Banca IBFC: conheça o perfil e acesse questões comentadas!

Saiba detalhes sobre o perfil de cobrança da Banca IBFC e como acessar questões comentadas e gratuitas!

Avatar


19 de dezembro6 min. de leitura

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) tem ganhado cada vez mais destaque como banca organizadora em concursos públicos e processos seletivos. Sob seu currículo, a Banca IBFC possui uma vasta listagem de seleções, tais como: Secretaria do Estado da Educação e Desporto RR (2021),  Concurso Público da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante (2020), Secretaria de Saúde do Distrito Federal/ PS (2019), Tribunal Regional Eleitoral do Pará(2019), Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (2019), Concurso DETRAN DF (2022).

Se você pretende prestar um concurso público organizado pela Banca IBFC, este artigo é para você! Separamos os principais aspectos de estruturação de provas, cobrança por matéria, aplicação em questões de concurso e dicas para ser aprovado.

Navegue pelo índice abaixo para encontrar as seções do conteúdo com mais facilidade:

Banca IBFC: qual é o perfil geral da banca?

A Banca IBFC é classificada em dificuldade média/alta com questões formuladas por um extenso grupo de professores e doutores em diferentes áreas. Também é comum que todo conteúdo previsto no edital seja abordado nas avaliações.

As provas geralmente são formuladas no modelo múltipla escolha e não é comum que seja realizada a penalização por chute; ou seja, descontar uma pontuação por itens errados.

Apesar do elevado nível de profundidade das questões, a Banca IBFC é conhecida por apresentar textos e enunciados diretos e objetivos. Assim, não é comum que apareçam pegadinhas ou questões polêmicas nas provas organizadas por ela. Ainda assim, os candidatos precisam ficar atentos já que é comum que os enunciados alternem entre solicitar a alternativa correta e incorreta.

Outra característica da banca é apostar em questões onde o candidato precisa julgar itens de 1 a 4 itens individuais para selecionar a resposta baseado em quantos são verdadeiros ou falsos. Com isso, apesar dos enunciados da banca IBFC serem mais curtos, o tempo de leitura e de julgamento de alternativas aumenta.

Um ponto em particular da Banca IBFC para provas discursivas está na grande relevância do correto uso do língua portuguesa, que prevalece até mesmo acima do conteúdo da redação. Já em quesito de semelhança de perfil, a Banca IBFC costuma ser comparada com a Fundação Cesgranrio.

Volte ao topo

 

Banca IBFC: quais são as matérias mais cobradas?

De acordo com a ferramenta Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões e com base nos concursos já realizados pela Banca IBFC, as matérias mais cobradas foram:

Banca IBFC: conheça o perfil e acesse questões comentadas!

Banca IBFC: matérias mais cobradas

Logo de cara é possível perceber que a Língua Portuguesa aparece como a matéria mais relevante da análise. De fato, em uma boa preparação para a Banca IBFC é preciso dar atenção especial ao Português e, em especial, para a Interpretação de Textos.

Seguindo a análise de disciplinas básicas mais cobradas (desconsideraremos medicina e Direito Sanitário por serem matérias específicas de certames da área da saúde), podemos citar a relevância para questões de:

  • Raciocínio Lógico
  • Legislação dos Órgãos
  • Informática
  • Legislação Federal
  • Matemática

Utilizando o filtro de Assuntos Frequentes, você ainda pode refinar a pesquisa, descobrindo quais assuntos são mais relevantes dentro de cada uma das matérias.

Como acessar o filtro Assuntos Frequentes?

Para acessar essa funcionalidade do Gran Cursos Questões é necessário estar devidamente cadastrado e logado na plataforma! Você não paga nada para fazer o cadastro e pode realizar a filtragem quantas vezes quiser, não só pra Bancas como também para Certames e Seleções específicas.

Acesse o Filtro Assuntos Frequentes no Gran Cursos Questões

Volte ao topo

 

Banca IBFC: qual o perfil de cobrança por matéria?

Está em dúvidas sobre o que estudar em cada matéria da Banca IBFC? Então acompanhe abaixo o resumo da cobrança específica para cada matéria. Mas lembre-se: sempre consulte o edital do seu concurso de escolha para estruturar seu plano de estudos!

Banca IBFC: Língua Portuguesa

A Interpretação de Texto recebe bastante destaque para as questões estruturadas pela Banca IBFC. Durante as provas é muito comum que sejam cobrados fragmentos de textos literários de escritores brasileiros de renome, especialmente crônicas. Assim, conhecer grandes nomes da literatura brasileira como Cecília Meireles, Nelson Rodrigues e Manuel Bandeira e estar habituado com seus trabalhos, pode ajudar.

Além disso, noções sobre Morfossintaxe do período, análise sintática, pontuação, acentuação, uso da crase e semântica também são comuns nas provas.

Banca IBFC: Raciocínio Lógico

Na matéria de Raciocínio Lógico, a  Lógica Proposicional, Probabilidade e Análise Combinatória são os três assuntos geralmente mais cobrados. A Lei de Morgan e Tabelas Verdade também podem aparecer.

Banca IBFC: Legislação dos Órgãos

Neste segmento aplica-se a legislação específica para o órgão em que está sendo realizada a seleção. O padrão de questões dessa espécie costuma propor situações em que o candidato deverá agir levando em consideração a legislação aplicada do órgão.

Por outro lado, a cobrança direta de termos e lei seca também é comum nas avaliações. Na prática isso quer dizer que muitos itens podem ser resolvidos com facilidade por quem memorizou o texto legal, já que se baseiam na transcrição do texto com a alteração de uma ou duas palavras para confundir o sentido.

Busque resolver muitas questões voltadas para o cargo e órgão que você pretende prestar para ter um diagnóstico mais concreto sobre o perfil de cobrança de legislação do órgão.

Banca IBFC: Informática

A cobrança costuma ser básica, abordando principalmente os softwares de escritório (Microsoft Office), com um destaque para o programa Excel 365. Operações envolvendo tabelas, bem como questionamento sobre fórmulas é muito comum. Matérias como conceitos sobre a Rede de Computadores e Internet também são frequentemente cobradas.

A proposição de situações problema também é comum para questões de informática da Banca IBFC. Por isso, sempre que possível, uma boa recomendação é fazer as questões ao lado do computador para executar as operações descritas ao mesmo tempo e assimilar o conhecimento com mais facilidade.

Por fim, conceitos sobre Segurança da Informação estão sendo cada vez mais cobrados pela banca IBFC, trazendo noções de criptografia, vírus, malwares e proteção nos meios eletrônico com cada vez mais frequência, especialmente para cargos administrativos.

Banca IBFC: legislação e conhecimentos de Direito

Para as matérias de Direito, há um grande enfoque para a cobrança da letra da lei. Licitações e contratos são assuntos muito frequentes na área de Direito Administrativo.

Estudar a lei seca, portanto, é essencial para garantir um bom desempenho nas avaliações, sempre exercitando a capacidade não só de memorização, como aplicação do dispositivo legal.

Banca IBFC: matemática

Em matemática é frequente que sejam cobrados assuntos de aritmética básica (resolução de problemas), frações, porcentagens, geometria analítica e sequências. De modo geral, a Banca IBFC não costuma apresentar um nível de complexidade muito elevado para questões dessa matéria.

Volte ao topo

 

Banca IBFC: como são as questões?

Veja abaixo um exemplo de questões da Banca IBFC comentada e acessível gratuitamente na plataforma Gran Cursos Questões. Esse modelo ilustra um formato muito querido pela instituição e repetido em diversas avaliações:

2021. IBFC – SEAP PR – Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná – Agente Profissional – Sociólogo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990) aborda o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. No que diz respeito a esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na condição de aprendiz, o adolescente poderá trabalhar a partir dos 12 anos.
( ) Ao adolescente aprendiz, respeitada a idade prevista legalmente, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
( ) Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

(A). V, V, V
(B). V, F, F
(C). F, F, V
(D). F, V, F
(E). F, V, V

Resposta comentada 

GABARITO: E
Vamos resolver a questão com base no ECA (Lei 8069/90):

(FALSO). Está em desacordo com: Art. 60, ECA. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
Veja o que diz a CF: Art. 7º, XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos;
(VERDADEIRO) Está de acordo com: Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
(VERDADEIRO) Está de acordo com: Art. 66. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.

*Resposta comentada da professora Letícia Fernandes da equipe Gran!

Continue resolvendo questões comentadas da Banca IBFC 

Volte ao topo

 

Banca IBFC: como dominar a banca?

Veja abaixo as principais estratégias para dominar a Banca IBFC e garantir a aprovação.

Resolva muitas questões

Para dominar a banca IBFC a principal estratégia está na prática. Assim, resolver questões de concurso, provas passadas e simulados são suas principais armas para enfrentar ( e ganhar!) dessa banca organizadora.

Caso opte por estudar por questões comentadas, você pode desfrutar de uma preparação ainda mais completa já que dessa forma, a cada item resolvido, você também poderá contar com uma explicação contextualizada sobre os temas.

No Gran Cursos Questões você encontra todos esses recursos de maneira gratuita: basta fazer o seu cadastro na plataforma! Além disso, você também poderá desfrutar de Questões e simulados Inéditos, formulados pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online.

Faça seu cadastro gratuito no Gran Cursos Questões!

Treine sua escrita

Se a sua seleção de escolha tem uma prova de redação, prepare-se com antecedência. Além de prestar atenção à argumentação do seu texto, tome ainda mais cuidado com as regras gramaticais e ortografia correta ao se preparar para uma avaliação da Banca IBFC.

Quer saber mais detalhes de como fazer uma boa avaliação discursiva? Veja aqui! 

Volte ao topo

Estude com o Gran!

Se o concurso que você pretende prestar é organizado pela banca IBFC, buscar materiais e uma preparação direcionada faz toda a diferença na hora de conquistar a sua aprovação! No Gran Cursos Online você encontra cursos preparatórios voltados não apenas para o edital em questão, como também para a banca organizadora atualmente responsável pelo certame.

Também é possível ficar por dentro do perfil da banca IBFC por meio dos materiais gratuitos disponibilizados pelo Gran. Veja:

Pelo canal do Yotube do Gran você também pode conferir a programação de resolução comentada de questões! Veja abaixo um exemplo de aula de complementação sobre a cobrança de Língua Portuguesa pela Banca IBFC:

 

Banca IBFC: resumo de perfil

  • Nome: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação
  • Dificuldade: média/alta
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: não é conhecida por realizá-las
  • Enunciados: objetivos e curtos
  • Textos: geralmente extraídos da Literatura Brasileira, crônicas
  • Banca semelhante: Fundação Cesgranrio
  • Matéria de destaque: Língua Portuguesa

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


19 de dezembro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões Instituto IBFC