MIT Under 35: Gabriel Granjeiro é um dos jovens mais inovadores da América Latina

Por
2 min. de leitura

A educação é gratuita e obrigatória no Brasil dos 4 aos 17 anos. No entanto, apenas 4 em cada 10 crianças estão matriculadas na educação primária, segundo informa relatório Alfabetiza Brasil elaborado pelo Ministério da Educação do Brasil. A OCDE mostra algumas deficiências do sistema educacional e destaca que 73% dos brasileiros não atingem o nível desejado em matemática.

A situação é pior nas zonas mais pobres, que mostram índices mais baixos de alfabetização e cujos estudantes não conseguem procurar outras opções para educação. A tecnologia pode ajudar a diminuir essa lacuna. Gabriel Granjeiro (Brasileiro, 32 anos) desenvolveu uma plataforma com a qual busca democratizar a educação.

O Gran busca resolver o problema da desigualdade no acesso à educação de qualidade no Brasil, um desafio que historicamente tem afetado estudantes de áreas rurais e de baixa renda. O contexto no Brasil mostra uma falta de acesso equitativo à educação, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. O Gran atende essa necessidade ao oferecer cursos e recursos educacionais a preços acessíveis ou mesmo gratuitos para beneficiários de programas sociais, mulheres e pessoas com deficiência“, explica o empreendedor.

Se trata de uma plataforma que utiliza tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para proporcionar soluções de estudo personalizadas e efetivas. Além disso, consegue reduzir as barreiras geográficas e econômicas que tradicionalmente limitavam o acesso à educação no país.

Nosso compromisso com a educação inclusiva e acessível para todos tem sido a força motriz do sucesso do Gran“, afirma o graduado em Administração de Empresas e Marketing pela Stern School of Business da Universidade de Nova York (EUA).

Em 12 anos, a plataforma alcançou mais de 785 mil alunos ativos no Brasil. Além disso, o Gran tem sido fundamental na formação de milhares de servidores públicos e advogados. Em termos de impacto social, mais de 400.000 estudantes (61% dos alunos) se beneficiam de assinaturas sociais gratuitas ou a preço reduzido. Na área de ensino superior, a  Gran Faculdade, lançada em 2022, já matriculou mais de 70 mil alunos em cursos digitais de graduação e pós-graduação.

Granjeiro espera que o Gran, que começou ofertando cursos para preparação para concursos públicos e evoluiu para incluir programas de ensino superior, com cursos digitais e pós-graduações, possa continuar ampliando a oferta educacional para continuar consolidando a maior plataforma educacional do Brasil e da América Latina, em número de usuários.

Este empreendedor é também autor de quatro livros sobre educação e desenvolvimento pessoal e profissional, que foram destaques em vendas na Amazon em várias categorias. O valor arrecadado com as vendas dessas publicações foi destinado a entidades filantrópicas, segundo explica.

O Gran foi eleito como uma das companhias mais inovadoras em 2022 e 2023 pelas Fast Company. A plataforma tem aparecido por três anos seguidos na lista da HolonIQ Latin America EdTech como uma das empresas de destaque. Por sua vez, Granjeiro foi uma das personalidades de destaque da Forbes Under 30 Brasil em 2021 e também é um dos 35 jovens mais inovadores com menos de 35 anos eleitos por MIT Technology Review LATAM.

Link para o artigo original (em espanhol): https://www.technologyreview.es/listas/35-innovadores-con-menos-de-35/2024/emprendedores/gabriel-granjeiro-brasil

Por
2 min. de leitura