TPS 2017: chegou a hora! O que fazer?

Por
2 min. de leitura

TPS 2017: chegou a hora! O que fazer?Domingo que vem, dia 13 de agosto, será realizada a prova objetiva da Primeira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2017, nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal. O exame, anteriormente chamado e, até hoje, conhecido pela maioria dos candidatos como Teste de Pré-Seleção (TPS), será dividido em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.

Comparado com o TPS de 2016, há algumas novidades quanto ao número de questões de cada disciplina, conforme já analisamos anteriormente , mas não houve alteração significativa na estratégia de preparação para esse formato de prova. O exame continua a ser bastante longo e desgastante e exige muito preparo psicológico e até físico. A concentração é fundamental, muitas vezes até mais importante do que o próprio conhecimento da disciplina.

A esta altura, a menos de uma semana da data da prova, é imprescindível saber manter o controle emocional e não se desesperar na tentativa de aprender tudo o que não se sabe em tempo recorde. Isso é caminho certo para a angústia. Se a solução é abandonar os livros, diminuir ou aumentar o ritmo de estudos, cada um deve saber o que é melhor para se acalmar.

Eu, particularmente, sempre optei por diminuir a intensidade de leituras e concentrar-me em revisões em fontes já estudadas, preferencialmente por mim. Assim, se você tem o costume de preparar resumos, seja escritos ou marcações em textos, creio ser um bom momento para começar a revisá-los. É muito mais fácil passar os olhos por boa parte do conteúdo cobrado no CACD dessa forma.

Outros preferem intensificar a preparação. Se você se sente mais seguro(a) dessa forma, tudo bem, mas acho que há dois riscos nessa estratégia. Primeiramente, aumentar um ritmo de estudos que já costuma ser elevado, tende a provocar estresse, físico e mental. Em segundo lugar, a(o) candidata(o) poderá sentir-se culpada(o) por não ter seguido essa velocidade desde o início de sua preparação.

Ou seja, olhar para trás agora para tentar corrigir o que eventualmente acha que fez de errado para se preparar para o TPS não vai te ajudar em nada. Agora é momento de concentração para evitar erros em questões que você tem conhecimento para responder corretamente. É melhor, portanto, estar calmo(a) para aproveitar o conhecimento que já adquiriu do que buscar novos conhecimentos ou, pior, angustiar-se por perceber que ainda há muito a se aprender. Sempre haverá, não pense nisso.

E na véspera, sábado, dia 12/8, conte conosco para um aulão ao vivo de revisão. Não se esqueça de reler o editar para conferir o que você pode e deve levar para a prova. Calcule, com folga, o tempo necessário para o deslocamento de sua residência até o local de aplicação. Opte por alimentação saudável e vá dormir cedo, pois o descanso é fundamental para melhor concentração e atenção às questões. E lembre-se: só responda os itens que tenha certeza ou que pelo menos ache que tem mais de 50% de acertar. Boa sorte!

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

diplomata-arte

Por
2 min. de leitura