Como estudar antes da publicação do edital?

Avatar


21 de setembro3 min. de leitura

como-estudar-antes-2

“Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.” (Eclesiastes 11.4)

Olá, querido leitor.

Um dos grandes desafios no estudo para concursos públicos é a preparação antes da publicação do edital. Digo isso porque, quando nós temos um edital já publicado, tudo é mais fácil, pois sabemos exatamente o que precisamos estudar.

Mas será que também é possível fazer uma preparação adequada e competitiva antes da publicação do edital? Como estudar de maneira eficaz antes de o edital ser publicado? É sobre isso que vamos tratar neste texto. Vamos lá?

Na jornada diária dos concursandos, a palavra preparação é uma constante. E o que significa se preparar?

Segundo o dicionário Aurélio, preparar-se significa “dispor com antecedência; aprontar, arranjar, prevenir; planejar com antecedência; premeditar.

Percebeu o porquê da palavra preparação ser tão utilizada no mundo dos concursos?

Note! Aquele que, realmente, pretende alcançar um “lugar ao sol” necessita, com a devida antecedência, planejar toda a sua jornada. Trata-se de uma verdadeira premeditação do que será realizado, para que se possa alcançar o alvo pretendido.

O concursando, nessa preparação, precisa desenvolver um treinamento intenso e adequado, que o capacite a desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar o nível de exigências que ele encontrará no dia de sua prova. Isso é fundamental àqueles que desejam alcançar, no menor espaço de tempo possível, a aprovação.

“Aquele que, realmente, pretende alcançar um “lugar ao sol” necessita, com a devida antecedência, planejar toda a sua jornada.”

Embora muitos já saibam dessa importância, tenho percebido que são pouquíssimos os que se preparam da maneira adequada, pois ainda há um grande contingente de concursandos que somente iniciam, de verdade, os estudos após o lançamento do edital.

Isso é extremamente prejudicial. Digo isso porque, normalmente, a cada edital lançado, percebe-se que, em regra, há acréscimos de novas matérias. Entretanto, na maioria das vezes, mesmo com esse acréscimo, não há um aumento do prazo entre a publicação do edital e a realização da prova, na mesma proporção. Ou seja, na verdade, os editais estão cada dia maiores, e o prazo para o treinamento, com isso, menor.

“…você não precisa esperar a publicação do edital para poder iniciar seus estudos.”

– “ Mas professor, o edital ainda não saiu! Como estudar?”

Amigo, como ponto de partida, você pode colher informações do último edital. No geral, 60 a 70% dos conteúdos dos editais se repetem. (com exceções pontuais). Pegue o último edital e inicie os estudos pelas matérias básicas, pois essas, geralmente, não sofrem alterações significativas de um edital para outro.

Por exemplo, talvez você que está lendo esse texto tenha interesse pelas carreiras legislativas. (quem não tem, né? rsrs) O edital da Câmara Legislativa do DF está na iminência de ser publicado. Mas você não precisa esperar a publicação para iniciar seus estudos. Faça o que eu disse: pegue o último edital como ponto de partida!

– “Mas professor, o último edital é de 2005”!

Não há problema! Nesse caso, você deve iniciar sua preparação pelas matérias básicas, as quais, normalmente, estão presentes nos editais: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Lei Orgânica do DF, Regimento Interno da CLDF, Estatuto dos servidores civis do DF.

– “Professor, essas aí eu já fechei. O que faço agora?”

Nesse caso, você pode analisar outros editais para cargos assemelhados e verificar quais são as outras matérias que vêm sendo exigidas. É recomendável que você verifique os outros editais da mesma banca para cargos semelhantes. Em não havendo, consulte de outras bancas.

Conforme ressaltei, o importante é iniciar pelas matérias básicas. Aquelas que sempre estão presentes. Perceba! Adotando esse tipo atitude proativa, quando sair o edital, você estará bem à frente de seus concorrentes. Essa medida simples (mas extremamente fundamental) poderá reduzir, significativamente, o tempo que você levará para realizar seu sonho.

Atribui-se a Anthony Robbins a frase “o encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte”.

Prepare-se! Tenha disciplina! Persevere! Acredite!

Com certeza, agindo assim, a “sorte” virá ao seu encontro.

Sucesso!

______________________________________________________________________________________

Wellington AntunesWellington Antunes é professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”.

___________________________________________________________________________________

Estudando para concursos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

20-dias-garantiaDepoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


21 de setembro3 min. de leitura