Concurso CACD 2016: Divulgados os locais de prova. Confira!

Avatar


19 de julho2 min. de leitura

meteoro itamaratyAtenção candidatos(as) que irão participar do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (Concurso Diplomata 2016).  O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) acaba de divulgar os locais de prova. Confira aqui.

O certame que visa o provimento de 30 vagas terá sua primeira etapa no dia 31 de julho de 2016, em todas as capitais do país.

Os candidatos passarão por avaliação em três etapas. Na primeira, os concorrentes passarão por prova objetiva, composta por 73 questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. O exame ocorrerá em todas as capitais. Na segunda fase, haverá uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para 17 de setembro.

Já na terceira e última fase, serão seis avaliações, sendo cinco delas discursivas sobre História do Brasil (18 de setembro); Geografia e Política Internacional (24 de setembro);  Língua Inglesa (18 de setembro); Noções de Economia (24 de setembro); Noções de Direito e Direito Internacional Público (25 de setembro); O sexto exame é objetivo sobre Espanhol e Francês (25 de setembro). Os selecionados farão ainda um curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília. O regime de contratação é o estatutário (estabilidade).

Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – O CACD é o processo seletivo para ingresso na carreira de diplomata. Desde 1996, vem sendo realizado com a regularidade de pelo menos uma vez por ano, e já conta 20 edições. Sucede o exame vestibular para admissão no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD), o qual vigorou até 1995. Desde a edição de 2002, o CACD é realizado com a colaboração do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). A abrangência do CACD é nacional, todas as fases são aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.

O Instituto tradicionalmente põe à disposição do candidato, no período que antecede a realização das provas, o Guia de Estudos, com o registro das questões propostas no exame anterior acompanhadas de respostas que mereceram avaliação positiva por parte das respectivas bancas examinadoras. O objetivo é orientar e auxiliar o candidato em sua preparação para o concurso, o qual exige, em todas as fases, leitura e análise críticas, capacidade de síntese e de organização de ideias e, sobretudo, maturidade intelectual, atributos inerentes ao fazer diplomático e que deverão estar presentes durante toda a trajetória profissional do diplomata.

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)ConcursoConcurso Diplomata  do MRE 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Cespe/UnB
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Diplomata
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 30
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 15 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 8 de junho a 20 de junho de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Taxa de inscrição: R$ 225,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Prova objetiva: 31 de julho de 2016

edital

Gostou desta oportunidade? Prepare-se com os novos cursos do Gran Cursos Online para o CACD 2016, com uma equipe de diplomatas e especialistas em concursos da área.
matricule-se 3

Avatar


19 de julho2 min. de leitura