CNU: URGENTE! Ministra anuncia terceira edição

Ministra Esther Dweck explica déficit de servidores, fala sobre possível CNU 3 e detalha o planejamento do governo para recompor a força de trabalho federal.

Por
Atualizado em
Publicado em
2 min. de leitura

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo estuda a realização de um CNU 3, que pode trazer mais vagas tanto para órgãos que já participaram das edições anteriores do Concurso Nacional Unificado quanto para outros que ainda enfrentam déficit de pessoal.

Segundo a ministra, a percepção de que alguns órgãos não estão aderindo ao Concurso Nacional Unificado está relacionada ao fato de que muitos deles já participaram dos dois concursos realizados, mas a quantidade de vagas ofertadas ainda não foi suficiente para suprir as necessidades. Ela destacou que, no terceiro mandato do presidente Lula, ficou evidente a grande carência de servidores públicos em diversos órgãos federais.

De acordo com os dados apresentados, houve a saída de mais de 160 mil servidores em 2015. Embora tenham ocorrido novas contratações, elas se concentraram em áreas específicas, o que resultou em uma perda líquida de mais de 70 mil servidores. Além disso, as reposições não aconteceram nos mesmos setores em que ocorreram as saídas, o que ampliou o déficit de pessoal.

Órgãos como o IBGE, o Ministério da Saúde e o Ministério da Cultura foram citados como exemplos de instituições que ainda precisam de reforço no quadro de servidores. Mesmo com a autorização de concursos, a ministra reconheceu que as vagas abertas até agora não atendem completamente à demanda existente.

Ela também lembrou que o governo precisa equilibrar a recomposição do quadro funcional entre diferentes órgãos. No primeiro CNU participaram 21 órgãos, enquanto a segunda edição contou com 32. Além disso, há carreiras transversais, cujos servidores atuam em diversos ministérios, o que contribui para a recomposição gradual da força de trabalho.

Por fim, Esther Dweck explicou que o ministério vem realizando um trabalho de dimensionamento da força de trabalho, com análises individuais de cada órgão. Esse estudo avalia as atividades desempenhadas, os setores com maior falta de pessoal e as necessidades futuras, considerando também os impactos da transformação digital. A partir desse levantamento, as autorizações de vagas são feitas de forma planejada e compatível com as limitações orçamentárias.

As informações foram divulgadas durante a transmissão do programa Bom Dia, Ministra, realizada nesta terça-feira (16/12).

CNU em 2026? 

Acompanhe os comentários dos mestres do Gran:

CNU 2025 em andamento

A etapa discursiva do CNU 2025 foi realizada em 7 de dezembro, com aplicação das provas em centenas de locais distribuídos por diversas cidades do país. Ao todo, mais de 42 mil candidatos foram convocados para essa fase, com predominância de mulheres entre os participantes.

Cerca de 20% dos convocados não compareceram à prova. Os cadernos da prova discursiva já estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora, a FGV. O resultado preliminar está previsto para 23 de janeiro de 2026, com prazo para recursos nos dias 26 e 27, e divulgação do resultado final em fevereiro de 2026.

Veja aqui todas as informações sobre o Concurso Nacional Unificado

Garanta sua estabilidade financeira que só um concurso público garante, com o maior desconto do ano + bônus secreto! É pensando nisso que o Gran está preparando a Reinvenção 2026 com 5 novidades imperdíveis e um Panorama das melhores oportunidades para o próximo ano! Comece o ano bem informado com o Gran. Cadastre-se gratuitamente abaixo e participe!

  • EDITAL CNU 2025 disponível aqui
  • Situação atual: edital publicado
  • Banca organizadora: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio, técnico e superior
  • Carreiras: administrativa, educação, contabilidade, saúde e tecnologia da informação
  • Lotação: nacional
  • Vagas: 3.652
  • Remuneração: iniciais de até R$ 18,7 mil
  • Inscrições: de 2 de julho até 20 de julho de 2025
  • Taxa de inscrição: R$ 70,00
  • Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento