SEDS MG: Teste rápido. Saiba o que cai na prova!

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06 de março5 min. de leitura

 

1. Acerca dos diversos enfoques dados pela sociedade e pelo Estado brasileiro aos direitos das crianças e dos adolescentes ao longo do tempo, assinale a opção correta.

a) A manutenção e o fortalecimento dos internatos como espaços educativos foram essenciais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

b) A garantia do direito de crianças e adolescentes ao lazer passou, recentemente, a ser de responsabilidade exclusiva da família.

c) O enfoque repressivo e discriminatório, ainda que não tenha sido inteiramente superado, foi substituído pelo enfoque emancipatório.

d) O Estado brasileiro sempre foi o protagonista no atendimento às necessidades da população e, em especial, das crianças e adolescentes.

2. Os direitos humanos
I são aqueles comuns a todos, sem distinção.
II dizem respeito à pessoa humana na sua universalidade.
III são históricos, naturais e universais.
IV são indivisíveis e irreversíveis.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4.

3. Um jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível.
Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível

a) porque as pessoas que passam por ele não o conhecem.

b) quando lhe é imputado um estigma que dissolve a sua identidade e a anula.

c) quando procura ocultar sua condição de pobreza.

d) por ser potencialmente perigoso e constituir uma ameaça para a sociedade.

4. É recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

a) As atividades lúdicas devem ser evitadas em detrimento das atividades escolares, de modo a melhor aproveitar o tempo e a energia dos internos.

b) É dispensável, no uso dos instrumentos pedagógicos, a intervenção do agente para que sejam preservados a espontaneidade e o ativismo.

c) Na aplicação das sanções disciplinares, é fundamental que o adolescente saiba a razão pela qual está sendo punido.

d) Na organização da vida cotidiana da unidade de atendimento, o agente de segurança socioeducativo deve submeter aos adolescentes a definição das normas e regras, devendo prevalecer sempre a tomada de decisão coletiva.

5. Pesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta.

a) A juventude deve ser entendida como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, influenciado pelo meio social, e que não se reduz a uma passagem.

b) A juventude consiste na passagem para a vida adulta, configurando-se, assim, um período de formação no qual não se deve cobrar grandes responsabilidades do jovem.

c) A juventude reduz-se ao tempo de liberdade, de prazer e de expressão de comportamento exótico; deve-se evitar, portanto, aplicações de sanções nesse período.

d) A juventude deve ser compreendida como um momento de crise, uma fase difícil, dominada por conflitos com a autoestima e(ou) a personalidade e, por isso, deve-se incentivar o distanciamento da família.

6. Pensar os jovens no Brasil implica levar em conta as disparidades socioculturais existentes no país e os diferentes contextos nos quais esses jovens se constroem como sujeitos. Com relação às estratégias e políticas públicas voltadas para esse segmento, assinale a opção correta.

a) É consenso, na literatura, que a inclusão de jovens no mercado de trabalho não tem apresentado o êxito esperado, tendo em vista a baixa escolaridade e a ausência de qualificação desses jovens.

b) As políticas para os jovens, em geral, são construídas sob a ótica dos problemas definidos pelo mundo adulto, e não sob a ótica dos direitos da juventude.

c) Grande parte dos projetos sociais voltados para os jovens destacam-se pela perspectiva universal e preventiva.

d) O processo constituinte de 1988 resultou em um novo ordenamento jurídico que delegou ao Estado a gestão das políticas públicas.

7. Caso um adolescente de 17 anos de idade seja pego em flagrante, por prática de homicídio, nessa situação, segundo o procedimento recomendado pela legislação em vigor,

a) o adolescente deve ser apresentado à delegacia de polícia mais próxima da ocorrência mencionada, onde deverá permanecer o tempo necessário para apuração do referido fato.

b) deve ser realizado o atendimento inicial, para posterior aplicação de medida socioeducativa.

c) durante o período de internação provisória, o adolescente deve permanecer recluso, sem contato direto com seus pais e demais familiares.

d) o adolescente deve ser encaminhado para internação provisória por noventa dias.

8. Com relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta.

a) A municipalização das medidas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade é menos urgente tendo em vista o trabalho já realizado pelas entidades sociais.

b) A co-responsabilidade implica conjugar esforços para garantir o comprometimento da sociedade, sensibilizando, mobilizando e conscientizando a população para a necessidade de desenvolver práticas assistencialistas a fim de garantir a sobrevivência desse segmento populacional.

c) As medidas socioeducativas, assim como o atendimento inicial ao adolescente, devem ser executadas no âmbito geográfico do município, de modo a fortalecer o contato e o protagonismo da comunidade e da família dos adolescentes atendidos.

d) A responsabilidade do financiamento do atendimento às medidas socioeducativas é de competência prioritária da União.

9. Acerca dos princípios destacados no SINASE, assinale a opção correta.

a) A medida socioeducativa de privação de liberdade deve ser aplicada pelo maior tempo possível, até que o adolescente esteja completamente recuperado, mediante comprovação médica.

b) A percepção do adolescente como pessoa em situação peculiar de desenvolvimento, sujeito de direitos, vem sendo priorizada desde o Código de Menores.

c) O ECA dispõe de normas que responsabilizam o agente e a administração, em caso de posturas autoritárias e contrárias à lei.

d) De acordo com o SINASE, na aplicação da medida ao adolescente em situações de elevado risco é possível utilizar a interpretação equivalente ao tratamento dispensado à pessoa adulta.

10. As normativas que fundamentam a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente autor de ato infracional incluem

I a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

II as regras mínimas das Nações Unidas para Administração da Justiça Juvenil.

III as regras mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade.

IV as regras mínimas da Tradição, Família e Propriedade (TFP).

A quantidade de itens de certos é igual a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

 

Informação

Saiba o que vai cair na prova do concurso SEDS- Secretaria do Estado de Defesa Social MG 2014 com o Gran Cursos.

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Lembrando que as inscrições vão até 10/03/2014 pelo site www.ibfc.org.br, com salário de R$2.655,00 e 3535 vagas para diversas cidades de Minas Gerais.Clique aqui para ver o edital.

A prova possui disciplinas básicas, como português, raciocínio lógico e conhecimentos gerais.

As etapas de avaliação serão:

– Prova objetiva de múltipla escolha e redação;
– Prova de condicionamento físico por testes específicos;
– Exames psicológicos;
– Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
– Exames médicos;
– Curso de formação técnico-profissional.

Foque seus estudos na constituição brasileira, pois muitos dos tópicos do edital da seds-mg 2014 são voltados a ele. Algumas leis estaduais e federais também constam no certame, então esteja afiado, pois a área de conhecimentos gerais traz 30 questões de peso 2, sendo a segunda mais importante da prova.

Treine bastante seu escrita para tirar de letra a redação, matéria que equivale a metade da pontuação da prova seds-mg. Vale pegar temas antigos e ficar atualizado com as principais notícias da área.

Já na parte de português, não há erro: ortografia, acentuação e pontuação, além do pronome, são itens indispensáveis, caso você queira garantir pontos extras.

Na matéria de raciocínio lógico do concurso Seds-mg 2014, você deve rever atentamente a problemas que envolvam frações, conjuntos, porcentagens. O raciocínio lógico-matemático contendo preposições, conectivos e implicações lógicas são itens igualmente fundamentais.  :)

 

GABARITO:

1.C

2.D

3.B

4.C

5.A

6. B

7.B

8.C

9.C

10.C

 

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Concursos abertos em Minas Gerais


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