Desde muito cedo, Vitor L. já sabia que gostaria de seguir a carreira pública. De acordo com as suas palavras: “Escolhi pelo sonho de seguir uma carreira que me traria um fim em si mesma. Que fosse interessante, não fosse monótona, e, adicionalmente, que pudesse “iniciar” minha vida.”
Na época, Vitor L. trabalhava como garçom em uma pizzaria e compartilhou que as condições financeiras eram desafiadoras: “Eu estudava em uma cadeira de bar, que peguei emprestado. Não tinha dinheiro pra comprar uma cadeira boa. Houve um período em que não podia comprar caderno e passei a usar o Word”, descreveu.
Essas dificuldades, contudo, não foram o suficiente para impedir Vitor L. de conquistar a sua primeira aprovação em 2022, como supervisor temporário no IBGE. Foi a partir daí que as coisas começaram a mudar.
A aprovação no Concurso IBGE, afinal de contas, era apenas o início da jornada de Vitor L. no mundo dos concursos públicos. E, mesmo depois de assumir a posição, agora com dois empregos, Vitor L. continuou se dedicando para a conquista do cargo de Agente de Polícia na Polícia Civil do Estado da Bahia.
Estudando de 5 a 8 horas líquidas no pós-edital, ele afirma que chegou a resolver cerca de 300 questões por dia (no modelo Certo/Errado)!
“Foi um desafio muito grande manter os dois trabalhos e conseguir um número adequado de horas de estudo. Mas, com perseverança, deu certo!”
De fato, pouco tempo depois, Vitor L. comemorou a sua segunda aprovação de 2022, dessa vez como Agente de Polícia pelo Concurso PC BA!
“Foi como se tivessem tirado uma mochila de 30kg de minhas costas. Muito alívio.”
Como o Gran participou dessa vitória?
Vitor L. citou o Gran como um grande parceiro de estudos, especialmente no que diz respeito às dicas e orientações de professores, na preparação de reta final.
“A maior ajuda do Gran sem dúvidas veio pela revisão de véspera, que, nem tanto pelo conteúdo, mas sim por nos trazer o contexto das provas, de professores que já trilharam caminhos similares, e o ambiente com comunhão de interesses entre pessoas que pensam parecido, visam objetivos parecidos e têm dificuldades parecidas.”
Muito satisfeito com a aprovação, Vitor L. ainda pretende trilhar um longo caminho no mundo dos concursos públicos antes de pensar em aposentar as canetas. Afinal de contas, na época em que cedeu o seu relato, já estava se preparando para o Concurso PM BA.
O grande objetivo final, contudo, é a conquista do cargo de Delegado. Com todo o seu empenho e dedicação, não há dúvidas de que logo, logo Vitor L. comemorará também essa conquista!
Saiba TUDO sobre o Concurso PC BA!
Destaques: |
Garanta você a sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Vitor L. e garanta a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran! Ao estudar com a Assinatura Ilimitada 8.0, você pode conferir:
- 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 35 mil cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Mais de 2 milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!
Dicas e táticas de estudos de Vitor L.
Em sua preparação para concursos públicos, Vitor L. afirma que testou muitas técnicas, além da utilização do material de base e a resolução de questões e simulados. Dentre as técnicas, ele afirma que as que mais funcionaram foram os flashcards, cadernos de erros e mapas mentais.
Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Vitor L. deixou o conselho:
“Continue. Será difícil, provavelmente mais difícil do que você pensa. Nos meus primeiros simulados, lembro da sensação de tristeza ao ver notas baixas, sem perspectiva de melhora, sem entender ao certo o porquê daquilo. Na realidade, precisamos de um certo período de maturação para, de fato, engajar no projeto de concurso. Entre de cabeça, é recompensador. Começo a colher os frutos daqui, desde o IBGE, e percebendo que as oportunidades só aumentarão na polícia.”
Vitor L. finalizou o relato deixando ainda uma mensagem:
“Queria falar ao público jovem, pois tenho apenas 19 anos e percebi que faltou uma certa orientação nesse sentido pra mim. Eu diria que é possível. Creio que, ao ser aprovado nessa idade, o maior peso é conseguir mostrar que dá pra fazer. Eu sou normal. Na verdade, se normal é mediano, provavelmente não sou normal. Pois comecei abaixo do mediano e agora fui aprovado em um concurso em que a maioria tem entre 25-35 anos, gente com nível superior, letrada, com certa bagagem. Então, talvez você ache que não é pra você. Cara, é pra você sim. Qualquer coisa que você verdadeiramente quiser é pra você. Pague o preço. Deus está vendo a sua batalha.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa