeiros.

Serei ainda mais claro e popular: couve é uma coisa; flor é outra coisa. Couve-flor é algo totalmente diferente de couve e de flor.

Isso não acontece, por exemplo, com palavras como taxa-extra, banana-maçã e erva-mate. Em outras palavras, uma taxa-extra não deixa de ser uma taxa; uma banana-maçã não deixa de ser uma banana; uma erva-mate não deixa de ser uma erva. Isso significa que a segunda palavra apenas delimita o significado da primeira. Nesses casos, há duas possibilidades de plural: os dois podem ir ao plural ou apenas o primeiro!

Ex.: taxa-extra/taxas-extras/taxas-extra; banana-maçã/bananas-maçãs/bananas-maçã; erva-mate/ervas-mates/ervas-mate.

Viu como não é difícil? A análise é simples, basta ter um pouco de atenção. Todavia, ainda não acabamos! Na semana que vem, falaremos um pouco mais acerca desse assunto! Não perca!


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


15 de março1 min. de leitura