A importância dos hábitos para a aprovação

Avatar


28 de Outubro de 2021

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.” (Aristóteles).

Peço licença ao mestre Aristóteles para alterar um pouquinho a frase acima e trazê-la para a realidade dos concursos públicos na seguinte frase: “Somos o que repetidamente fazemos. A APROVAÇÃO, portanto, não é um feito, mas um hábito.”.

Em outras palavras, a aprovação nada mais é do que o resultado daquilo que repetidamente fazemos com constância, a ponto de se tornar um hábito. Então eu te pergunto: quais hábitos e rotinas de alto desempenho estão te levando à aprovação?

Se você não conseguiu responder à pergunta acima, por favor, leia esse artigo até o fim, pois ele pode te ajudar a identificar o que falta para você se tornar um concursando de alto desempenho. Vem comigo!

Nós somos o resultado super complexo de uma equação que engloba todos os nossos hábitos pessoais, e todos os nossos hábitos são compostos por rotinas, sejam elas conscientes ou não.

Segundo Charles Duhigg, autor do livro O Poder do Hábito, um hábito é composto por três elementos: gatilho, rotina e recompensa. Ele chama esse processo de Loop do Hábito.

Um hábito, seja ele positivo ou negativo, tem início com um gatilho, que desencadeia uma rotina e termina com uma recompensa. Por exemplo, após uma refeição, a boca fica com gosto e cheiro do que comemos. Esse é o gatilho que manda a informação para o cérebro de que precisamos escovar os dentes.

A partir daí, você fará uma série de ações para escovar os dentes (ir ao banheiro, pegar a escova, colocar a pasta, escovar, cuspir, enxaguar, guardar). Essa foi a rotina do hábito de escovar os dentes. A recompensa? Boca e dentes limpos, hálito fresco e a possibilidade de “falar de perto”!

Se você quiser criar um novo hábito positivo (estudos, atividade física, acordar cedo, alimentação saudável), terá de estabelecer uma nova rotina, que, quando solidificada (automatizada), se tornará a estrutura de sustentação do novo hábito.

Por outro lado, se você quiser mudar um hábito não saudável que tem (por exemplo, algo que atrapalhe os seus estudos), precisará primeiro identificar o gatilho para, então, identificar a rotina (ou rotinas) que sustenta(m) esse hábito ruim, para depois SUBSTITUIR essa rotina por outra.

É um tema muito denso para tratar em um artigo, eu sei, mas precisamos dar atenção a isso se queremos atingir a aprovação em um bom concurso e em tempo razoável. Afinal, ninguém quer ficar a vida inteira estudando para concursos públicos. “O hábito é o melhor dos servos ou o pior dos patrões” (Nathaniel Emmons).

Nosso cérebro é uma máquina muito poderosa. É tão poderosa que, se você não tiver as habilidades treinadas para dominá-lo, ele dominará você. Uma das funções naturais dele é ECONOMIZAR ENERGIA! Ele é especialista nisso. Se você não dominar esse processo de economia de energia, o seu cérebro fará isso de qualquer forma, do jeito que ele puder.

É um processo natural de proteção. O seu cérebro não é seu inimigo. Ele só está agindo instintivamente para te preservar, mas você precisa compreender como isso funciona para estar no comando. Quando não dominamos esse processo natural, o nosso cérebro toma as rédeas e nos obriga a reservar energia.

Isso acontece, por exemplo, quando você não dorme o quanto seu corpo necessita. Em algum momento, o sono virá, pode ter certeza. Pode ser que ele venha, por exemplo, durante a prova da sua vida, como aconteceu comigo no concurso da Câmara dos Deputados. Sim! Foi desesperador! Tive de dormir na mesa para conseguir terminar a prova. Mas o estrago já estava feito. Meses de estudo focado jogados fora.

Isso acontece, também, quando você não tem ROTINA DE ESTUDOS! A ausência de rotina te obriga a tomar centenas de decisões por dia a mais do que o necessário. Quando não se tem rotina, vive-se a vida louca, tomando decisões de improviso a todo momento! Alguns gostam até de contar vantagem por causa disso. Acontece que você, meu amigo, minha amiga, escolheu o caminho dos concursos públicos. A vida louca não é para você – não até você ser aprovado, pelo menos.

A rotina economiza energia. Muita energia! Sem rotina, você desperdiça energia mental a cada hora. Imagine um carro vazando gasolina. Enquanto está dirigindo, você não sente que o vazamento está acontecendo, pois o carro continua funcionando. Mas, em algum momento, o combustível vai acabar, e você ficará pelo meio do caminho.

O seu cérebro funciona da mesma forma. Você acorda reabastecido (isso se você teve um sono reparador). A partir do momento que abre os olhos, você começa a tomar uma série de pequenas decisões: “acordo agora ou durmo mais cinco minutinhos?”. Passam-se cinco minutos. “Durmo mais cinco? Sim, só mais cinco…”. Quando você finalmente levanta da cama, os pensamentos, as preocupações, as tarefas do dia começam a sobrecarregar sua mente.

Você entra no Modo Reativo imediatamente. Reage ao que surge na sua mente, ao que recebe pelo WhatsApp, ao que vê no Instagram, na televisão, na Internet etc.
Você ainda tem de escolher qual roupa vai usar, o que vai comer no café da manhã, se vai estudar em casa ou na biblioteca. Se escolheu biblioteca, qual delas? Chegando lá, vai usar mesa ou baia? Vai sentar perto do ar-condicionado ou longe? “Vixi, só tem um lugar na frente do ar-condicionado! Ok, vamos lá”. “Caramba, esqueci o casaco! Ok, vou sobreviver”. Abre o notebook…

Bom, resumindo… antes do meio-dia, você já está estafado mentalmente! Já queimou o seu cérebro antes mesmo de usá-lo no que realmente precisa: seus estudos. Ou seja, você queimou a largada! Eu ainda poderia acrescentar outras realidades nessa historinha, como ir ao trabalho, arrumar filhos para a escola, cuidar de um idoso, entre outras. Cada concursando tem os seus desafios!

O fato é que, quando você está disputando por uma vaga de concurso público, é necessário desenvolver suas habilidades em diversas áreas, e não apenas aprender o conteúdo e acertar as questões. Essa é a dura realidade! Quanto mais cedo aceitar isso e começar a “jogar o jogo” como um profissional, buscando alta performance, mais rápido será aprovado. Você precisa colocar na sua cabeça que é um atleta de alta performance e que precisa estar no grupo de elite para ser aprovado.

Se você desejar, o Gran Cursos tem uma equipe de Gran Xperts para te auxiliar na elaboração da sua rotina de estudos, adaptada à sua realidade, às suas necessidades. Deixe que nós gastemos energia para definir o que precisa ser estudado e qual é a melhor estratégia de estudo para você. Estamos à disposição!

Grande abraço!

Avatar


28 de Outubro de 2021