No Brasil, as universidades federais correspondem a uma universidade pública mantida pela União e possuem como objetivo ofertar ensino superior público e gratuito à população, além de realizar também pesquisas e projetos de extensão. É o tipo mais comum de universidade pública brasileira, apresentando-se nacionalmente com pelo menos uma universidade federal em cada estado federado e no Distrito Federal.
Muitas instituições destacam-se nacionalmente pela qualidade da produção do ensino, da pesquisa e da extensão, a exemplo das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficaram, respectivamente, em segunda, terceira e quarta posições no Ranking Universitário Folha, elaborado e promovido pelo site do jornal paulistano Folha de S.Paulo, estando estas três instituições também presentes entre as quatro melhores nos dois anos anteriores de elaboração doranking. Entre 2012 e 2014, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também figuraram no Ranking Universitário Folha entre as dez melhores universidades do país.
Subordinadas ao MEC, as universidades federais promovem concursos públicos para prover seu quadro de pessoal administrativo e de professores. Com garantia de estabilidade, as seleções sempre atraem milhares de candidatos. Além da estabilidade, outro fator que atrai é a oferta de oportunidades para todos os níveis de escolaridade, ou seja, níveis fundamental, médio e superior. No momento, há vagas abertas no Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Ouro Preto (MG), Cariri (CE), Maranhão, além de oportunidades iminentes para diversas outras regiões do país. Saiba mais sobre essas excelentes oportunidades e não fique de fora.
Universidade Federal da Paraíba – Aberto
Concurso: Universidade Federal da Paraíba (Concurso UFPB 2015)