A importância do controle de peso na rotina do concurseiro

Avatar


04 de agosto3 min. de leitura

A importância do controle de peso na rotina do concurseiroÉ de fundamental importância manter a prática regular de exercícios físicos aliada a uma alimentação saudável. Esses dois fatores previnem doenças (cardiovasculares, hormonais, respiratórias, degenerativas etc.) e diminuem a ansiedade e o estresse, além de – é claro – contribuírem para o bom funcionamento dos órgãos e mecanismos cerebrais e para a melhoria do humor e da autoestima.

A rotina do concurseiro demanda muitas horas de estudo, e isso nos conduz a permanecer bastante tempo sentados. Em razão disso, nosso metabolismo permanece a nível basal pela maior parte do dia.

A importância da atividade física e da alimentação saudável se encaixa exatamente nesse momento, porque (1) a prática de exercícios físicos traz benefícios de modo geral e, (2) ao aliar esses dois pilares da vida saudável (exercício e alimentação), podemos controlar o peso corporal ou manter o processo de emagrecimento. Outro aspecto também muito importante é quanto mais ativo você for, maior será sua atividade metabólica – mais calorias (energia) serão gastas.

Um dos objetivos de alinhar esses dois fatores é manter um peso corporal adequado ao seu corpo, segundo os critérios do Índice de Massa Corporal (IMC), que é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas; e a altura, em metros.

 

Manter um peso adequado, na relação peso-altura, é importante, pois auxiliará principalmente aqueles que irão realizar o Teste de Aptidão Física (TAF). Um dos principais fatores de reprovação nesses testes é o sobrepeso, que acaba dificultado a execução das provas de modo geral.

Além disso, iniciar os treinamentos para o TAF com sobrepeso pode ser muito arriscado, tendo em vista que, por mais que o treinador periodize o treino, sempre haverá risco de algo imprevisível acontecer, como, por exemplo, uma periostite da tíbia (Síndrome do Estresse Tibial Medial, a famosa “canelite”). Ademais, aumentam-se os riscos de lesões.

Perpassando essa questão do TAF, o sobrepeso também pode atrapalhar a própria rotina dos estudos. Em pesquisa orientada pela prof. Dra. Marisa Tomoe Hebihara Fukuda, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foram avaliadas 41 crianças com idade média de 9 anos e 6 meses e com perfis iguais. Elas foram divididas em dois grupos, um com crianças consideradas obesas e outro com as não obesas. Após analisar esses dois grupos, constatou-se que o excesso de peso causava prejuízos em relação à atenção e à capacidade de alternar respostas e ações, conforme as exigências de estímulos. Concluiu-se que essas ações estavam intrinsecamente ligadas ao processo de alfabetização, leitura e aprendizagem.

É importante considerar também que o sobrepeso pode desencadear em doença nas artérias coronárias, pressão alta, AVC ou derrame cerebral, diabetes tipo 2, níveis anormais de gorduras no sangue, síndrome metabólica, câncer, osteoartrite, apneia do sono, entre diversos outros problemas.

Com isso e a fim de evitar o desgosto da reprovação no TAF, bem como potencializar sua rotina de estudo, seguem algumas orientações para controlar o peso:

1) Estabeleça metas e crie hábitos: tratando-se de vida profissional e pessoal, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo: estipule perder peso por semana. Treine duas, três ou mais vezes por semana.

2) Tenha um estilo de vida ativo: realize atividades físicas de que você goste e tente variar para evitar a monotonia. À medida que você for ficando mais treinado, prefira os treinos mais curtos e de alta intensidade aos de longa duração, pois precisamos priorizar nossos estudos.

3) Tenha consciência da importância de uma vida saudável: lembre-se de que uma mente sã e um corpo são poderão trazer melhores resultados em sua vida.

4) Siga uma alimentação saudável: não falo em dieta; mas, sim, em refeições equilibradas (verduras, legumes, gordura, proteína e carboidrato), de modo a criar um hábito alimentar saudável. Criar regras, como dietas, por exemplo, pode frustrar o objetivo alimentar. Caso você passe o dia todo numa biblioteca ou sala de estudo e, ainda, crie regras para se alimentar, o plano alimentar pode não ser seguido provavelmente. Para mais detalhes, converse com nossa nutricionista @fabiananutricionista.

5) Beba bastante água: a falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga.
Portanto, exercícios físicos regulares, combinados com uma alimentação saudável, são a melhor maneira de atingir e manter um peso corporal ideal, contribuindo, significativamente, para a sua saúde física e seu bem-estar.


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro.  Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

 

 


 

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


04 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurseiro saudável gran cursos online