Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Entenda!

Vai fazer faculdade mas não sabe como escolher entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? Entenda mais sobre cada modalidade e veja qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura!

Avatar


28 de novembro4 min. de leitura

Escolher uma formação profissional é um grande passo para sua carreira, então, para te ajudar a dar um passo certo, entenda qual a diferença entre bacharelado e licenciatura para se decidir

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é bacharelado?

Bacharelado é uma modalidade de curso superior com duração média de 4 a 6 anos, com formações generalistas em áreas do conhecimento diversas.

Quem faz bacharelado se torna bacharel em determinada área e pode atuar profissionalmente em diversas frentes dentro da sua formação.

Bom, agora que você viu de forma resumida o que é bacharelado, é importante entender o que é licenciatura para poder visualizar melhor a diferença entre licenciatura e bacharelado. Então, vamos lá!

O que é licenciatura?

Licenciatura é o curso superior, com duração média de 4 anos, voltado para a formação de educadores. A formação habilita para a carreira de docência para a educação básica (fundamental, médio) ou o ensino técnico na área de formação da licenciatura.

Por exemplo, a pessoa com licenciatura em História pode lecionar essa disciplina em diferentes séries do ensino fundamental ou médio, além de poder se tornar professora do próprio curso de História, caso se especialize e atenda aos demais requisitos para ser professor universitário.

Pronto, agora você sabe o que é bacharelado e licenciatura e fica mais fácil de entender a diferença entre bacharelado e licenciatura.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Apesar de ambas as formações serem de nível superior, a diferença entre bacharelado e licenciatura está no foco da formação. Enquanto o bacharelado forma profissionais generalistas na área, a licenciatura forma educadores.

Por exemplo, o bacharelado em Pedagogia forma profissionais da educação para atuarem na gestão pedagógica e em ambientes administrativos e não escolares, enquanto profissionais formados na licenciatura em Pedagogia podem dar aula na educação básica, além de serem habilitados para a realização de atividades pedagógicas em outros ambientes além dos escolares.

Bacharelado ou licenciatura: qual o melhor?

Depende! No tópico anterior você viu que a diferença entre bacharelado e licenciatura é o foco da formação profissional. Por isso, para escolher qual o melhor entre bacharelado ou licenciatura é preciso avaliar o que você quer para sua carreira profissional.

Se você quer dar aula, a licenciatura é a melhor opção, mas se você deseja atuar em uma formação voltada para gestão ou áreas de atuação que não incluam a docência, o bacharelado pode ser melhor.

Além disso, você precisa avaliar a área do seu interesse. Nem todo curso tem a opção de licenciatura e bacharelado.

Identifique a área em que quer atuar, veja se há as opções de licenciatura e bacharelado. A partir disso, você pode levar em consideração se pretende fazer a licenciatura para dar aula ou se quer aplicar os conhecimentos de outra forma.

Bacharelado pode dar aula?

Sim, quem tem bacharelado pode dar aula, desde que faça pós-graduação para se especializar em metodologias de ensino/didática ou áreas afins, ou uma segunda graduação em alguma licenciatura.

Nesse caso, vai depender da área de formação, dos requisitos do mercado de trabalho e de habilidades técnicas e comportamentais de cada profissional. Mas, de forma geral, as possibilidades são:

  • Cursar uma licenciatura completa (4 anos) em outra área diferente da sua formação;
  • No caso da mesma área de formação (por exemplo, bacharel em Biologia, querendo fazer licenciatura em Biologia), fazer a formação pedagógica com aproveitamento de disciplinas e complementando a grade curricular da licenciatura em cerca de 1 a 2 anos;
  • Cursar pós- graduação lato ou stricto sensu para seguir docência no ensino superior.

Como fazer bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

Para fazer bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo há duas opções, optar pela dupla diplomação ou seguir as regras para quem quer fazer duas faculdades simultaneamente.

Para quem não pode mesclar os cursos, seja porque a instituição não tem essa opção ou por não querer o bacharelado e licenciatura na mesma área, o caminho é se matricular em duas instituições de ensino superior, sendo que:

  • Não é possível estudar em duas universidades públicas ao mesmo tempo;
  • Não é possível usar mais de um programa do Governo Federal (Sisu e Prouni) junto.

Portanto, você pode cursar a licenciatura e o bacharelado em:

  • Universidade pública + universidade particular sem Prouni;
  • Um curso em cada universidade particular.

Por outro lado, algumas universidades oferecem a possibilidade de dupla diplomação, em que você leva um tempo um pouco maior para concluir sua formação, mas já pode sair com o diploma de licenciatura e bacharelado, por exemplo.

Quem tem licenciatura pode fazer bacharelado?

Sim, quem tem licenciatura pode fazer bacharelado na área de atuação como forma de complementar sua formação com outra ênfase, podendo inclusive fazer o aproveitamento de disciplinas. Ou ainda que tem licenciatura pode fazer bacharelado para fazer uma transição de carreira para outra área.

A Gran Faculdade possui cursos de bacharelado 100% EAD para quem quer desenvolver sua carreira. Confira as opções abaixo:

Quem faz bacharelado pode fazer licenciatura depois?

Sim, da mesma forma que quem tem licenciatura pode fazer bacharelado, o caminho oposto também é válido e quem faz bacharelado pode fazer licenciatura depois.

Basicamente, a Licenciatura traz conhecimentos sobre metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser aplicadas em qualquer área do conhecimento.

A Gran Faculdade possui cursos de licenciatura EAD, conheça clicando nos links abaixo:

Depois de entender bem a diferença entre licenciatura e bacharelado, vale ressaltar que além de bacharelado e licenciatura, outra opção de formação superior é o curso tecnólogo.

O tecnólogo é uma formação voltada para demandas do mercado de trabalho em alta, por isso, têm uma duração mais curta e são mais voltados para a prática profissional.

Na Gran Faculdade você encontra Tecnólogos em:

Agora que você entendeu mais sobre bacharelado, licenciatura e tecnólogo, pode escolher qual o melhor curso de nível superior para sua carreira. Aproveite as vantagens da Gran Faculdade e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma:

  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


28 de novembro4 min. de leitura