Estudar para concurso público: quando começar?

Afinal, qual é o melhor momento para começar a estudar para concurso público? Será que é só depois que o edital é publicado? Entenda tudo sobre o assunto!

Avatar


28 de julho7 min. de leitura

Estudar para concurso público é uma decisão que pode mudar completamente a sua vida! Exatamente por isso, muitas pessoas ficam inseguras sobre qual é o melhor momento para começar: será que é só quando já se tem um edital em mente? É preciso esperar até que você tenha pelo menos 4 horas por dia para começar? Estudar de maneira mais ampla realmente retorna resultados?  E, por fim, como se preparar nos períodos pré e pós-edital?

Criamos este conteúdo para que você possa responder todas essas perguntas! Siga a leitura para descobrir qual é o melhor momento para começar a estudar para concurso público e confira dicas de como otimizar  seus resultados em cada situação!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar cada seção do artigo mais facilmente:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Estudar para concurso público: como definir o melhor momento para começar?

Começar a estudar para concurso público é uma decisão importante que exigirá muita disciplina e dedicação da sua parte. Ainda assim, é sempre importante salientar que o processo parece mais monstruoso do que realmente é! Com o auxílio de boas técnicas e a organização de um plano de estudos que caiba na sua realidade, todo o processo se torna mais simples!

Ainda assim, às vezes precisamos daquela virada de chave para começar uma nova etapa na nossa vida! Veja abaixo algumas situações que podem ajudar você a identificar o melhor momento para começar a estudar para concurso público.

1. Você está insatisfeito com a iniciativa privada

Instabilidade profissional, salários baixos, cargas horárias abusivas e falta de direitos são alguns dos motivos que fazem profissionais decidirem ingressar na carreira pública. O altíssimo nível de desemprego e a acirrada competitividade do mercado de trabalho, que quase nunca é imparcial na hora de escolher profissionais, também contribuem para esse processo.

Se você se sente constantemente frustrado com a sua função na iniciativa privada e gostaria de poder contar com mais estabilidade financeira e melhores condições de trabalho, esse é um forte indicativo de que você deveria começar a estudar para concurso público assim que terminar de ler este conteúdo. Afinal, quanto mais cedo você começa, mais cedo a aprovação vem!

Acredite: vai valer a pena! Além de contar com remunerações maiores, as carreiras públicas podem empregá-lo principalmente por meio do regime estatutário ou por meio da CLT. Ou seja: não vai ser mais preciso trabalhar de maneira informal involuntariamente, sem contar com todas as garantias a que você tem direito! Isso inclui vale-alimentação, auxílio saúde, férias remuneradas e muito mais!

Quando o serviço público contrata por CLT? Saiba mais! 

2. Um concurso do seu interesse está previsto

Enquanto algumas pessoas escolhem estudar de maneira mais ampla, pode ser que você sempre tenha sonhado em exercer determinada função ou trabalhar em um órgão específico. Imagine então que há uma previsão para esse concurso dos sonhos: esse, sem dúvida, é um dos melhores cenários para começar a estudar para concurso público.

De acordo com especialistas no mundo dos concursos públicos, o melhor momento para começar a estudar para um concurso previsto é quando ele é autorizado. 

Afinal, a partir daí, já não existe tanta insegurança se ele vai efetivamente acontecer e a tendência é que tenha seu edital publicado em cerca de seis meses após a divulgação do fato em veículos oficiais de comunicação (Diário Oficial do Município, Estado ou União, por exemplo).

Para que você não seja “pego de surpresa” pela publicação do edital, contudo, uma boa dica é ficar sempre atento às notícias sobre a seleção do seu interesse. No Blog do Gran Cursos Online você encontra informações em primeira mão de todos os concursos públicos realizados no Brasil!

Ao procurar pela sua seleção de interesse você não apenas fica informado sobre as últimas movimentações no processo para a publicação do edital, como também pode conferir dicas de estudos e materiais capazes de auxiliar na sua decisão de começar a estudar para concurso público!

3. Você quer dar um novo rumo para sua carreira

Você sabia que a grande maioria dos brasileiros da iniciativa privada está insatisfeita no trabalho atualmente? Colocando a situação em números, a pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey revelou que, em 2021, essas estatísticas chegavam até 90%! E o maior percentual de justificativas (64,24%), apontou o desejo de exercer uma função diferente da atual para garantir maior satisfação no trabalho.

De fato, na busca por emprego atualmente, muitas pessoas precisam se candidatar para vagas que não têm nada a ver com as suas ambições profissionais ou que gostariam de desempenhar. Isso também é um espelho dos altos níveis de desemprego e da escassez de oportunidades. Daí a justificativa para níveis de insatisfação tão altos.

Ao estudar para concurso público, contudo,  você não apenas escolhe o órgão onde vai trabalhar, como também se prepara e disputa por um cargo específico. Com isso, você aumenta suas chances de ser efetivamente feliz no trabalho, fazendo aquilo que te realiza.

4. Você quer mais segurança para planejar a sua vida

Sair da casa dos pais, comprar um carro, ter filhos, viajar mais: todos esses são objetivos que necessitam de estabilidade financeira para serem realizados de maneira segura. Se você começou a colocar esses planos no papel, mas eles parecem impossíveis com a sua situação econômica no momento, esse também é um forte sinal para que você comece a estudar para concursos públicos.

Além das remunerações mais altas já citadas, os servidores públicos também desfrutam de estabilidade depois dos 3 anos de estágio probatório. Isso quer dizer que a demissão, apesar de não ser impossível, é muito bem menos provável do que as vistas no setor privado de contratação.

Isso quer dizer que você poderá fazer decisões com mais segurança, sem medo de terminar com dívidas maiores do que as que você pode pagar e também sem o medo de ser demitido de uma hora para outra sem causa aparente. Tudo isso influencia diretamente na sua qualidade de vida!

5. Você já está procurando por um emprego faz muito tempo e parece nunca ter os resultados esperados

De acordo com a pesquisa realizada em 2021 pela SPC Brasil e CNDL, o tempo médio atual de espera para conquistar uma nova oportunidade profissional na iniciativa privada é de cerca de 14 meses (1 ano e dois meses). É claro que esse número não é absoluto para todos os casos, mas ainda assim é muito preocupante.

Acrescido a esse prazo, também está o tempo se dedicando a processos seletivos e entrevistas, procedimentos muitas vezes apontados como injustos pelos candidatos avaliados. Afinal, como não há um padrão para esses procedimentos, os critérios podem acabar sendo extremamente subjetivos.

Se você está buscando por emprego na iniciativa privada faz muito tempo e parece nunca conseguir uma contratação efetiva, estudar para concurso público é uma excelente opção. Afinal, no serviço público você realmente pode contar com uma seleção imparcial. Ademais, existem oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Ou seja: desde o ensino fundamental incompleto até ensino superior.

Volte ao topo

Estudar para concurso público: não caia na armadilha do “momento perfeito”

Ao pesquisar sobre como estudar para concurso público na internet ou ler histórias de alunos aprovados, você já pode ter pensado em algum momento: “Mas isso seria impossível para mim. Eu não tenho ou não consigo estudar 7 horas por dia. Vou esperar até conseguir cumprir esses cronogramas.” Cuidado com esse pensamento! Ele pode interferir (e muito!) na conquista dos seus objetivos.

Afinal, não há uma receita definitiva de quantas horas alguém precisa estudar por dia para ser aprovado em concursos públicos. Se você só pode estudar 2h por dia, é melhor do que não estudar nenhuma, não é mesmo?

O progresso, afinal, é feito de maneira gradativa e se acumula com o tempo. Então, o que parece muito pouco para você hoje, pode representar um enorme potencial competitivo em seleções que você prestará no futuro.

Além de tudo isso, infelizmente o “momento perfeito” nunca vai existir. A vida sempre é marcada por coisas boas e, mas também por obstáculos. O mais importante é o bom senso!

Avalie se você realmente não pode estudar para concurso público agora ou se você só está receoso com a possibilidade de precisar mudar muito as suas rotinas: isso também é uma possibilidade! Se você decidir enfrentar o desafio, contar com um plano de estudos que se adeque à sua realidade é essencial para otimizar os seus resultados.

Saiba como montar um plano de estudos que caiba na sua rotina! 

Volte ao topo

Estudar para concurso público: principais dúvidas sobre como começar

Ao longo do conteúdo, você pôde concluir que o melhor momento para começar a estudar para concurso público para quem busca a aprovação é o mais rápido possível! Se você tomou essa decisão, parabéns! Esse é o primeiro passo para a sua mudança definitiva de vida. Abaixo selecionamos as principais dúvidas que podem aparecer nessa etapa inicial.

Confira também um conteúdo completo com todas as dicas de como estudar para concurso público do zero! 

Ainda não escolhi um edital específico: como estudar para concurso público nesse caso?

Se você ainda não se decidiu por um edital específico, o estudo por carreiras pode ser uma excelente maneira de iniciar os estudos para concurso público. Afinal, seleções inseridas na mesma carreira apresentam muitas matérias em comum, possibilitando um amplo aproveitamento de conhecimentos.

Você pode escolher entre as carreiras de Segurança Pública, Educação, Saúde, Tribunais, Bancárias, Jurídicas, Administrativas e muito mais! Para poder fazer isso de maneira informada, contudo, é muito importante conhecer mais sobre cada uma delas!

Conheça mais sobre as Carreiras do serviço público! 

Escolhi um edital específico: devo estudar para concurso público só depois da publicação do edital?

Sempre que possível opte por iniciar a sua preparação antes da publicação do edital. Afinal, o tempo médio entre a disponibilização do documento e a aplicação das provas costuma ser de 3 meses: isso é muito pouco para iniciar uma preparação tranquila do zero, especialmente considerando a quantidade de conteúdos em editais atualmente. Como já mencionamos antes, você pode se “prevenir” ficando atento às notícias sobre a sua seleção de interesse.

Como estudar para concurso público no período pré-edital?

A base dos seus estudos no momento pré-edital será em editais e provas aplicadas para seleções anteriores. A opinião de professores especialistas em concursos públicos também é importante, especialmente se faz muito tempo desde a publicação do último edital: eles poderão avaliar a probabilidade de adição de novos conteúdos com base nos movimentos observados para a carreira ou banca organizadora.

Como você dispõe de mais tempo no período pré-edital, é o momento de dar atenção especialmente aos conhecimentos básicos. Nesse período também é importante se concentrar em produzir o máximo de materiais de revisão para que você possa otimizar o seu tempo no período pós-edital.

Saiba mais sobre como organizar seus estudos no período pré-edital! 

Como estudar para concurso público no período pós-edital?

No período pós-edital o foco está em otimizar seu tempo de preparação ao máximo. Isso quer dizer dar mais atenção aos conteúdos mais relevantes, resolver muitas questões, simulados e apostar na revisão para os assuntos que você já domina. Também é o momento de reavaliar sua rotina e aumentar o tempo de dedicação, sempre que possível.

Saiba mais sobre como organizar seus estudos no período pós-edital! 

Volte ao topo

Estudar para concurso público: obtenha os melhores resultados se preparando com o Gran Cursos Online!

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe como identificar o melhor momento para começar a estudar para concurso público! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


28 de julho7 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque