Desde o segundo semestre de 2010, a banca FGV é a responsável pela elaboração e aplicação da prova OAB.
De lá pra cá, somando já cerca de 14 anos, não há dúvidas de que a banca FGV já se tornou a referência quando falamos do Exame de Ordem.
Por isso, um importante passo para quem busca a aprovação na prova OAB é conhecer o perfil da Fundação Getúlio Vargas. Ao longo do conteúdo, confira os 5 principais aspectos de cobrança nas questões OAB!
Clique aqui para seguir o canal Gran OAB no WhatsApp!
Destaques: |
Exame OAB 2024: últimas notícias!
No ano de 2024, os examinandos poderão participar do 40°, 41° e 42° Exame de Ordem.
No momento, a situação de cada um deles, é a seguinte:
- 41° Exame de Ordem: resultado final publicado!
- 42° Exame de Ordem: Avaliações de 1ª fase aplicadas no dia 1° de dezembro de 2024! Resultado preliminar e gabarito definitivo em 18 de dezembro. Recursos para erro material até 20/12
- Edital de Repescagem: taxa de inscrição deve ser paga até o dia 9 de janeiro de 2025.
- OAB 2025: datas provisórias para o 43°, 44° e 45° Exame divulgadas!
Acompanhe aqui todas as notícias sobre o Exame de Ordem!
Banca FGV: 5 principais aspectos das questões na prova OAB 1ª fase
A prova OAB é composta por 80 questões, devendo o candidato acertar 40 ou mais para conquistar a aprovação.
Confira abaixo os principais detalhes característicos da banca FGV na formulação das questões OAB da prova de 1ª fase.
1. As questões OAB geralmente são construídas em torno de situações-problema
Um ponto muito característico das questões OAB formuladas pela banca FGV é a apresentação do conteúdo contextualizado por cenários fictícios.
Veja, abaixo um exemplo de questão aplicada no 40° Exame de Ordem:
“3) Monique, advogada regularmente inscrita nos quadros da OAB, é investigada em inquérito policial por supostos crimes praticados por motivo ligado ao exercício da advocacia, tendo sido presa em flagrante, por crime da mesma espécie, em seu escritório, enquanto atendia a uma de suas clientes. Considerando as disposições do Estatuto da Advocacia, é correto afirmar que…”
Apesar de não ser o único modelo de questão OAB aplicado pela FGV, é, sem dúvidas, o mais frequente.
Para resolver uma questão desse tipo, o candidato deve, não apenas conhecer a legislação pertinente, como conseguir aplicá-la e indicar a melhor alternativa entre 4.
Logo, vai além do famoso decoreba: em casos assim, a resolução frequente de questões na preparação para prova OAB é ainda mais importante!
2. As questões da prova OAB são estruturadas no modelo múltipla escolha
Na prova OAB, o candidato deverá selecionar o item de acordo com o comando da questão entre 4 outras alternativas (A,B,C,D).
É comum que as alternativas apresentem pelo menos 3 linhas o que, junto com o enunciado da questão, acaba resultando em questões longas.
Considerando que você vai encarar 80 questões formuladas neste mesmo molde, é importante praticar a leitura e treinar a realização de marcações de termos importantes nos enunciados, para que você não se confunda em uma segunda leitura.
Para garantir que você vai manter o pique até o final da avaliação, também é recomendação dos professores do Gran a realização de simulados com a contabilização do tempo, para treinar diretamente para o dia da prova.
3. Todas as questões na prova OAB de 1ª fase têm o mesmo peso
Em concursos públicos é muito comum que as questões sejam divididas em blocos, com algumas valendo mais do que outras, de acordo com a relevância para o cargo ofertado.
No Exame de Ordem, como todas as disciplinas possuem relevância equivalente, elas possuem o mesmo peso: 1,0 ponto.
Dito isso, existem disciplinas que correspondem a um percentual maior da sua pontuação. Isso porque, apesar de apresentarem o mesmo peso, possuem um quantitativo diferente.
A disciplina mais cobrada, por exemplo, é Ética Profissional com 8 questões. As demais, apresentam 6, 5 e 4, até chegar ao menor número, que são 2 questões.
Esta informação é importante para que você organize o seu plano de estudos. Afinal, é preciso que você gabarite ao menos 40 questões para ser aprovado.
Saiba como organizar o seu plano de estudos para OAB!
4. A banca FGV não aplica penalização por erro na prova OAB
A penalização por erro, muito conhecida por “uma errada anula uma acerta” é um modelo de prova muito aplicado pela banca Cebraspe. Nele, o candidato recebe pontuação positiva quando acerta um item e pontuação negativa quando erra.
Na prova OAB, não há penalização por chute. Isso quer dizer que, se você realizar uma marcação que não esteja de acordo com o gabarito, apenas não recebe o ponto daquela questão.
Com isso, não é recomendado deixar questões em branco na prova do Exame de Ordem de 1ª fase.
5. A jurisprudência cobrada na prova OAB costuma se focar em julgados consolidados
A cobrança da jurisprudência é outra parte importante na prova OAB. Neste quesito, trata-se de uma avaliação com a tendência a cobrar julgamentos já consolidados, isto é reiterados diversas vezes.
O nível de complexidade das questões de jurisprudência também não é tão aprofundado, muitas vezes permitindo que o examinando estude os casos pelos destaques: isto é, a parte de resumo de um julgado.
Banca FGV: exercite os seus conhecimentos gratuitamente!
A melhor maneira de dominar o perfil da banca FGV nas questões OAB é incluir a resolução de questões no seu a dia!
Você sabia que, de acordo com a professora Roberta Queiroz, é recomendado resolver 10 provas anteriores da OAB para realizar uma preparação prática ainda mais completa!
Na plataforma Gran Questões, você encontra exercícios de provas anteriores, simulados e questões inéditas para que você coloque os seus conhecimentos com muito mais facilidade e de maneira GRATUITA!
Além disso, você também poderá conferir questões comentadas, ferramentas para a construção de cadernos de questões e monitoramento de desempenho!
Comece a resolver questões OAB formuladas pela banca FGV!
Prova OAB: seja aprovado estudando com o Gran!
Conquiste a sua aprovação no Exame de Ordem em 2024! Estudando com o Gran, você garante:
- Acesso a materiais direcionados, produzidos por professores e especialistas;
- Preparação específica para cada etapa;
- Simulados Comentados;
- Combo aprovação – Videoaulas com qualidade técnica de gravação. Acesso ao banco de questões comentadas com estatísticas dos exames anteriores;
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa