Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos?

Saiba mais sobre as provas discursivas de concursos públicos e Exame de Ordem (Prova OAB ) e como se preparar para cada uma delas.

Avatar


27/04/2021 | 09:00 Atualizado há 225 dias

Se você vai prestar concurso público ou o Exame de Ordem (Prova OAB), com certeza precisará enfrentar uma prova discursiva em breve. Afinal, devido aos níveis cada vez maiores de competitividade, a avaliação discursiva aparece como uma boa ferramenta utilizada pelas bancas organizadoras para selecionar e desempatar candidatos. Além disso, você sabia que esse tipo de avaliação discursiva em concursos públicos pode englobar de 20% a 50% da nota total? Com isso em mente, não dá para não se preparar para a prova discursiva. Você já sabe que esse tipo de avaliação é consideravelmente mais subjetiva do que a prova de múltipla escolha ou certo/errado.  Então, fica a grande pergunta: Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos públicos e OAB? Acompanhe o artigo e descubra!

Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos públicos?

As avaliações discursivas em concursos públicos podem vir essencialmente em dois formatos: redações, questões discursivas/dissertativas e peças prático profissionais . A escolha do formato será feita pela banca organizadora e deverá constar no edital do certame.

Veja abaixo como foram especificadas a provas discursivas para o Concurso MP AP Promotor 

Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos e OAB?

Prova objetiva: edital MP AP Promotor

De modo geral podemos destacar alguns modelos mais utilizados de acordo com tipo de concurso: nível médio, técnico e superior. Veja mais abaixo.

Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos públicos: nível médio e técnico

No caso de concursos de níveis médio e técnico, a prova discursiva costuma ser feita em formato de redação, englobando conhecimentos gerais e atualidades. O objetivo da banca com esse tipo de prova é avaliar a capacidade de expressão do candidato, estruturação de argumentos, compreensão de realidades e questões socioculturais importantes e domínio da língua portuguesa.

Um dos segredos para se sair bem nesse tipo de avaliação é bastante intuitivo, mas ignorado por muitas pessoas: escrever, escrever e escrever! Afinal a redação pode e deve ser melhorada com a prática! Muitas pessoas investem muito no estudo para as provas objetivas e deixam de lado a preparação para a prova discursiva. Isso é um grande erro! Contar apenas com a sorte, especialmente quando o assunto é concursos públicos, é furada!

Outra dica muito importante é buscar resolver provas anteriores da sua banca organizadora e ficar por dentro dos principais critérios de correção. Afinal, cada banca organizadora tem um estilo, preferência e maneiras de estruturar suas provas. Ao conhecer mais sobre o perfil da Instituição responsável pelo seu certame você diminui suas chances de ser pego de surpresa até mesmo em razão de temas gerais.

Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos públicos: nível superior

As provas discursivas para nível superior costumam ser voltadas para o aprofundamento de conhecimentos específicos, comumente relacionados às funções exercidas por cada cargo . Assim, os critérios de correção e pontuação são mais rígidos, considerando não apenas a correta aplicação de normas cultas da língua portuguesa e estruturação dos argumentos, como também a objetividade e aplicação correta de conceitos, teorias e legislações.

No caso de concursos públicos de nível superior, a prova discursiva pode contemplar:

  • Redações ou pareceres;
  • Questões abertas sobre conhecimentos específicos;
  • Estudos de Caso;
  • Peças prático-profissionais.

O  conselho para fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos Públicos do nível superior também está pautada em prática, resolução de provas anteriores da banca e, nesse caso, também no aprofundamento de conhecimentos específicos vitais para o exercício do cargo que você pretende ocupar.

Lembre-se que o tipo de prova discursiva estará especificada no edital e que você poderá personalizar seus estudos de acordo com esse conhecimento. Caso você precise formular uma peça prática-profissional para o cargo de delegado, por exemplo, pesquise mais sobre a estrutura desse tipo de documento e leia peças já redigidas para ir se acostumando com a estruturação.

Como fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos públicos: Redação sob medida com o Gran!

Para te ajudar a praticar e dominar a arte de fazer uma boa avaliação discursiva em Concursos Públicos, o Gran Cursos Online lançou o curso Redação Sob Medida, onde todas as  redações são orientadas para seu edital de escolha e corrigidas por professores especializados.

Assista às aulas teóricas, fique por dentro de dicas exclusivas, envie suas redações e receba uma correção comentada para te ajudar a melhorar pontos estratégicos e garantir uma nota ainda melhor em concursos públicos!

Saiba mais sobre o curso Redação Sob Medida

Como fazer uma boa avaliação discursiva no Exame de Ordem (Prova OAB)?

O Exame de Ordem (Prova OAB) é dividido em duas etapas, com a primeira objetiva e a segunda discursiva. A estrutura da prova discursiva da segunda fase da OAB compreende 4 questões discursivas, valendo 1,25 cada e uma peça processual valendo 5 pontos, que poderá ser realizada com consultas à alguns materiais e na área do Direito escolhido pelo candidato, podendo ser uma das áreas abaixo:

  • Direito Civil;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Tributário, e
  • Direito Administrativo.

A recomendação para se fazer uma boa avaliação discursiva no Exame de Ordem, além da prática, é escolher uma área de Direito que você tenha mais afinidade e exercitar especialmente as atribuições técnicas e estruturais de um uma peça processual. Além disso, a boa seleção de materiais e o estudo por resumos também é essencial para garantir que você chegue no dia da prova sabendo todo o necessário.

Saiba mais sobre a preparação para a 2° etapa da Prova OAB assistindo ao vídeo abaixo com os professores André Coelho e Roberta Queiroz.

Como fazer uma boa avaliação discursiva: não deixe as questões objetivas de lado!

Durante o artigo você conseguiu perceber que o segredo de como fazer uma boa avaliação discursiva tanto em concursos públicos quanto na Prova OAB está na prática. O mesmo também se aplica às provas objetivas! Por isso, enquanto você se prepara para a sua avaliação discursiva, utilize o Gran Cursos Questões para te ajudar a otimizar sua rotina de resolução de questões de concurso! 

Na plataforma você pode organizar cadernos de questões, acessar provas anteriores, consultar assuntos frequentes , acompanhar e mensurar seu desempenho e conferir gabaritos comentados de milhares de questões de forma completamente gratuita!

Faça seu cadastro gratuito no Gran Cursos Questões! 

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *